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Como sua empresa pode usar a estratégia de content atomization?

As técnicas de marketing de conteúdo estão cada vez mais refinadas e personalizadas para os diversos objetivos das empresas. E uma dessas estratégias é a de content atomization, que é uma forma de ter conteúdos mais frequentes nos seus canais digitais.

Mas o que é Content atomization?

Trata-se de uma técnica de quebra de conteúdos mais longos em partes menores. Dessa forma o conteúdo rende e, de quebra, a marca ainda consegue atingir diferentes públicos em diferentes canais.

Com esse movimento, de conteúdos frequentes e em diversos lugares, consequentemente a empresa se consolida como autoridade em determinado assunto. Além disso, essa técnica de content atomization ainda permite a presença em diversas plataformas.

No entanto, dividir e lapidar esse conteúdo para cada canal e plataforma diferente requer tempo e know how especializado. Por isso, contar com profissionais de marketing e produção de conteúdo é indispensável para que essa estratégia funcione.

Por aí você já pode perceber o quanto essa técnica é poderosa e pode ser extremamente eficiente para sua marca. Afinal, como muitas ferramentas disponíveis no mercado, ela é muito eficaz se usada da maneira correta.

Quer saber mais sobre a importância, os benefícios e como começar a fazer content atomization de forma correta? Então, siga conosco neste artigo e mantenha-se atualizado das novidades do mundo do marketing.

Tudo sobre o conceito de content atomization

O termo foi criado por Todd Defren, Ex-cofundador e CEO da SHIFT Communications, e é uma abordagem que grandes marcas e corporações (do mundo todo) usam para fazer o conteúdo render mais.

De forma simplificada, o content atomization tem como principal objetivo obter o máximo de informações que um conteúdo mais longo possa oferecer. E a partir disso, segmentá-lo em ideias e, claro, conteúdos adicionais. Conteúdos como, por exemplo:

  • Artigo para blog;
  • E-book;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Quizzes;
  • Podcasts;
  • Posts nas redes sociais.

Com isso, sua empresa consegue estar em muitos lugares, com conteúdos de qualidade que são ricos e ainda podem se complementar. Mas vale destacar aqui que o content atomization não significa literalmente pegar um conteúdo inicial e dividi-lo. Afinal, isso pode criar problema no SEO de conteúdo duplicado.

A ideia desta estratégia é reaproveitar ideias e temas, não o conteúdo em si. Dessa forma, as ideias e temáticas são exploradas de diversos ângulos e em diversos formatos.

Vantagens da estratégia de content atomization

Os benefícios do content atomization não se resumem apenas a diversidade de conteúdos que podem ser criados a partir de uma ideia e um tema, há outras vantagens que incluem:

  • Conquista de autoridade no mercado;
  • Alcance maior de público em diferentes lugares;
  • Mais eficiência na hora de construir um calendário editorial;
  • Otimização de tempo no processo de produzir conteúdo;
  • Produção de conteúdos segmentados, mas que também podem se complementar.

5 passos para implementar a estratégia de content atomization nos seus negócios

Agora que você já viu a importância e as vantagens de usar essa técnica, que tal dar os primeiros passos para implementá-la? Assim como diversas ferramentas e estratégias, é preciso ter em mente que é um processo, e os resultados não virão do dia para a noite.

Por isso, é essencial seguir os passos, fazer um trabalho de manutenção e monitoramento constante para que o content atomization tenha resultados significativos para a sua empresa.

1 – Defina a temática principal

Nessa etapa é preciso pensar no sentido macro, no famoso topo do funil. Então pense em um tema que pode ser abordado de diferentes formas, por diferentes ângulos.

2 – Pesquise mais informações sobre o tema

Para que os materiais sejam desenvolvidos da maneira mais apropriada é preciso pesquisar, ter dados e informações relevantes para tornar o conteúdo cada vez mais interessante para o público

3 – Produza e divulgue!

Com as informações em mãos chegou a hora de fazer os conteúdos! Além disso, de nada adianta conteúdos ricos e publicados se não houver uma divulgação adequada. Então não esqueça de divulgar também.

4 – Faça análises constante dos resultados

É importante averiguar se a forma como sua empresa está aplicando o content atomization está, de fato, obtendo os resultados esperados.

5 – Conte com uma empresa especializada em marketing de conteúdo

Todo esse trabalho pode fazer a diferença no reconhecimento da sua marca. No entanto, de nada adianta se não for um trabalho feito por quem entende da questão. Por isso, conte com profissionais da comunicação que são experts em marketing de conteúdo.

Content atomization também é assunto da Mali Content!

Gostou de saber um pouco mais sobre content atomization e como ela pode ajudar nos seus negócios? Então continue acompanhando a Mali Content, sempre com um conteúdo interessante que pode fazer a diferença na sua empresa. Explore nosso site e venha tirar suas dúvidas conosco.

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