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Twitter para empresas: vale a pena ter um perfil?

Estar presente nas redes sociais, atualmente, é imprescindível para todas as marcas que querem estar próximas do seu público. Por isso, uma rede social que voltou a ganhar força nos últimos tempos criou a dúvida: vale a pena ter um Twitter para empresas?

A resposta, de forma geral, é que depende. Mas ter um perfil na rede pode trazer inúmeros resultados se a estratégia for feita da maneira correta. 

Afinal, vale a pena ter um Twitter para empresas?

O Twitter é conhecido por suas mensagens curtas e rápidas, alto nível de interação e engajamento e por mostrar o que as pessoas estão discutindo naquele momento. 

Levando isso em consideração, é impossível negar que a rede social tem muita relevância não apenas no dia a dia dos seus usuários, mas até mesmo nas discussões da sociedade. 

Mas será que o Twitter é para todas as empresas? Depende. 

O público do Twitter tende a ser mais novo e engajado com as redes sociais e discussões. Claro, há pessoas de todas as idades, por isso pode ser uma boa se destacar com determinado público por lá. 

Entretanto, estar ativo no Twitter é algo que exige alinhamento e agilidade. A rede social tem sua efemeridade como principal característica. São milhões de tweets sendo feitos ao mesmo tempo, com temas mudando a cada hora.. 

Surfar nessa rapidez é essencial para se destacar. Por isso, vale a pena avaliar se fazer um Twitter para empresa é algo que atinge o público esperado. 

Mesmo assim, é possível criar conteúdos para a rede que chamem a atenção. Para isso, é preciso pensar em conteúdos que gerem interação e se destaquem para seu público. 

Por que fazer um Twitter para empresas?

Se estar presente na rede social é essencial para sua empresa mas ainda há relutância por conta do formato e interações diferentes, saiba que ter um Twitter para a empresa pode trazer inúmeros benefícios. 

Alguns dos benefícios de estar presente no Twitter são: 

  • mais proximidade com os clientes: o formato, as frases curtas e o tom pessoal faz com que as empresas consigam fazer parte da rotina do cliente de forma natural;
  • interação mais forte: conseguir interagir com os clientes é estratégia cada vez mais necessária, principalmente nas redes sociais – e o Twitter proporciona isso de forma fácil e rápida;
  • ambiente descontraído: por ser uma rede mais pessoal e cheia de memes, o Twitter é um ambiente mais descontraído em que a marca pode utilizar um tom mais leve e divertido, conquistando novos públicos, por exemplo;
  • feedback rápido: se algo não está certo com sua marca, o Twitter é bem rápido para dizer o que precisa ser mudado. Por isso, empresas prestadoras de serviço têm na rede social um termômetro sobre a experiência de seus clientes;
  • canal de comunicação rápido: as críticas e reclamações chegam rápido pelo Twitter. Por isso, a rede é utilizada por diversas empresas como um canal de atendimento rápido para solucionar problemas. Aproveite as facilidades da rede para aprimorar seu relacionamento com o cliente. 

Além disso, dados da própria rede social mostram que 53% das pessoas no Twitter tendem a ser as primeiras a comprar novos produtos do mercado. Na rede social, as pessoas também passam 26% mais tempo vendo anúncio se comparado com outros aplicativos. 

Ou seja, o público é engajado e interessado, podendo beneficiar empresas que entram para a rede. 

6 dicas para o Twitter da sua empresa

Como o formato do Twitter é bem diferente das outras redes (o foco está nos textos curtíssimos, de até 280 caracteres), é importante pensar em estratégias de comunicação para a rede.

O próprio Twitter traz em sua página oficial de business algumas dicas para produzir conteúdo da melhor forma.

Confira quais são as dicas apontadas pela rede e outras informações relevantes sobre cada uma delas.

1. Limite-se a 1-2 hashtags por Tweet

As hashtags ditam qual o tema daquele tweet e por isso podem ser colocadas para que as pessoas que têm interesse naquele assunto encontrem a publicação.

São bastante utilizadas quando o tweet fala sobre um assunto mas não contém uma palavra de referência na frase. 

Por exemplo, a hashtag #BBB é uma das mais utilizadas na rede quando o programa está no ar e mostra quando a publicação está relacionada com os temas do programa, mesmo se o texto for vago. 

2. Anúncio em tom de conversa

O ambiente descontraído do Twitter pede uma comunicação mais informal, com um tom de conversa. Afinal, as pessoas passam o dia conversando por lá e um tweet que destoa desse padrão chama a atenção, mas não aproxima o público. 

Por isso, a própria rede indica que ao fazer um anúncio é preciso utilizar um tom de conversa, que humanize e aproxime as pessoas. 

3. Mantenha um texto curto e agradável

Essa é a marca registrada do Twitter: textos curtos, em tom de conversa e que agradem as pessoas que estão na rede. Ou seja, a concisão é a melhor aliada nesse caso, assim como tweets que despertem o melhor dos usuários. 

Além disso, é preciso estar sempre atento aos temas do momento e aproveitar o que está sendo discutido para se destacar com algo criativo e diferente. Por isso, é essencial estar ligado em tudo o que rola na rede. 

4. Use imagens, GIFs e/ou vídeos sempre que possível

O elemento principal do Twitter é o texto curto e rápido, mas combinar isso com os recursos visuais é o que torna tudo mais legal. Entretanto, na rede social é preciso ousar nesses elementos, sem usar fotos padronizadas ou de catálogo, por exemplo. 

As imagens, GIFS e vídeos são uma forma de tornar o tweet mais divertido e informal. Mais uma vez, vale a pena ficar de olho nos temas principais. 

5. Teste, teste e teste (e use as estatísticas para saber o que funciona)

As contas de Twitter para empresas contam com métricas específicas que mostram como anda as publicações e as interações do público com o perfil. Além disso, também é possível elaborar diferentes anúncios patrocinados e avaliar os resultados de cada um. 

Saber analisar essas métricas é essencial para construir a estratégia de comunicação para um público com comportamentos tão únicos e diferentes das outras redes.  

6. Monitore eventos e conversas sobre os assuntos do momento

Já citado algumas vezes nesse texto, o próprio Twitter coloca esse tópico como algo muito importante para empresas no Twitter. Isso porque os Trending Topics chamam a atenção não apenas dos usuários, mas também acabam ditando discussões.

Quando um tema entra para os #TTs, quer dizer que o assunto está sendo muito comentado. Muitas vezes o tema pode ser relacionado com a empresa ou é um assunto mais genérico, podendo ser utilizado para criar um tweet que chame a atenção. Isso é essencial para a comunicação no Twitter para empresas. 

Depois de entender se fazer um Twitter para empresas vale a pena, deu para notar que é preciso ter uma objetivos bem alinhados.

Exatamente por isso é interessante montar uma estratégia de comunicação, levando em consideração as especificidades e o público. Por isso, contratar especialistas nisso, pode ser o ideal para criar um Twitter para a empresa. 

Na MALI, criamos estratégias de comunicação voltada para seu público em qualquer rede e alinhamos a marca ao que é esperado pelo público. Saiba mais sobre os serviços da MALI!