You are currently viewing Aprenda a fazer site interativo para encantar clientes

Aprenda a fazer site interativo para encantar clientes

Foi-se o tempo em que ter um site ou uma página na Internet era o suficiente para uma empresa. Em um mundo em que o físico está cada vez mais conectado com o digital, as pessoas passaram a esperar um conteúdo que também reflita essa realidade. Ou seja, que possam utilizar, de fato, aquela página – e fazer um site interativo é um dos caminhos para isso! 

A interação é algo que atrai as pessoas naturalmente. Afinal, a vida é feita de diálogo e comunicação a todo o momento. Por isso, apostar nisso também no mundo dos negócios é algo que pode trazer inúmeros resultados. 

Entenda o que é e saiba como fazer um site interativo!

O que é site interativo?

Um site interativo é uma página que permite, de alguma forma, a participação do visitante com o conteúdo. O site interativo promove esse engajamento entre a pessoa e a página. Seja para tirar as dúvidas, testar conhecimentos ou escolher o que deseja consumir naquele momento,

Isso pode ser feito de diferentes maneiras e dependendo do público que deseja atingir. Entretanto, as interações de um site, geralmente, agradam a maior parte das pessoas, pois é um comportamento natural do ser humano

Mesmo assim, há diversas formas de fazer um site interativo de acordo com o público-alvo que deseja atingir. Por isso, é preciso avaliar as necessidades da empresa e de seus clientes e criar uma estratégia que realmente atraia o público desejado. 

Os benefícios de ter um site interativo

Fazer um site interativo pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, tanto diretamente quanto indiretamente. 

Ou seja, ajuda a conquistar mais clientes, mas também melhora a relação dos visitantes com a empresa. Isso contribui com diversos pontos do negócio, como experiência do usuário, o brand trust e o fortalecimento de marca.

Alguns dos maiores benefícios de implementar elementos de interação em seu site são:

Melhora do engajamento

Esse é o principal objetivo ao fazer um site interativo. Os elementos permitem que a pessoa engaje com o conteúdo de forma natural, aumentando seu foco no site, tempo de permanência e melhorando sua percepção da marca. 

Engajamento é um dos elementos que ganha cada vez mais importância no mercado, pois demonstra a aceitação dos clientes e indica quais são os potenciais clientes daquele negócio. 

Aumento das conversões

Transformar visitantes em clientes é um dos maiores desafios do mercado online, e fazer um site interativo pode ser o melhor caminho para isso. 

Quando o site promove a participação e aumenta o engajamento, o possível cliente tem uma experiência muito melhor, melhorando sua percepção com a empresa. 

Isso, por si só, já é imprescindível para conquistar clientes. Mas a interação também pode auxiliar nessa tarefa, já que entrega uma experiência de valor ao cliente, que se sente mais motivado a entrar em contato com a empresa, por exemplo.

Melhora a experiência do usuário

Esse é um dos elementos mais importantes para qualquer negócio, seja físico ou digital. Focar na boa experiência do usuário traz inúmeros resultados, como melhora da relação cliente-empresa, da percepção de marca, da fidelização do cliente e muito mais. 

Fazer um site interativo é um dos caminhos para melhorar essa experiência. Sites estáticos e sem elementos de engajamento podem diminuir o interesse daquela pessoa na sua empresa. Isso porque, atualmente, a interação é algo visto como natural e esperada também no meio digital. 

Fidelização do cliente

Quando o consumidor tem uma boa experiência com seu site, as chances dele retornar à sua página são muito maiores. Isso vale tanto para quem já é cliente quanto para aqueles que ainda não o são. 

Isso é capaz de fidelizar aquele cliente, que sabe que pode contar com seu conteúdo para saber alguma coisa específica ou rever aquele vídeo que tem tudo a ver com o negócio em que atua. Isso contribui com a fidelização e com o branding da marca.

Fortalecimento de marca

Fazer um site interativo é algo atrativo para todos, clientes ou não. Dependendo do conteúdo, pode atrair pessoas que não têm interesse direto no serviço ou produto da empresa, mas que engajou com a página da mesma forma. 

Isso contribui com o fortalecimento da marca, o que também é benéfico para o negócio e melhora a percepção que as pessoas têm da empresa. Quando isso é melhorado, a marca passa a ser reconhecida não apenas pelo seu produto ou serviço, mas também pela sua qualidade. 

Como fazer sites interativos?

Para fazer sites interativos é preciso, primeiramente, entender as informações mais relevantes para seu cliente potencial e pensar em maneiras de torná-las mais atrativas para esse visitante. 

Existem diversos recursos que podem ser utilizados, como: 

  • testes ou quizzes: que testam o conhecimento ou as preferências em algum tema e indicam o melhor caminho a seguir. Por exemplo, quiz de inglês que mostra o nível de fluência. Ou um quiz de preferências de maquiagem, para indicar os melhores produtos);
  • mapas interativos: com informações, imagens e vídeos que surgem de acordo com a navegação da pessoa;
  • infográficos interativos: permitir que a pessoa veja com mais detalhes a informação de um gráfico, por exemplo, melhora a leitura e torna o entendimento mais fácil;
  • jogos: a gamificação das informações é um movimento que veio para ficar. Os jogos promovem muita interação e tornam todo o processo divertido. E não é necessário fazer algo muito elaborado. Um exemplo são os doodles do Google acho que aqui cabe uma breve explicação ou trilhas de conhecimento; 
  • vídeos interativos: permitir que a pessoa escolha como seguir com algum vídeo é algo que dá mais liberdade e promove maior engajamento. Aqui, é preciso roteirizar o vídeo de forma dar essas opções ao público;
  • simuladores de resultados: muitas vezes uma informação pode ser muito abstrata ou exigir um conhecimento prévio da pessoa. Para resolver essa questão, os simuladores de resultado ajudam na solução desse problema.  Um exemplo são os simuladores de investimento, que mostram de forma prática o resultado ao final, facilitando a tomada de decisão do usuário. 

Sabendo qual recurso deseja colocar na página da empresa, é preciso construí-la levando em consideração elementos como: recurso interativo, informação relevante, acesso rápido e facilitado e engajamento do público. 

Elementos necessários para estruturar seu site

Para fazer um site interativo, são vários os processos que merecem atenção, como:

1. Escolher um bom serviço de hospedagem;

2. Elaborar a estratégia de uso do site;

3. Escolher os recursos a serem utilizados;

4. Construir o site de forma a melhorar a experiência do usuário; 

5. Pensar em toda a parte visual da página;

6. Integrar os elementos sem perda da qualidade;

7. Colocar o site no ar. 

Esses são os passos básicos para pensar na criação de um site interativo. Ou seja, são vários os detalhes que merecem atenção, mas vale a pena investir nisso quando o resultado traz tantos benefícios quanto um site interativo pode proporcionar. 

Dicas de ouro para fazer site interativo para sua empresa

Fazer um site interativo já torna a página da empresa mais atrativa, mas alguns outros detalhes podem fazer toda a diferença na usabilidade do site e no engajamento das pessoas. 

  • Foque na rapidez do site: mesmo com muitos elementos nas páginas, é essencial que o site carregue de forma rápida. Se possível, priorize imagens mais leves na hora de montar seu site interativo, por exemplo;
  • Faça de acordo com sua persona: os recursos interativos são variados e, por isso, precisam ser escolhidos com cuidado. Sempre pense no comportamento esperado da persona ou cliente ideal;
  • Pense no uso em smartphones: seja no navegador ou em celulares, as pessoas precisam ter uma boa experiência de usabilidade. Construa de forma que os dois formatos sejam interessantes e interativos; 
  • Faça conteúdo relevante de verdade: de nada adianta fazer um site interativo se o conteúdo, em si, não atrai e agrega algo ao seu cliente em potencial;
  • Saiba onde quer chegar: fazer um site interativo é muito mais do que apenas colocar recursos e elementos atrativos na página. É preciso ter um objetivo claro. Captar leads (informações do cliente)? Mostrar a relevância da sua empresa? A capacidade dos profissionais? 

Construir um site interativo, como foi possível notar, exige planejamento e estratégia. É preciso ter atenção aos detalhes, pois fazem toda a diferença na experiência do usuário e ditam se o visitante será um cliente ou não. 

Por isso, contratar um serviço especializado para isso pode economizar tempo, dinheiro e evitar erros nesse processo.

A MALI conta com profissionais especializados para fazer um site interativo com qualidade e que siga toda a estratégia de comunicação e marketing pensada especialmente para seu negócio.

Conheça todos os serviços que a MALI oferece e aumente seus resultados!