A importância do Marketing Digital em tempos de pandemia

marketing digital pandemia

O Marketing Digital em tempos de pandemia surgiu como uma alternativa para pessoas que adequaram os hábitos de consumo e empresas que precisaram reestruturar as estratégias de venda.

Com o isolamento social e as lojas fechadas, muitas ações de marketing foram equivocadas. Porém, o Marketing Digital surgiu como uma oportunidade para se conectar com os clientes, desenvolver posicionamento estratégico e inúmeras outras ações que ajudam empresas e consumidores.

Quer saber mais sobre o papel do Marketing Digital na pandemia? Acompanhe!

O que é e como funciona o Marketing Digital?

Antes de tudo, vamos entender o que é Marketing Digital e como ele funciona. O Marketing Digital é, em resumo, um conjunto de ações da empresa por meio de mídias digitais.

Como exemplo, algumas ações são:

  • Marketing de conteúdo;
  • Estruturação do site com foco em SEO;
  • Estratégias de e-mail marketing;
  • Planejamento de conteúdos para blogs e redes sociais;
  • Testes com o usuário;
  • Desenvolvimento de conteúdos em outros formatos, como vídeo e imagem;
  • Campanhas pagas e outras opções exploradas no mercado.

Porém, não é apenas um post nas redes sociais ou uma publicação isolada no blog. O Marketing Digital promove produtos e serviços da empresa. Isso, além de divulgá-la com o objetivo de atingir potenciais clientes, se comunicar com o público mais assertivamente, se lançar como referência etc.

A maneira de atingir esses objetivos está sempre mudando e se adaptando. Afinal, com o foco no digital, o Marketing precisa considerar tendências, novas ferramentas e canais, maneiras inovadoras de atingir o público e, claro, o momento daqueles clientes.

Como usar o Marketing Digital em tempos de pandemia?

Com a Covid-19, o Marketing Digital se destacou como estratégia. Afinal, o foco no digital e no online é grande e muitas marcas e pessoas migraram ações cotidianas para as ações online.

A pandemia mostrou que empresas que não estão se adequando ao digital se tornam obsoletas. Assim, algumas maneiras de aproveitar o que o Marketing Digital em tempos de pandemia pode oferecer são relacionadas à ações como:

Entender o comportamento do consumidor

O Marketing Digital considera o comportamento do consumidor antes de definir estratégicas. Assim, com a pandemia, muitas pessoas migraram para o delivery, por exemplo, trocando a ida ao mercado, à farmácia, aos restaurantes e lojas.

Alinhar a marca com tendências do mercado

A partir do comportamento do consumidor e tendências do mercado, o trabalho com foco no digital é no alinhamento entre o que os clientes precisam e como a marca pode oferecer.

Assim, durante a pandemia, vemos muitas empresas se adaptando de acordo com as necessidades das pessoas e mostrando isso nas ações de marketing. Como exemplo, o Mercado Livre trocou o logo onde existia o tradicional aperto de mãos. E, no lugar, colocou dois braços se cumprimentando com os cotovelos.

Além disso, muitos lugares adequaram os serviços para delivery e divulgaram essa transformação a partir do Marketing Digital. Dessa maneira, focaram em chegar até as pessoas durante o isolamento.

Impulsionar vendas e serviços

Outro benefício que o Marketing Digital em tempos de pandemia pode oferecer é o impulsionamento de vendas. Afinal, o Marketing tem ferramentas que ajudam a destacar serviços e produtos.

Com as páginas web, redes sociais e plataformas digitais bem posicionadas, é possível trabalhar os anúncios de maneira mais eficaz. Com isso, a empresa pode executar links e posts patrocinados para atingir o público, com foco nas dores da persona.

Alcançar a persona

Por fim, outro exemplo do trabalho do Marketing Digital na pandemia é o alcance da persona a partir da produção de conteúdo. A persona é uma representação do cliente ideal da empresa, assim, quando o foco é nela, a chance de fechar negócio é maior.

Com o Marketing Digital, você pode desenhar todas as estratégias da marca de acordo com a persona, focando no cliente ideal.

Todos esses pontos mostram como o Marketing Digital pode ser uma boa solução em tempos de pandemia. Um exemplo foi a startup Smartrips, do ramo de viagens, que cresceu 10 vezes mais durante a pandemia enquanto outras empresas de viagem estão à beira da falência.

A Smartrips criou plataformas personalizadas para pessoas que precisavam fazer viagens de negócio. Assim, adequaram o seu posicionamento para atender o público rotineiro (mais jovens e com foco turístico) e este novo segmento.

Essa ação estratégica foi combinada com a criação de novos canais e segmentação. Isso permitiu que o Marketing Digital assumisse um papel inovador em meio à pandemia.

Quais os benefícios da estratégia digital?

Além dos pontos anteriores, o Marketing digital em tempos de pandemia pode trazer benefícios que continuam mesmo depois do isolamento. Como exemplo, alguns pontos interessantes são:

Adaptação ao mercado

A presença digital já era importante mesmo antes da Covid-19. Assim, as marcas estão migrando para o mundo digital e aproveitando os benefícios da internet. Assim, o Marketing Digital traz essa adaptação de acordo com as transições, permitindo que a empresa esteja em vários canais de comunicação

Acompanhamento do público-alvo

Muitas pessoas estão optando pelas compras online, os cursos digitais e opções confortáveis para o momento de isolamento. Assim, acompanhar como o público está se comportando, quais os canais de acesso e preferências é essencial para saber em quais ações investir.

O Marketing Digital trabalha com essa pesquisa justamente para definir ações compatíveis, identificando canais estratégicos para a marca.

Crescimento online

Quando a empresa começa a investir no mundo online, ela começa a mostrar produtos e serviços para mais pessoas, se posicionar melhor, atrair público e, consequentemente, ter maior alcance para novos clientes.

Canais diversos para atração

Este item está relacionado ao anterior. Afinal, a partir do momento em que a empresa cresce no meio digital, as estratégias de marketing podem ser aplicadas.

Como exemplo, a empresa pode começar a ter maior presença digital a partir do momento em que estrutura o site, constrói uma estratégia de publicações no blog ou se posiciona nas redes sociais. Além disso, é possível trabalhar com mídias pagas e mais atrativas. Alguns exemplos são o Google Ads, Facebook Ads e outras opções para atrair clientes e expor positivamente a marca.

Assim, o Marketing Digital em tempos de pandemia une a necessidade da presença digital e as demandas do público com as oportunidades dentro do mundo virtual. Dessa maneira, é possível explorar as melhores possibilidades para o negócio e para os clientes.

Gostou de ler esse artigo sobre Marketing Digital em tempos de pandemia? Aproveite para entrar em contato com a equipe MALI e converse sobre as necessidades da empresa. Estamos aqui sempre prontos para te ajudar!

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Na hora de produzir conteúdo para o site e as redes sociais da sua organização, a maioria dos diretores e…
Segmentação de público-alvo: saiba sua importância e como defini-lo

Segmentação de público-alvo: saiba sua importância e como defini-lo

Quem tem uma empresa, sabe que ter seu público definido é de extrema importância para o presente e, principalmente, futuro…
Inteligência artificial no marketing digital: usos e benefícios

Inteligência artificial no marketing digital: usos e benefícios

A máxima que o futuro já chegou nunca foi mais verdadeira e atual. Todos os dias a tecnologia apresenta inovações…
Entenda a importância de feedback do cliente e saiba como aproveitá-lo

Entenda a importância de feedback do cliente e saiba como aproveitá-lo

Um dos recursos mais importantes para guiar futuras estratégias de marketing, vendas e novos negócios é o feedback do cliente.…
SEO para Youtube: saiba como otimizar vídeos de acordo com os mecanismos de busca

SEO para Youtube: saiba como otimizar vídeos de acordo com os mecanismos de busca

Não é novidade que os vídeos vêm ganhando cada vez mais destaque quando o assunto é produção de conteúdo. Dessa…
Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

No que se refere a estratégias para divulgação e vendas, a todo momento surge algo novo. Ou até mesmo, algo…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!