Gestão de Redes Sociais

Ter uma ou mais redes sociais ativas na sua empresa já não é um diferencial. O destaque está para as empresas que entendem o valor das redes sociais para seus negócios e a utilizam de forma estratégica pensando nelas não só como uma canal para promover seus produtos ou serviços, mas também como uma forma de se comunicar e se relacionar com seus clientes.

E criar um perfil em uma rede social sem antes definir uma estratégia e saber gerenciar esse canal pode ser muito ruim para sua autoridade digital.

Não é tão simples definir o melhor tipo de conteúdo para se publicar, decidir se usa uma abordagem mais séria ou mais divertida, por exemplo, se posta todos os dias ou semanalmente, entender se está dando resultado ou não e, principalmente, o porquê.

Por isso é fundamental entender como funciona esse trabalho e a importância de contar com um bom parceiro como a MALI para realizar a gestão das redes sociais da sua empresa de forma profissional.

Mas precisa de uma agência para fazer a gestão das redes sociais? Posso fazer eu mesmo?

Quando o próprio empresário decide produzir os posts para as redes sociais, existem dois resultados. O primeiro é que ele não consegue manter a frequência nas postagens ou não consegue se dedicar da forma que deveria para se relacionar com seus clientes que começam a demandar uma comunicação mais rápida e presente via redes sociais. O segundo resultado é que assumindo a gestão das redes sociais, o empresário deixa de focar no seu próprio negócio, acaba perdendo tempo e o barato acaba saindo muito caro.

O que é o trabalho de gerenciamento de redes sociais?

Gerenciar as redes sociais não é apenas fazer publicações. São necessárias várias outras fases estratégicas nesta gestão que vão desde a definição da persona, linguagem e posicionamento da marca na rede social escolhida, até o planejamento de posts, o monitoramento das ações e a elaboração dos relatórios, que mostrarão se o trabalho deve ou não seguir da forma que está sendo realizado ou se precisa de alguma correção.

Mais uma vez torna-se importante ter uma agência parceira, reconhecida como a MALI, com profissionais capacitados e especializados para cuidar das redes sociais da sua empresa.

Em quais redes sociais preciso estar presente?

Para definir quais redes sociais fazem sentido para seu negócio é necessário entender primeiro o público com o qual quer se relacionar. Cada rede social tem um objetivo, público e linguagem específica.

Mesmo sabendo que redes sociais como Facebook e Linkedin, por atingirem um público muito amplo, exigem que muitas empresas estejam presentes, é preciso entender o objetivo de negócio da empresa e onde seus clientes estão, para então selecionar as redes sociais mais assertivas. O Pinterest, por exemplo, tende a trazer mais resultados para um e-commerce de roupas do que para uma consultoria ambiental. Já o Tik Tok atinge diretamente um público mais jovem. Essa análise é essencial.

Estratégia para redes sociais

É fundamental definir a estratégia que sua empresa gostaria de ter nas redes sociais. Afinal, as redes sociais são hoje um espaço em que muitos clientes se sentem à vontade para tirar dúvidas, dar feedbacks, comentar e compartilhar conteúdos sobre produtos ou serviços que gostariam de comprar ou que já compraram.
Mas sua empresa pode definir também outros objetivos para a gestão das redes sociais, como divulgar a marca, criar uma comunidade de fãs, educar clientes, além de vender e ser um canal de comunicação direto.

Com qual frequência e em qual horário devo publicar nas redes sociais?

Ter uma frequência determinada e não aleatória de publicações é um dos pontos mais importantes para um bom planejamento de produção dos conteúdos e também para que seu público torne-se fiel ao conteúdo que sua empresa divulga. Ele saberá que às quarta-feiras, por exemplo, sua empresa sempre dará dicas sobre o segmento. Então, estará sempre alerta, aguardando sua postagem.

Se seu objetivo é crescer e gerar leads, um bom caminho, por exemplo, é postar ao menos um post por dia nas redes sociais, levando o cliente para seu blog ou para uma landing page de um material rico, como um e-book, por exemplo.

E é interessante também realizar mais de uma postagem levando os clientes para seu blog ou site/landing page, em dias e horários diferentes, para que assim você consiga atingir o maior número de pessoas.

Mas é claro que para cada empresa é preciso entender seu objetivo de negócios para se desenhar a melhor estratégia, o que vale para todas é estar presente nas redes sociais e publicar conteúdos relevantes para o seu público. E aproveitar este espaço para gerar valor ao seu cliente. Este inclusive pode ser um dos seus principais diferenciais, como explica o consultor Rodrigo Maruxo, que incentiva o empresário a se comparar aos concorrentes mas não focar apenas em preço mais baixo, mas sim em criar estratégias para compartilhar com seu público seu know-how, conteúdo e informação que vão construir uma equação mais positiva ao seu negócio.

Sobre horários? Não existe uma regra única. Cada perfil de seguidor se comporta de uma maneira diferente. É necessário realizar alguns testes para descobrir o horário predileto de acesso da sua persona, e ir observando através das ferramentas disponíveis de monitoramento das redes sociais.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar como você está fazendo o gerenciamento de mídias sociais na sua empresa? Fale conosco agora mesmo! Temos diversos canais de comunicação, além das redes sociais @malicontent, https://www.facebook.com/agenciamali e https://www.linkedin.com/company/mali-content 

Confira também os depoimentos de nossos clientes e agende uma reunião com nossa equipe. Certamente seus clientes e seus concorrentes já estão nas redes sociais, conte com a MALI para profissionalizar já seus canais de comunicação tão essenciais para seu negócio.

Como podemos ajudar sua empresa

Nossas estratégias de marketing são focadas em resultados e realizamos projetos para diversas empresas, desde 2016, nas áreas de:

Inbound Marketing

Marketing de conteúdo, SEO e redes sociais para atrair, converter e encantar seus clientes. E-books, Landing pages e e-mail marketing que criam conexões e geram leads.

Gestão de redes sociais

Posts na frequência ideal para sua marca e nas redes sociais estratégicas, sempre atraindo e aproximando do seu público. Gestão das publicações para o melhor resultado.

SEO

Gestão de backlinks e parcerias, produção de conteúdo digital para blog, descrições de produtos com palavras-chave, criação de sites e otimização de SEO

Assessoria de imprensa

Sua empresa em destaque nos portais, programas de tv e jornais, de forma gratuita e positiva. Ações com os influenciadores mais badalados. Gestão de crises de imagem e media training para prepará-lo.

Marketing de Influência

Pesquisa e alinhamento de parcerias com os influencers mais estratégicos. Criação de conteúdo e monitoramento das postagens, acompanhando resultados e tendências.

Tráfego Pago

Gerenciamento de mídias pagas, alinhado aos conteúdos produzidos, via Google Ads, Linkedin, Facebook e Instagram Ads.

Qual o melhor escopo para aprimorar o marketing do seu negócio neste momento? Fale com nossos especialistas!

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Engajamos seu público utilizando os canais mais estratégicos e os melhores formatos de conteúdo, alcançando uma comunicação realmente efetiva para sua marca.

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