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Monitoramento de redes sociais: conheça algumas ferramentas

Monitoramento de redes sociais é uma parte essencial do trabalho de atuação da sua empresa nas redes. Mas para fazer isso é necessário o uso de ferramentas especializadas no assunto.

A parte de monitoramento influencia diretamente no planejamento e nas estratégias futuras para as redes sociais da sua organização. Porém, antes de tudo, é importante saber do que se trata o assunto e em seguida vamos te falar as melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais.

Quer saber mais? Então, siga com a gente neste artigo.

O que é monitoramento de redes sociais?

Monitorar nada mais é do que acompanhar. Por isso, acompanhar o desempenho da sua empresa nas redes sociais nas quais vocês estão presentes.

Vale destacar que, não é porque uma rede social existe que seu negócio necessariamente precisa estar nela. É preciso analisar o que faz mais sentido para o seu nicho.

Esse tipo de questão é uma das coisas que o monitoramento de redes sociais ajuda a analisar. Isso porque esse acompanhamento constitui a base de todo o trabalho de análise e interpretação de dados (o que também é chamado de social listening). O monitoramento detecta coisas como:

  • O que é falado sobre sua organização nas redes;
  • O que é falado, o quanto é comprado/consumido dos seus produtos e serviços;
  • Resultados de engajamento do público;
  • Satisfação dos usuários com a sua marca.

Saber de todas essas coisas é de extrema importância para nortear os trabalhos seguintes. Ainda mais em um mercado que está constantemente mudando e se inovando. Portanto, acompanhar o comportamento dos consumidores é tarefa fundamental para o sucesso dos negócios.

Tipos de monitoramento de redes sociais

Quando falamos de redes sociais estamos falando de um ecossistema vasto e que nos dá até a impressão de ser infinito. Por isso, na hora de monitorar é preciso ir com foco, porque as informações que chegam são muitas!

Ao buscar ferramentas de monitoramento de redes sociais, é necessário ter em mente o que sua empresa pretende acompanhar. Pois, os tipos de monitoramento podem ser:

  • Canais oficiais da empresa: comentários, mensagens inbox e directs;
  • Palavras-chave relacionadas a empresa, ao nicho dos negócios, variações e concorrentes;
  • Pessoas influentes no segmento;
  • Clientes chaves, potenciais clientes e “haters” da marca;
  • Metadados de posts: localização, hashtags, gênero, entre outros.

Detectar, analisar e aplicar!

Ao fazer o uso correto das ferramentas de monitoramento de redes sociais e, de fato, detectar todas as informações citadas no tópico anterior, chegou a hora de aplicar uma estratégia.

Isso porque de nada adianta detectar, analisar, ver o que está indo bem e o que pode melhorar e nada fazer sobre isso. Portanto, os dados servem para munir e basear novas estratégias de marketing de conteúdo da sua empresa.

Através do monitoramento de redes sociais é possível ver qual tom funciona melhor com seus clientes nas redes sociais. Por isso, caso o tom atual não seja o mais indicado, comece a mudar. Testar também é fundamental.

O monitoramento também permite avaliar o que causa mais engajamento no feed, se é foto, vídeo, reels etc. Após fazer essa identificação, invista em uma estratégia que privilegie e use de forma inteligente o formato que traz mais engajamento.

Percebe como o monitoramento de redes sociais é uma tarefa essencial para o crescimento da sua marca no mundo digital? Então chegou a hora de conhecer algumas ferramentas para identificar esses pontos da melhor forma.

Ferramentas de monitoramento de redes sociais

Para realizar um bom trabalho de detecção e análise para depois criar uma boa estratégia de aplicabilidade, é preciso boas ferramentas de monitoramento de redes sociais. Veja algumas disponíveis no mercado.

mLabs

Quem trabalha com redes sociais no Brasil, com certeza, já ouviu falar ou trabalhou com essa ferramenta de monitoramento de redes sociais.

O mLabs possibilita agendamento de posts, responder mensagens, analisar métrica e também gera relatórios sobre o desempenho das redes sociais.

RD Station

Essa ferramenta também é bastante conhecida no marketing de conteúdo em solo nacional. Entre suas principais funções estão o agendamento de posts nas redes, monitoramento de conversões e possibilidade de integração dos dados de leads (por conta das landing pages).

Google Trends

Essa ferramenta é totalmente gratuita! Ela é extremamente útil na hora de buscar palavras-chave para nortear as estratégias de marketing e planejamento de conteúdo. Por mais que não seja especificamente de redes sociais, o Google Trends é de grande valia, já que tudo é refletido nas redes.

Google Alerts

Essa é uma ferramenta valiosa! Ela não serve apenas para monitoramento de redes sociais, mas para áreas como assessoria de imprensa também.

Ao ativar o alerta para alguns termos (nome da sua empresa, produto, serviço, concorrentes) você pode ver qualquer interação online! Inclusive interação e menções nas redes sociais, tanto da sua marca quanto na de terceiros.

Etus

O Etus possui uma importância a nível internacional. É uma das ferramentas de monitoramento de redes sociais mais usadas na América Latina.

Seu funcionamento se assemelha com o do mLabs. Na plataforma é possível agendar posts, responder mensagens inbox, gerar relatórios e analisar métricas.

Google Analytics

Essa ferramenta é mais famosa para quem trabalha com marketing digital! Ela faz análise de desempenho de sites. O que é igualmente valioso para redes sociais. Já que é possível ver quantos acessos seu site teve através das redes sociais. Uma informação que também é de grande importância para futuras estratégias.

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