Assessoria de Imprensa

Para que serve a assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é a ponte de comunicação entre as empresas, jornalistas e influenciadores digitais.

É a assessoria de imprensa que realiza todo o relacionamento dos empresários com os veículos de comunicação, blogs e perfis de redes sociais de formadores de opinião.

O principal objetivo do trabalho de assessoria de imprensa é criar e divulgar a imagem de sua empresa nos espaços relevantes, além de mantê-la sempre protegida e atualizada. Com a assessoria de imprensa as empresas conquistam rapidamente a tão desejada autoridade digital, afinal são conquistados espaços (matérias, reportagens, entrevistas) em canais de comunicação relevantes, que reforçam o diferencial e a importância das empresas e empresários diante de seus possíveis clientes.

Como deve ser feita a assessoria de imprensa?

O trabalho da equipe de assessoria de imprensa deve ser realizado com estratégia e planejamento, pois seu foco está em conquistar mídia espontânea, ou seja, oportunidades de sua empresa aparecer nos veículos de comunicação, sites e redes sociais relevantes no seu segmento de forma gratuita. 

Para isso, o trabalho da equipe de assessoria de imprensa consiste em levantar informações de sua empresa que sejam relevantes aos jornalistas e influenciadores foco, além de produzir materiais para divulgar essas informações, enviar os dados para este público com o qual a equipe de assessoria de imprensa mantém relacionamento constante e, por fim, acompanhar a produção das entrevistas e reportagens, lives e posts, para garantir que as publicações sejam sempre positivas para sua empresa e contenham as informações mais estratégicas.

Outro trabalho fundamental da assessoria de imprensa é conversar diariamente com jornalistas e influenciadores para descobrir sobre quais temas eles estão planejando produzir conteúdos, reportagens, lives e etc, e, assim, conseguir “encaixar” as histórias das empresas nessas oportunidades.

Qualquer empresa pode ter uma assessoria de imprensa?

Com certeza! Atualmente é possível encontrar assessorias de imprensa atuando em e-commerces, startups, empresas privadas, empresas públicas, pessoas físicas (influenciadores) e até ONGs. 

O trabalho de assessoria de imprensa cresce a cada dia, pois as empresas que possuem uma assessoria de imprensa conseguem não só fortalecer suas marcas, como também promover a transparência de seus negócios. É o assessor de imprensa quem faz a intermediação da empresa com diversos stakeholders, desde influenciadores digitais e jornalistas até organizadores de eventos. 

Quais os serviços de assessoria de imprensa?

A MALI oferece aos seus clientes o suporte total na comunicação das empresas. Para o trabalho de assessoria de imprensa, realiza projetos de
a) gerenciamento de crises – realizando o levantamento de temas sensíveis, preparação de materiais reativos, planos estratégicos para evitar ruídos ou falhas na comunicação durante ações de emergências para situações em que é preciso reverter blindar a imagem da empresa ou até reverter alguma situação crítica;
b) divulgações para gerar mídia espontânea, através da produção de conteúdos, como press releases, press kits, sugestões de pautas e fontes, pesquisas ou dados, todos de forma estratégica para conquistar espaços de forma gratuita nos principais canais de comunicação. ;
c) relacionamento com os mais diversos públicos dos canais de comunicação que são estratégicos para a empresa, de jornalistas a influenciadores digitais pois a assessoria de imprensa possui um vasto mailing de contatos, elaborando ações como envio de press kits, eventos, encontros de relacionamento e visitas a redações;  e
d) treinamentos (mídia training) para preparar os porta-vozes das empresas, alinhando as mensagens-chave e posicionamentos para cada entrevista, o tom da conversa conforme cada pauta e objetivo de negócios da empresa. 

Quais ferramentas a assessoria de imprensa utiliza?

Para que a equipe de assessoria de imprensa consiga fazer um bom trabalho para sua empresa, é importante a realização de um briefing e a construção inicial das mensagens-chave que a empresa gostaria de divulgar, principais temas, mapeamento de concorrentes e oportunidades.

Dentre as principais ferramentas utilizadas pela assessoria de imprensa estão:
a)
Press release: um texto produzido em formato de notícia, que tem como objetivo informar os veículos de comunicação sobre uma notícia da empresa. Essas notícias podem estar relacionadas a lançamentos de serviços, produtos, eventos, estratégias de negócios e outras novidades; b) Clipping: recorte das notícias publicadas citando a empresa que foi divulgada;
c) Mailing: ampla lista de contatos de jornalistas e influenciadores de diversos setores para que sejam realizadas ações estratégicas para cada segmento em que o cliente se encontra;
d) Coletivas: entrevistas realizadas com os porta-vozes da empresa e diversos jornalistas com o intuito de realizar uma divulgação de forma ampla e de interesse imediato;
e) Exclusivas: entrevistas realizadas com o porta-voz da empresa para apenas um jornalista estrategicamente selecionado para que este tenha exclusividade no conteúdo e possa publicar a informação antes de seus concorrentes, dando assim maior destaque para a empresa;
f) Press Kit: um material enviado com a intenção de chamar a atenção para uma novidade da empresa ou divulgar um novo produto, são comuns o envio de produtos pré-lançados, canetas, blocos de notas, pastas, etc;
g) Press-trip: uma viagem ou visita organizada com jornalistas e influencers para divulgar o local, a região ou empresa em que se visita.

Freelancer ou agência: o que é melhor para a assessoria de imprensa?

Muitos empresários ficam em dúvida na hora de definir se contratam um freela ou uma agência de assessoria de imprensa para atender sua empresa. E a resposta vai depender de três fatores essenciais: necessidade do seu projeto, orçamento e modelo de trabalho que procura. Abaixo listamos uma breve análise desses dois formatos de serviços:

Agência de assessoria de imprensa

A MALI é uma agência de assessoria de imprensa com profissionais especializados que conseguem realizar um atendimento completo das demandas dos clientes. Realizam desde o atendimento diário das demandas, até o planejamento, a produção dos conteúdos, contato e relacionamento com jornalistas e influenciadores, além de eventos e acompanhamento de entrevistas e ações.

Por termos uma estrutura completa, conseguimos também ampliar o escopo quando necessário, dando uma consultoria completa na área de comunicação, o que pode exigir, em alguns casos, o gerenciamento de crises de imagem e treinamentos, a produção de imagens, diagramação de materiais, entre outros. As equipes contam com profissionais experientes e preparados para atender todas as demandas das empresas, sugerir ações criativas mesmo que fora do escopo inicial e, o mais importante, sempre há alguém disponível para atender essas emergências e oportunidades que surgem no dia a dia de qualquer empresa.

Na MALI as equipes são multidisciplinares e é possível ampliar projetos rapidamente com a inserção de profissionais da própria agência, se necessário, em eventos ou ações pontuais.

Freelancer de assessoria de imprensa

Já quando se contrata um freelancer, deve-se selecionar um profissional altamente especializado no seu segmento. É importante também estar atento ao fato de que geralmente este profissional atua prestando serviços a vários clientes, de acordo com a sua capacidade, fazendo com que tenha que dividir seu tempo entre os clientes atendidos.

O modelo à princípio parece ser bastante parecido ao de uma agência, inclusive porque esses freelancers inclusive emitem Nota Fiscal, como MEI ou ME, facilitando sua contabilidade. Porém, este profissional trabalha de forma individualizada, ou seja, se seu projeto exige alguém disponível, dificilmente encontrará alguém que consiga atender uma ou mais empresas, além de suas atividades pessoais, e nunca se ausente.

Por isso, diferentemente de uma agência, este profissional pode não atendê-lo em todos os momentos que solicitar pois naturalmente possui outras demandas. Além disso, como é especializado, se necessitar de outras atividades relacionadas aos projetos de assessoria de imprensa, como produção de sites, imagens ou diagramação, será necessário contratar um outro fornecedor e fazer a gestão de todos os fornecedores de forma individualizada.

Por que contratar a MALI para ser sua assessoria de imprensa?

Desde 2016, a MALI conta com uma estrutura moderna de atendimento aos clientes de assessoria de imprensa, com documentos e relatórios acessíveis de forma facilitada em nuvem, profissionais espalhados em diversos estados e países, para atender de forma próxima, rápida e especializada cada um de seus clientes.

As equipes possuem amplo relacionamento com players e influenciadores que aceleram a comunicação das empresas.

A MALI possui ainda ampla experiência, equipes integradas, ferramentas e relacionamentos que ampliam o negócio e as ações dos clientes.

Como podemos ajudar sua empresa

Nossas estratégias de marketing são focadas em resultados e realizamos projetos para diversas empresas, desde 2016, nas áreas de:

Inbound Marketing

Marketing de conteúdo, SEO e redes sociais para atrair, converter e encantar seus clientes. E-books, Landing pages e e-mail marketing que criam conexões e geram leads.

Gestão de redes sociais

Posts na frequência ideal para sua marca e nas redes sociais estratégicas, sempre atraindo e aproximando do seu público. Gestão das publicações para o melhor resultado.

SEO

Gestão de backlinks e parcerias, produção de conteúdo digital para blog, descrições de produtos com palavras-chave, criação de sites e otimização de SEO

Assessoria de imprensa

Sua empresa em destaque nos portais, programas de tv e jornais, de forma gratuita e positiva. Ações com os influenciadores mais badalados. Gestão de crises de imagem e media training para prepará-lo.

Marketing de Influência

Pesquisa e alinhamento de parcerias com os influencers mais estratégicos. Criação de conteúdo e monitoramento das postagens, acompanhando resultados e tendências.

Tráfego Pago

Gerenciamento de mídias pagas, alinhado aos conteúdos produzidos, via Google Ads, Linkedin, Facebook e Instagram Ads.

Qual o melhor escopo para aprimorar o marketing do seu negócio neste momento? Fale com nossos especialistas!

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