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Como ter uma estratégia de Outreach Marketing para sua empresa?

Mesmo não sendo exatamente uma novidade, o outreach marketing também se mostra uma tendência quando o assunto é posicionamento de marca. Seu objetivo é trabalhar a imagem do seu negócio diante das pessoas, do público, e das organizações que podem ajudar nesse aumento de reconhecimento.

Hoje em dia, estratégias como essa se relacionam muito com o conceito de marketing de influência. Ou seja, o uso de influencers como embaixadores da sua marca, e também organizações que podem disseminar o seu negócio no mercado.

Na estratégia de outreach marketing, (em sua tradução: marketing de alcance), o objetivo é melhorar o relacionamento da sua empresa com os grupos citados acima. Dessa forma sua marca conquista embaixadores, defensores e, assim, o nome da sua organização alcança novos níveis de reconhecimento.

E reconhecimento gera resultados? Claro que sim! Quem não é visto, não é lembrado. Até mesmo negócios que são extremamente nichados precisam se posicionar no mercado, ter autoridade e a prova social da sua eficácia.

Quer saber mais sobre a estratégia de outreach marketing, sua importância e benefícios? Então siga conosco neste artigo e não perca nenhuma atualização sobre as tendências do marketing digital.

Importância e benefícios de usar a estratégia de outreach marketing

Assim como muitos recursos desse universo de marketing digital, esse marketing de alcance está classificado como uma estratégia. Isso porque, não é uma coisa que sua empresa vai fazer uma vez e aguardar resultados. É preciso planejamento, estudo, seguir etapas e, claro, monitorar os resultados.

O outreach marketing se caracteriza como o processo de se posicionar por meio de táticas de marketing de influenciadores, sejam eles pessoas ou empresas. Sendo assim, o primeiro passo é criar essa conexão e depois continuar a desenvolver um trabalho para fortalecer essa relação e saber trabalhar com ela.

Os benefícios dessa estratégia realizada de forma correta e consciente incluem:

  • Construir relacionamentos e colaborações poderosos e que possuem potencial de gerar resultados;
  • Elevar a reputação online do seu negócio;
  • Melhorar cada vez mais a qualidade dos conteúdos criados pela sua empresa;
  • Entender mais sobre as abordagens de marketing personalizadas;
  • Impulsionar seu ranqueamento em SEO.

Além disso, ao fazer um outreach marketing de qualidade e bem estruturado, sua empresa ganha mais autoridade no mercado e a expertise para continuar fazendo um bom trabalho com essa técnica.

Confira algumas formas de utilizar a estratégia de outreach marketing

Para que seu marketing de alcance, de fato, alcance os influenciadores e as organizações que podem atrair seu cliente ideal, é preciso jogar em várias frentes. Por isso, seja a seguir algumas dicas de como desenvolver esse trabalho:

  • Use o e-mail marketing: essa tática envolve se posicionar diante do público. Isso porque, o e-mail marketing é uma ferramenta mais personalizada, que sua empresa envia já para um público direcionado;
  • Experimente diferentes formatos visuais: para atrair e engajar influenciadores, é importante diversificar os recursos visuais de comunicação. Afinal, um influenciador quer trabalhar com uma marca articulada. Por isso, use fotos, vídeos, infográficos, e tudo que possa criar mais conexão com quem você deseja trabalhar;
  • Faça uma abordagem: é muito comum que sua empresa nem tente fazer uma abordagem por achar que não vai funcionar. Portanto, não deixe de abordar! Procure grandes nomes do seu nicho e faça sua tentativa, não há outreach marketing se sua empresa não der os primeiros passos;
  • Aproveite os eventos para networking: os relacionamentos são fortalecidos, muitas vezes, nessas trocas em eventos (online ou presenciais). Por isso, aproveite o networking.

6 passos para construir um planejamento sólido de outreach marketing

Como já frisamos ao longo deste artigo, essa estratégia requer um planejamento, precisará seguir um processo. Por isso, observar e conduzir etapas com atenção é o diferencial para um marketing de alcance ser bem-sucedido.

Então, veja a seguir 6 passos para construir um planejamento sólido de outreach marketing:

1 – Conte com a expertise de especialistas da comunicação

Sua empresa pode ter o melhor produto ou serviço, pode ter um potencial gigantesco, mas muitas vezes não tem o know how para chegar até os influenciadores. Por isso, conte com uma empresa de comunicação que pode te ajudar a trilhar nesse caminho.

2 – Identifique os influenciadores certos

Para que isso aconteça, é preciso estudar bem o seu negócio, seu produto e o que sua marca pode oferecer ao público. A partir daí será possível fazer uma pesquisa mais consciente no mercado de influenciadores e identificar qual será mais impactante na sua estratégia de outreach marketing.

3 – Invista em mensagens impactantes para o primeiro contato

Influenciadores geralmente são bombardeados com propostas de parcerias. Para que a sua seja notada é preciso elaborar mensagens impactantes para causar uma boa impressão no primeiro contato.

4 – Personalize sua abordagem

Essa dica serve para todo o universo de marketing digital, e serve mais ainda para o outreach marketing. Personalizar sua abordagem aumenta suas chances de se conectar com as pessoas ou organizações que deseja firmar uma parceria.

5 – Faça o follow-up das suas fontes influentes

Realizar um bom primeiro contato não é garantia de uma parceria duradoura. Sendo assim, acompanhe o influenciador, veja de perto seu trabalho, mostre que sua empresa entende o que ele faz e valoriza isso.

6 – Avalie os resultados

Com as parcerias firmadas e o trabalho fluindo, não deixe de acompanhar ativamente os resultados. Confira o que está funcionando, o que pode melhorar, os pontos de atenção, o que o público tem notado e o que estão demandando. Outreach marketing é uma estratégia que precisa de manutenção para que continue funcionando.

Outreach marketing também é assunto da Mali Content!

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