Assessoria de Imprensa
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Para que serve a assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é a ponte de comunicação entre as empresas, jornalistas e influenciadores digitais.
É ela que realiza todo o relacionamento dos empresários com os veículos de comunicação, blogs e perfis de redes sociais de formadores de opinião.
O principal objetivo do trabalho de assessoria de imprensa é criar e divulgar a imagem de sua empresa nos espaços relevantes, além de mantê-la sempre protegida e atualizada.
Com este apoio, as organizações conquistam rapidamente a tão desejada autoridade digital!
,Dessa maneira, são conquistados espaços (matérias, reportagens, entrevistas) em canais de comunicação relevantes, que reforçam o diferencial e a importância delas diante de seus possíveis clientes.
Como deve ser feita a assessoria de imprensa?
O trabalho da equipe de assessoria de imprensa deve ser realizado com estratégia e planejamento, pois seu foco está em conquistar mídia espontânea, ou seja, oportunidades de aparecer nas mídias relevantes do seu segmento de forma gratuita.
Para isso, o trabalho da equipe consiste em levantar informações de sua empresa que sejam relevantes aos jornalistas e influenciadores foco.
Além disso, produzir materiais para divulgar essas informações, enviar os dados para este público com o qual a equipe de assessoria de imprensa mantém relacionamento constante.
Por fim, acompanhar a produção das entrevistas e reportagens, lives e posts, para garantir que as publicações sejam sempre positivas para sua empresa e contenham as informações mais estratégicas.
Outro trabalho fundamental da assessoria de imprensa é conversar diariamente com jornalistas e influenciadores.
Desta forma, é possível descobrir sobre quais temas eles estão planejando produzir reportagens ou outros tipos de conteúdos, e, assim, conseguir “encaixar” as histórias das empresas nessas oportunidades.
Qualquer empresa pode ter uma assessoria de imprensa?
Com certeza!
Atualmente é possível encontrar assessorias de imprensa atuando em e-commerces, startups, empresas privadas, empresas públicas, pessoas físicas e até ONGs.
Este trabalho cresce a cada dia.
As empresas que possuem uma assessoria de imprensa conseguem não só fortalecer suas marcas, como também promover a transparência de seus negócios.
É o assessor de imprensa quem faz a intermediação da empresa com diversos stakeholders.
Portanto, fala com influenciadores digitais, jornalistas, organizadores de eventos, entre outros.


Quais os serviços de assessoria de imprensa?
A MALI oferece aos seus clientes o suporte total na comunicação das empresas. Para o trabalho de assessoria de imprensa, realiza projetos de:
a) Gerenciamento de crises, levantamento de temas sensíveis, preparação de materiais reativos, planos estratégicos para evitar ruídos ou falhas na comunicação.
Além disso, tem blindagem da imagem da empresa ou até reversão de alguma situação crítica.
b) Divulgações para gerar mídia espontânea por meio da produção de conteúdos, como press releases, press kits, sugestões de pautas, entre outros.
Todos de forma estratégica para conquistar espaços de forma gratuita nos principais canais de comunicação.
c) Relacionamento com os mais diversos públicos dos canais de comunicação que são estratégicos para a empresa.
Desde jornalistas a influenciadores digitais, pois a assessoria de imprensa possui um vasto mailing de contatos.
d) Treinamentos (media training) para preparar os porta-vozes das empresas, alinhando as mensagens-chave e posicionamentos para cada entrevista.
Quais ferramentas a assessoria de imprensa utiliza?
Para que a equipe de assessoria de imprensa consiga fazer um bom trabalho para sua empresa, é importante:
– A realização de um briefing e a construção inicial das mensagens-chave que a empresa gostaria de divulgar, principais temas, mapeamento de concorrentes e oportunidades.
Entre as principais ferramentas utilizadas estão:
a) Press release: um texto produzido em formato de notícia, que tem como objetivo informar os veículos de comunicação sobre uma notícia da empresa.
Essas notícias podem estar relacionadas, por exemplo, a lançamentos de serviços, produtos, eventos, estratégias de negócios e outras novidades.
b) Clipping: recorte das notícias publicadas citando a empresa que foi divulgada.
c) Mailing: ampla lista de contatos de jornalistas e influenciadores de diversos setores para que sejam realizadas ações estratégicas para cada segmento em que o cliente se encontra.
d) Coletivas: entrevistas realizadas com os porta-vozes da empresa e diversos jornalistas com o intuito de realizar uma divulgação de forma ampla e de interesse imediato.
e) Exclusivas: entrevistas realizadas com o(s) porta-voz(es) da empresa para apenas um jornalista estrategicamente selecionado.
Essa exclusividade no conteúdo, faz com que ele publique a informação antes de seus concorrentes, dando assim maior destaque para a empresa.
f) Press Kit: um material enviado com a intenção de chamar a atenção para uma novidade da empresa ou divulgar um novo produto.
g) Press-trip: uma viagem ou visita organizada com jornalistas e influencers para divulgar o local, a região ou empresa em que se visita.


Freelancer ou agência: o que é melhor para a assessoria de imprensa?
Muitos empresários ficam em dúvida na hora de definir se contratam um freela ou uma agência de assessoria de imprensa para atender sua empresa.
Em resumo, a resposta vai depender de três fatores essenciais: necessidade do projeto, orçamento e modelo de trabalho que procura.
Abaixo listamos uma breve análise desses dois formatos de serviços:
Agência de assessoria de imprensa
A MALI é uma agência de assessoria de imprensa com profissionais especializados que conseguem realizar um atendimento completo das demandas dos clientes.
Esses profissionais realizam desde o atendimento diário das demandas, até o planejamento, a produção dos conteúdos, contato e relacionamento com jornalistas e influenciadores, além de eventos e acompanhamento de entrevistas e ações.
Para se ter ideia, por termos uma estrutura completa, conseguimos também ampliar o escopo quando necessário, dando uma consultoria completa na área de comunicação.
As equipes contam com profissionais experientes e preparados para atender todas as demandas das empresas, sugerir ações criativas mesmo que fora do escopo inicial.
O mais importante é que sempre há alguém disponível para atender essas emergências e oportunidades que surgem no dia a dia de qualquer empresa.
Na MALI, as equipes são multidisciplinares e é possível ampliar projetos rapidamente com a inserção de profissionais da própria agência, se necessário, em eventos ou ações pontuais.
Freelancer de assessoria de imprensa
Já quando se contrata um freelancer, deve-se selecionar um profissional altamente especializado no seu segmento.
É importante também estar atento ao fato de que geralmente este profissional atua prestando serviços a vários clientes.
O modelo em princípio parece ser bastante parecido ao de uma agência, inclusive porque esses freelancers inclusive emitem Nota Fiscal, como MEI ou ME, facilitando sua contabilidade.
Porém, este profissional trabalha de forma individualizada.
Ou seja, se o seu projeto exige alguém disponível, dificilmente encontrará alguém que consiga atender todas as demandas pessoais e profissionais sem nunca se ausentar.
Por isso, diferentemente de uma agência, este profissional pode não atendê-lo em todos os momentos que solicitar.
Além disso, como é especializado, se necessitar de outras atividades relacionadas aos projetos de assessoria de imprensa, como produção de imagens ou diagramação, será necessário contratar um outro fornecedor e fazer a gestão de todos os fornecedores de forma individualizada.


Por que contratar a MALI para ser sua assessoria de imprensa?
Desde 2016, a MALI conta com uma estrutura moderna de atendimento aos clientes de assessoria de imprensa.
Os documentos e relatórios são acessíveis de forma facilitada em nuvem.
Temos profissionais espalhados em diversos estados e países para atender de forma próxima, rápida e especializada cada um de seus clientes.
As equipes possuem amplo relacionamento com players e influenciadores que aceleram a comunicação das empresas.
A MALI possui ainda muita experiência, equipes integradas, ferramentas e relacionamentos que ampliam o negócio e as ações dos clientes.
Como podemos ajudar sua empresa
Nossas estratégias de marketing são focadas em resultados e realizamos projetos para diversas empresas, desde 2016, nas áreas de:
Inbound Marketing
Marketing de conteúdo, SEO e redes sociais para atrair, converter e encantar seus clientes. E-books, Landing pages e e-mail marketing que criam conexões e geram leads.
Gestão de redes sociais
Posts na frequência ideal para sua marca e nas redes sociais estratégicas, sempre atraindo e aproximando do seu público. Gestão das publicações para o melhor resultado.
SEO
Gestão de backlinks e parcerias, produção de conteúdo digital para blog, descrições de produtos com palavras-chave, criação de sites e otimização de SEO
Assessoria de imprensa
Sua empresa em destaque nos portais, programas de tv e jornais, de forma gratuita e positiva. Ações com os influenciadores mais badalados. Gestão de crises de imagem e media training para prepará-lo.
Marketing de Influência
Pesquisa e alinhamento de parcerias com os influencers mais estratégicos. Criação de conteúdo e monitoramento das postagens, acompanhando resultados e tendências.
Tráfego Pago
Gerenciamento de mídias pagas, alinhado aos conteúdos produzidos, via Google Ads, Linkedin, Facebook e Instagram Ads.
Qual o melhor escopo para aprimorar o marketing do seu negócio neste momento? Fale com nossos especialistas!
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