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Como fazer um bom benchmarking em 5 passos

Quando falamos em estratégias de crescimento da empresa, um dos fatores que é preciso levar em consideração é a concorrência. No entanto, como podemos medir esse fator? O benchmarking é um ótimo aliado nesse quesito.

Essa ferramenta, basicamente, é uma análise estratégica das práticas que estão sendo usadas por outras organizações desse mesmo setor de atuação. Seu objetivo é aprimorar produtos, processos e serviços.

De forma prática, o benchmarking lhe ajuda a encontrar a resposta à pergunta “como estou me saindo em comparação à concorrência?”. Por isso, é ferramenta fundamental para empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Vale destacar que entre os diversos benefícios dessa prática estão:

  • Redução de custos;
  • Aumento na produtividade;
  • Ampliação na margem de lucro.

Quer saber mais sobre benchmarking, seus tipos, benefícios e como fazê-lo em prol do crescimento do seu negócio? Então siga conosco neste artigo e fique sempre atualizado de como o marketing pode ser útil ao desenvolvimento da sua empresa.

Quais são os tipos de benchmarking?

Para analisar a concorrência é preciso ter um objetivo em mente, quando analisamos por analisar, não temos resultados precisos e assertivos. Por isso, há diferentes tipos de benchmarking, com objetivos diferentes. Confira a seguir quais são.

Genérico

Esse indicador é para aqueles negócios que possuem processos semelhantes, mas que não necessariamente sejam concorrentes no mesmo mercado. Isso porque, a comparação de processos é extremamente válida para encontrar pontos de melhoria.

Competitivo

O intuito aqui é usar as empresas concorrentes como parâmetro. Ou seja, medir como seu negócio e/ou produto está posicionado em comparação com aqueles que disputam diretamente os mesmos clientes.

Para isso, a melhor escolha para esse benchmarking é usar dados oficiais e que são divulgados amplamente, como é o caso de faturamento e crescimento.

Interno

Nesse caso de benchmarking, são analisados os setores do empreendimento. Por exemplo, dentro de uma empresa é possível fazer essa comparação entre o setor de atendimento e o setor de desenvolvimento.

Funcional

Esse caso é proveitoso para processos e serviços que podem ser aplicados em qualquer empreendimento, mesmo que sejam empresas concorrentes ou não. Veja, por exemplo, gestão financeira, é algo que pode ser comparado em diversos tipos diferentes de negócios.

Cooperação

Esse benchmarking é aquele que acontece quando duas organizações firmam, de fato, uma parceria para trocar experiências. Há um levantamento de cases, estratégias, planos de ação, que possam contribuir com os dois lados.

Benefícios do benchmarking

Citamos acima que os principais benefícios dessa prática incluem redução de custos, aumento de produtividade e aumento de margem de lucro. No entanto, essas não são as únicas vantagens. Outros benefícios do benchmarking são:

  • Identificar novas tendências;
  • Descobrir e aproveitar práticas de sucesso;
  • Receber novas referências;
  • Ganhar base argumentativa;
  • Melhorar o conhecimento que a organização tem de si mesma;
  • Aprimorar processos e práticas;
  • Ganhar mais conhecimento do mercado.

5 passos para fazer um bom benchmarking

Uma vez definidos os objetivos, o que sua empresa quer melhorar ao fazer a comparação com outras organizações, chegou o momento de, realmente, fazer o benchmarking. Independente de qual o tipo de análise que sua equipe precisa fazer, os passos a serem seguidos são:

1 – Estabeleça quais empresas e/ou produtos servirão como referência de comparação;

2 – Determine os indicadores de análise (quantitativos ou qualitativos);

3 – Obtenha os dados: seja por pesquisa de campo, online, visitas presenciais, eventos, formulários;

4 – Faça a análise e comparação das informações coletadas;

5 – Aplique o que for proveitoso para o seu negócio.

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