Construa a melhor estratégia de conteúdo Instagram

Já passou a época de achar que um bom post no Instagram é só uma imagem bonita com várias hashtags. Afinal, a plataforma tem mais de 1 bilhão de acessos mensais. Com isso, se tornou uma rede social de grande comunicação e alcance, atraindo cada vez mais marcas e profissionais.

Essa popularização fez com que agências e profissionais começassem a explorar a rede e elaborar estratégias de conteúdo Instagram. Essas estratégias ajudam a aproveitar todos os recursos da plataforma. Além de alcançar o público-alvo, entregar valor para as pessoas e aproximar a empresa do potencial cliente, construindo contato e relevância.

Para saber como montar a melhor estratégia de conteúdo para Instagram, acompanhe algumas dicas que separamos para você!

Defina o tipo do seu perfil para estratégia de conteúdo instagram

Antes de começar a postar, você precisa construir um perfil pessoal ou comercial. Assim, você tem acesso à ferramentas diferentes de acordo com o tipo de perfil, ajudando a atingir os objetivos da marca ou do profissional.

Vale dizer que o perfil comercial possui mais alternativas. Como exemplo:

  • Os seguidores podem entrar em contato diretamente com a página do Instagram;
  • Você tem acesso aos dados sobre o público mais engajado na sua conta;
  • É possível criar e publicar anúncios sem precisar as ferramentas publicitárias do Facebook e muito mais.

Ao definir o tipo de perfil da sua conta, continue a criação do seu usuário e deixe ele bem explicativo. Lembre-se que o feed do Instagram é a porta de entrada da sua empresa ou serviços, então deixe a descrição completa e, ao mesmo tempo, fácil de entender, com informações como:

  • O que a empresa ou profissional oferece;
  • Datas e horários de funcionamento;
  • Maneira de entrar em contato;
  • Link para o site ou plataforma para conhecer mais informações.

Pense na estratégia de uso do Instagram

Assim como outras plataformas, o Instagram deve ser pensado de acordo com o seu público e objetivos. Com isso, construa uma estratégia pensando nos vários formatos de conteúdos que a rede social oferece, como vídeos, textos informativos, posts reflexivos, stories, reels e outras que trazemos no próximo tópico, entendendo maneiras de atingir o potencial cliente.

Se em um blog, por exemplo, você planeja conteúdos frios, mornos e quentes, no Instagram é a mesma coisa. Assim, defina momentos de postagem para cada conteúdo e possíveis temas, assuntos e CTAs, pensando na construção da relação com os seguidores, potenciais clientes.

Produza conteúdo relevante

Assim como um artigo deve ser relevante para o Google oferecê-lo para as pessoas, os posts também devem seguir esse ponto. Quanto mais autoral o conteúdo, mais o público do Instagram interage, comenta, salva…

Assim, para uma boa estratégia de conteúdo Instagram, separe diversas ideias e já programe posts para 1 ou 2 semanas, se adiantando com as publicações.

Varie os formatos e tipos das postagens

Há diversas opções de postagens que podem atrair pessoas. Claro que toda página deve ter uma identidade visual e conteúdo consistente, porém, você pode variar formatos de posts mantendo essa identidade.

Alguns exemplos são:

  • Posts com imagens retangulares;
  • Vídeos no IGTV ou Reels;
  • Posts com imagens relacionadas ao conteúdo;
  • Posts com imagens informativas;
  • Posts com carrossel de imagens;
  • Posts com foco na imagem e legenda apenas com CTA.

Esses são apenas alguns formatos que podem ser trabalhados, então invista na criatividade!

Aposte em imagens de qualidade

Quando você está rolando o feed, a imagem fica em destaque e é um dos principais pontos de atenção no Instagram. Assim, invista em fotos e ilustrações em alta qualidade e criativas, que chamem a atenção do público.

Outra opção é usar imagens informativas, com parte do conteúdo na imagem, seja uma frase, dados ou informações relevantes para os seguidores.

Construa CTAs interativos

“Curta este post”, “comente abaixo”, “salve o post e mande para seus amigos.” Esses e outros CTAs podem ajudar no engajamento da conta. Assim, além de motivar os seus seguidores a fazerem uma ação específica, você constrói relação a partir do conteúdo.

Foque no engajamento de acordo com estratégia de conteúdo instagram

Assim como qualquer outra rede SOCIAL, o Instagram é uma plataforma de engajamento, interação e comunicação entre os seguidores e a empresa ou especialista. Dessa maneira, o engajamento deve ser foco, com ações recorrentes como:

  • Respostas de comentários de maneira relevante, puxando assunto, perguntando sobre a experiência da pessoa com aquele conteúdo e interagindo.
  • Publicação de stories mais autorais, com momentos do dia a dia na empresa, making off e fotos ou postagens mais informais que vão permanecer 24h ativas;
  • Respostas no direct com pessoas que se interessaram pela sua página, precisam tirar dúvidas ou apenas contatar o lugar.

Lembre-se que você não precisa ficar 24h por dia respondendo mensagens e interagindo, mas é importante tirar um tempinho diário para isso.

Aproveite as novas ferramentas

O lançamento de novas ferramentas no Instagram é feito com o intuito de popularizar as novas funções. Assim, a própria plataforma incentiva o uso dessas ferramentas e aumenta o alcance orgânico a partir disso.

Um exemplo é o Reels, opção de vídeos rápidos e temporários que está popularizando no Instagram. Essa ferramenta está sendo priorizada na rede social, então muitas empresas e profissionais estão mesclando os conteúdos junto com as opções do Reels.

Mensure e acompanhe os resultados

Por fim, uma última dica é sempre acompanhar os resultados e conferir se a estratégia de conteúdo Instagram está dando certo. Para isso, é possível aproveitar os próprios dados da rede social e identificar o público atingido, o engajamento em cada publicação, o crescimento da página etc.

Esse acompanhamento ajuda a entender quais ajustes são necessários na página, identificando pontos de melhoria e estratégias que funcionam.

Sei que todos esses pontos parecem complicados de implementar em um primeiro instante. Porém, a plataforma pode ser testada pouco a pouco e o trabalho vai se adaptando de acordo com os objetivos. Além disso, claro que um trabalho 100% profissional e focado na rede social pode ser feito por agências de conteúdo e marketing, que pode auxiliar com consultorias ou mesmo oferecendo o trabalho em si.

Para conhecer ainda mais sobre outras plataformas e redes sociais, que tal acompanhar um infográfico completinho sobre LinkedIn e as possibilidades da rede? Clique aqui e garanta o seu!

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Na hora de produzir conteúdo para o site e as redes sociais da sua organização, a maioria dos diretores e…
Segmentação de público-alvo: saiba sua importância e como defini-lo

Segmentação de público-alvo: saiba sua importância e como defini-lo

Quem tem uma empresa, sabe que ter seu público definido é de extrema importância para o presente e, principalmente, futuro…
Inteligência artificial no marketing digital: usos e benefícios

Inteligência artificial no marketing digital: usos e benefícios

A máxima que o futuro já chegou nunca foi mais verdadeira e atual. Todos os dias a tecnologia apresenta inovações…
Entenda a importância de feedback do cliente e saiba como aproveitá-lo

Entenda a importância de feedback do cliente e saiba como aproveitá-lo

Um dos recursos mais importantes para guiar futuras estratégias de marketing, vendas e novos negócios é o feedback do cliente.…
SEO para Youtube: saiba como otimizar vídeos de acordo com os mecanismos de busca

SEO para Youtube: saiba como otimizar vídeos de acordo com os mecanismos de busca

Não é novidade que os vídeos vêm ganhando cada vez mais destaque quando o assunto é produção de conteúdo. Dessa…
Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

No que se refere a estratégias para divulgação e vendas, a todo momento surge algo novo. Ou até mesmo, algo…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!