O que é Inbound Marketing? Conheça o Marketing de Atração!

o que é inbound marketing

Entender o que é Inbound Marketing começa com a quebra do (pré)conceito de que ações de Marketing devem ser extremamente ativas e até agressivas para atingir o cliente. Com o Inbound Marketing, a ideia é produzir conteúdos que alcancem o potencial consumidor e, a partir disso, conquistar a permissão para se comunicar com ele.

Assim, a estratégia foca na atração do cliente até a sua empresa, ao invés de focar no movimento contrário. Quer conhecer mais profundamente sobre o assunto? Continue lendo e confira!

Origem do Inbound Marketing

O termo Inbound Marketing começou a ser divulgado pelo cofundador da empresa Hubspot, Brian Halligan. Porém, os princípios do Inbound já se desenvolvem há décadas, sendo visto no livro “Permission Marketing” de Seth Godin, publicado em 1999, em que ele detalha os conceitos do Marketing de Permissão, mostrando muitos pontos em comum com o Inbound Marketing.

Esse momento mostra como a internet foi um ponto de ruptura nas estratégias de Marketing. Com a presença digital, o potencial cliente possui mais poder de escolha em relação aos conteúdos que consome. Assim, oferecer algo de real interesse do consumidor se tornou uma ponte atrativa entre cliente e empresa, focando na atração e conquista do consumidor.

Diferença entre Inbound e Outbound Marketing

Para ficar ainda mais claro, podemos comparar o Inbound com o Outbound Marketing, uma estratégia bem conhecida. Para entender melhor, confira essas diferenças abaixo:

Principais pontos do Inbound Marketing

O Inbound Marketing trabalha com o princípio de oferecer conteúdos relevantes para que potenciais clientes iniciem contato com a empresa. Assim, o relacionamento inicial é menos agressivo e mais natural, porém, um processo contínuo que exige muita estratégia.

Com isso, os principais pontos do Inbound são:

  • Comunicação aberta e bilateral: tanto a empresa quanto o cliente participam da comunicação, construindo relações;
  • Interação contínua: o Inbound Marketing trabalha com conteúdos de acordo com a fase do funil de venda, considerando atração, conversão e venda. Isso faz com que a interação com o cliente seja contínua até que a venda seja efetivada ou não, oferecendo conveniência;
  • Engajamento: a comunicação no Inbound Marketing é contínua e menos agressiva, isso faz com que o engajamento seja maior e as pessoas procurem o contato com a empresa, sem serem impactadas por anúncios de venda sem sentido para o momento.

Principais pontos do Outbound Marketing

O Outbound Marketing é um conjunto de ações mais ativas focadas na venda. Como exemplo, os anúncios são as estratégias mais comuns, sejam anúncios digitais ou não. Assim, os principais pontos com o Outbound Marketing são:

  • Comunicação unilateral: geralmente o Outbound trabalha com ofertas, anúncios, publicações de vendas em que a empresa oferece algo para o consumidor, uma comunicação unilateral;
  • Anúncios em massa: os anúncios podem ser direcionados para grande audiência, mesmo que o público atingido não seja o ideal
  • Menor engajamento: a relação com o público pelo Outbound Marketing é mais direta e sem interação por parte do cliente, fazendo com que o engajamento seja menor.

A diferença das duas estratégias é clara. Mas, vale pontuar que o Outbound Marketing pode ser bem aplicado em etapas em que os clientes já estão próximos da compra. Assim, você pode unir ambas as ações, contanto que considere a estratégia pensada para o seu negócio.

Benefícios do Inbound Marketing

Agora que você entendeu melhor o que é Inbound Marketing, vamos entender os principais benefícios das ações, que podem ser exemplificados em:

Alcance do público ideal

Com o conteúdo segmentado, o alcance do público que realmente se interessa pelo seu negócio é maior. Afinal, a produção de conteúdo tem foco na persona e na etapa de funil do potencial cliente, ampliando o alcance da empresa e segmentando para o cliente ideal.

Aumento da visibilidade da marca

A internet está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Assim, com o Inbound Marketing, a sua empresa pode chegar em outro estado ou mesmo país, tudo a partir de um click.

Isso promove o crescimento e visibilidade da marca, que se expande, também, através no meio virtual.

Alinhamento entre Marketing e Vendas

O Inbound Marketing trabalha com as etapas de venda de acordo com a jornada do usuário. Assim, é mais fácil entender qual o momento do consumidor dentro da estratégia de Marketing, entendendo o momento ideal para passar esse cliente para a equipe de vendas.

Ações estratégicas

Por fim, um outro benefício é fazer com que as iniciativas da empresa sejam estratégicas, pensando em objetivos bem definidos. Isso faz com que o Marketing atue pensando nessas metas, sem demandar tempo, equipe e esforços desnecessários.

Tudo é pensado com base em um planejamento detalhado que pode ser feito, por exemplo, com agências especialistas em Inbound Marketing. Essas agências consideram desde os processos do cliente até as possibilidades dentro dos objetivos, prazos e necessidades destacadas. Assim, constroem uma estratégia inteligente para criar relação com o consumidor ideal.

Quer entender melhor como uma agência que foca em trabalhos de Inbound Marketing e conteúdo digital para a sua empresa? Entre em contato com a Mali e converse com o nosso time!

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