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Construa a melhor estratégia de conteúdo Instagram

Já passou a época de achar que um bom post no Instagram é só uma imagem bonita com várias hashtags. Afinal, a plataforma tem mais de 1 bilhão de acessos mensais. Com isso, se tornou uma rede social de grande comunicação e alcance, atraindo cada vez mais marcas e profissionais.

Essa popularização fez com que agências e profissionais começassem a explorar a rede e elaborar estratégias de conteúdo Instagram. Essas estratégias ajudam a aproveitar todos os recursos da plataforma. Além de alcançar o público-alvo, entregar valor para as pessoas e aproximar a empresa do potencial cliente, construindo contato e relevância.

Para saber como montar a melhor estratégia de conteúdo para Instagram, acompanhe algumas dicas que separamos para você!

Defina o tipo do seu perfil para estratégia de conteúdo instagram

Antes de começar a postar, você precisa construir um perfil pessoal ou comercial. Assim, você tem acesso à ferramentas diferentes de acordo com o tipo de perfil, ajudando a atingir os objetivos da marca ou do profissional.

Vale dizer que o perfil comercial possui mais alternativas. Como exemplo:

  • Os seguidores podem entrar em contato diretamente com a página do Instagram;
  • Você tem acesso aos dados sobre o público mais engajado na sua conta;
  • É possível criar e publicar anúncios sem precisar as ferramentas publicitárias do Facebook e muito mais.

Ao definir o tipo de perfil da sua conta, continue a criação do seu usuário e deixe ele bem explicativo. Lembre-se que o feed do Instagram é a porta de entrada da sua empresa ou serviços, então deixe a descrição completa e, ao mesmo tempo, fácil de entender, com informações como:

  • O que a empresa ou profissional oferece;
  • Datas e horários de funcionamento;
  • Maneira de entrar em contato;
  • Link para o site ou plataforma para conhecer mais informações.

Pense na estratégia de uso do Instagram

Assim como outras plataformas, o Instagram deve ser pensado de acordo com o seu público e objetivos. Com isso, construa uma estratégia pensando nos vários formatos de conteúdos que a rede social oferece, como vídeos, textos informativos, posts reflexivos, stories, reels e outras que trazemos no próximo tópico, entendendo maneiras de atingir o potencial cliente.

Se em um blog, por exemplo, você planeja conteúdos frios, mornos e quentes, no Instagram é a mesma coisa. Assim, defina momentos de postagem para cada conteúdo e possíveis temas, assuntos e CTAs, pensando na construção da relação com os seguidores, potenciais clientes.

Produza conteúdo relevante

Assim como um artigo deve ser relevante para o Google oferecê-lo para as pessoas, os posts também devem seguir esse ponto. Quanto mais autoral o conteúdo, mais o público do Instagram interage, comenta, salva…

Assim, para uma boa estratégia de conteúdo Instagram, separe diversas ideias e já programe posts para 1 ou 2 semanas, se adiantando com as publicações.

Varie os formatos e tipos das postagens

Há diversas opções de postagens que podem atrair pessoas. Claro que toda página deve ter uma identidade visual e conteúdo consistente, porém, você pode variar formatos de posts mantendo essa identidade.

Alguns exemplos são:

  • Posts com imagens retangulares;
  • Vídeos no IGTV ou Reels;
  • Posts com imagens relacionadas ao conteúdo;
  • Posts com imagens informativas;
  • Posts com carrossel de imagens;
  • Posts com foco na imagem e legenda apenas com CTA.

Esses são apenas alguns formatos que podem ser trabalhados, então invista na criatividade!

Aposte em imagens de qualidade

Quando você está rolando o feed, a imagem fica em destaque e é um dos principais pontos de atenção no Instagram. Assim, invista em fotos e ilustrações em alta qualidade e criativas, que chamem a atenção do público.

Outra opção é usar imagens informativas, com parte do conteúdo na imagem, seja uma frase, dados ou informações relevantes para os seguidores.

Construa CTAs interativos

“Curta este post”, “comente abaixo”, “salve o post e mande para seus amigos.” Esses e outros CTAs podem ajudar no engajamento da conta. Assim, além de motivar os seus seguidores a fazerem uma ação específica, você constrói relação a partir do conteúdo.

Foque no engajamento de acordo com estratégia de conteúdo instagram

Assim como qualquer outra rede SOCIAL, o Instagram é uma plataforma de engajamento, interação e comunicação entre os seguidores e a empresa ou especialista. Dessa maneira, o engajamento deve ser foco, com ações recorrentes como:

  • Respostas de comentários de maneira relevante, puxando assunto, perguntando sobre a experiência da pessoa com aquele conteúdo e interagindo.
  • Publicação de stories mais autorais, com momentos do dia a dia na empresa, making off e fotos ou postagens mais informais que vão permanecer 24h ativas;
  • Respostas no direct com pessoas que se interessaram pela sua página, precisam tirar dúvidas ou apenas contatar o lugar.

Lembre-se que você não precisa ficar 24h por dia respondendo mensagens e interagindo, mas é importante tirar um tempinho diário para isso.

Aproveite as novas ferramentas

O lançamento de novas ferramentas no Instagram é feito com o intuito de popularizar as novas funções. Assim, a própria plataforma incentiva o uso dessas ferramentas e aumenta o alcance orgânico a partir disso.

Um exemplo é o Reels, opção de vídeos rápidos e temporários que está popularizando no Instagram. Essa ferramenta está sendo priorizada na rede social, então muitas empresas e profissionais estão mesclando os conteúdos junto com as opções do Reels.

Mensure e acompanhe os resultados

Por fim, uma última dica é sempre acompanhar os resultados e conferir se a estratégia de conteúdo Instagram está dando certo. Para isso, é possível aproveitar os próprios dados da rede social e identificar o público atingido, o engajamento em cada publicação, o crescimento da página etc.

Esse acompanhamento ajuda a entender quais ajustes são necessários na página, identificando pontos de melhoria e estratégias que funcionam.

Sei que todos esses pontos parecem complicados de implementar em um primeiro instante. Porém, a plataforma pode ser testada pouco a pouco e o trabalho vai se adaptando de acordo com os objetivos. Além disso, claro que um trabalho 100% profissional e focado na rede social pode ser feito por agências de conteúdo e marketing, que pode auxiliar com consultorias ou mesmo oferecendo o trabalho em si.

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