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Para que servem as hashtags: entenda como podem ajudar sua empresa e veja como utilizá-las

As hashtags são elementos comuns nas redes sociais, mas podem passar despercebidas por aqueles que não entendem seu valor. Mais do que segmentar o conteúdo, entender para que servem as hashtags é essencial na hora de elaborar uma estratégia para as redes. 

Isso porque é a partir delas que a persona e o potencial cliente podem ter contato com seu negócio nas redes sociais, por exemplo. Apesar de ser algo já bastante utilizado, nem sempre as hashtags são vistas de maneira estratégica.

Entenda para que servem as hashtags e como utilizá-las nas redes sociais da sua empresa!

Afinal, para que servem as hashtags?

As hashtags, chamadas também de “jogo da velha”, são os sinais de cerquilha utilizados nas redes sociais. Seguidas de alguma palavra ou expressão, as #hashtags são, principalmente, uma maneira de segmentar o conteúdo dentro da rede. 

Assim, se uma pessoa quiser acessar apenas as publicações sobre qualquer tema, é só clicar na hashtag para acessar todos os conteúdos publicados com aquela hashtag em questão. 

Por exemplo, se a pessoa tem interesse em ver #lookdodia, uma loja de roupas pode ser encontrada mais facilmente se utilizar a hashtag. E pode, além disso, realizar a venda da peça por conta de uma publicação. 

Ou seja, as hashtags servem também para entregar seu conteúdo para pessoas realmente interessadas naquele assunto, sejam seguidores ou não. A partir disso, o perfil pode ter aumento de acessos, seguidores, engajamento e até de captação de clientes

Vale lembrar que as hashtags também podem ser seguidas pelos indivíduos nas redes sociais, como se fossem um perfil. Isso é bastante utilizado em segmentos que as pessoas buscam por inspirações, como decoração, roupas, beleza e cabelo, por exemplo. 

Apesar disso, a prática também é comum para assuntos mais gerais, já que as pessoas muitas vezes integram seus interesses pessoais e profissionais em uma só rede. 

Por exemplo, se sua empresa trabalha com serviços de decoração, utilizar a hashtag #decor atrai aquelas pessoas que têm interesse em saber mais sobre o assunto ou que estão buscando por referências. Nisso, é possível conquistar um novo cliente, novos seguidores e ainda fortalecer sua marca.  

Quais os benefícios de usar hashtags nas redes sociais? 

Sabendo para que servem as hashtags, é possível utilizá-las (da forma correta) pode trazer inúmeros resultados para seu perfil nas redes sociais. O próprio algoritmo das redes favorecem, mesmo que indiretamente, aqueles que utilizam as hashtags. 

Depois de entender para que servem as hashtags, confira alguns benefícios de utilizá-las

Amplia o alcance da publicação

O principal benefício das hashtags é o aumento do alcance (ou número de pessoas que viram sua publicação). 

Além da possibilidade de conseguir mais seguidores e potenciais clientes, ter um bom alcance das publicações mostra à própria rede social que o conteúdo da sua empresa é interessante e, por isso, vale a pena ser cada vez mais mostrado aos usuários. 

Um perfil que fala de determinado assunto (marketing digital, por exemplo), pode ser indicado para os usuários que curtem ou interagem com posts que levam a hashtag #marketingdigital. 

A partir da própria experiência dos usuários, a rede social consegue entender os assuntos de maior interesse para uma pessoa e passar a indicar publicações também na aba Explorar, o que aumenta ainda mais o alcance da página. 

Aumenta o números de seguidores

Com o maior alcance da página e das publicações, o número de seguidores também tende a aumentar, trazendo para a rede da sua empresa pessoas que podem ser potenciais clientes ou divulgadores do seu negócio. 

Além do crescimento (o que, por si só, já é bom), novos seguidores podem interagir mais com sua marca, trazendo mais engajamento e participação – o que o algoritmo também considera positivo. 

Entretanto, vale lembrar que as hashtags servem para contribuir com a comunicação e devem fazer parte de toda uma estratégia. Por isso, além das publicações com elas, a página ou o feed da empresa precisa ser claro, visualmente bonito e organizado, aumentando as chances da pessoa seguir a empresa. 

Traz maior conexão com seus seguidores

Outro ponto positivo das hashtags é criar uma maior conexão com os seguidores, desenvolvendo uma comunidade em torno da empresa, que se tornam clientes e divulgadores do negócio. 

O marketing de comunidade vem ganhando cada vez mais espaço, já que promove  conexão, interação e engajamento. Mas como fazer isso? 

Nesse caso, criar hashtags personalizadas e próprias para seu negócio pode ajudar. Pense em frases que transmitam a ideia da empresa ou bordões que são facilmente relacionados à marca. É quase como uma “piada interna” entre seguidor e empresa.

Atrai as pessoas certas

Como as hashtags são acessadas pelas pessoas que já têm interesse em determinado assunto, as publicações atraem as pessoas certas para o negócio. Assim, acabam chegando até a marca apenas aqueles interessados em seu serviço ou produto. 

Apesar de segmentar o público, é preciso pensar em diferentes hashtags que se relacionam com esse conteúdo. Voltando ao exemplo da loja de roupa, a hashtag #roupas pode ser utilizada, mas talvez a #look e #outfit traga pessoas mais engajadas com moda e que consomem esse conteúdo. 

Aumenta o número de clientes

O resultado do maior alcance, engajamento e seguidores são mais clientes para a empresa. Afinal, uma pessoa que já está interessada no que a marca oferece tem mais chances de fechar um contrato ou venda. 

Claro, isso depende de como a marca nutre esse relacionamento com o cliente, outro ponto importante a ser tratado como estratégia. As hashtags, de toda maneira, aumentam essa possibilidade. 

Como utilizar as hashtags?

Sabendo para que servem as hashtags, é de se imaginar que há muito mais por trás dessa estratégia. Esses elementos são os que mais tem potencial de resultados, mas é preciso saber como utilizar as hashtags, inclusive de acordo com cada rede. 

  • Facebook: de 4 a 8 hashtags, sobre seu segmento e temas semelhantes.
  • Instagram: de 4 a 8 hashtags, sendo 3 padrões do seu segmento e o restante variado.
  • Twitter: até 4 hashtags, com palavras pequenas.
  • Linkedin: de 4 a 8 hashtags, relacionadas com o segmento e com o trabalho.
  • Tik Tok: até 5 hashtags, com textos curtos e que sigam as tendências do público. 

No caso do Instagram, sempre há a dúvida sobre em qual local colocar as hashtags: legenda ou primeiro comentário? Estudos das principais plataformas de gerenciamento de redes sociais mostram que na legenda, o alcance é maior. Entretanto, no primeiro comentário, atrai mais engajamento. Para avaliar o que é melhor, é preciso entender qual é o objetivo. 

Vale lembrar também que as hashtags, no Instagram, podem ser utilizadas nos Stories. Isso aumenta o alcance da publicação e do perfil e é menos concorrido do que as publicações tradicionais de feed. 

Dicas para utilizar as hashtags nas redes sociais

Além de saber para que servem as hashtags e como utilizá-las, algumas dicas podem ajudar na hora de escolher quais usar: 

  • Não usar hashtags muito compridas, priorizar as mais curtas;
  • Opte pelas hashtags que já têm volume de busca (é possível analisar na própria busca do aplicativo quantas vezes já foi utilizada);
  • Usar hashtags com palavras que se relacionam diretamente com seu negócio;
  • Utilizar outras hashtags que sejam referentes ao conteúdo publicado;
  • Pense em palavras, termos e conteúdos que sua persona consome;
  • Crie hashtags personalizadas quando necessário (eventos, comunidade, etc.).

Entender os benefícios e para que servem as hashtags é apenas um dos passos para conquistar o espaço nas redes sociais. Na verdade, esses elementos devem fazer parte de uma estratégia de comunicação mais elaborada, com objetivos definidos. 

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