Vídeo ou texto: qual o melhor formato para sua estratégia? Saiba como escolher

Conteúdo em vídeo ou texto: qual o melhor formato para sua estratégia?

Ao pensar em uma estratégia de marketing de conteúdo, o formato também deve ser pensado de acordo com a persona. Com isso, é comum surgir a dúvida: o que é melhor, conteúdo em vídeo ou texto?

O consumo de vídeo já vem ganhando espaço há alguns anos. Basta notar a quantidade de visualizações que muitas publicações têm no YouTube, principal plataforma do formato atualmente. Por isso, pensar na produção de vídeos pode ser um diferencial na estratégia de conteúdo.

Por outro lado, o velho conhecido texto, também é importante para estratégias de busca orgânica. Então, o que é melhor?  

Entenda os potenciais de cada formato e qual o melhor para sua estratégia: conteúdo em vídeo ou texto?

Os potenciais do conteúdo em texto

O Google é o principal mecanismo de busca atualmente. A partir dele é que os usuários pesquisam tudo o que desejam saber. Por isso, é o principal elemento do marketing de conteúdo, já que é capaz de gerar resultados orgânicos. 

Porém, para estar no Google (de preferência, na primeira página), é preciso seguir inúmeras regras e elementos que permitem esse ranqueamento. E a maneira mais fácil é fazer isso é a partir dos textos. Por isso, quando se fala em marketing de conteúdo e busca orgânica, o formato é o mais relevante.

Entretanto, essa não é a única possibilidade de utilizar os textos. Na verdade, é o formato mais versátil da Internet. Afinal, tudo começou com ele. 

Versatilidade

Pode reparar, todas as redes sociais têm espaço para texto na legenda ou na chamada. Isso acontece com o Facebook, Instagram, Tik Tok e até o YouTube. Ou seja, um conteúdo de texto se encaixa em praticamente todas as redes sociais, sites e plataformas da internet. 

Mais informação

O texto também é um formato que permite uma maior quantidade de informação em um só lugar. Por isso, é utilizado para os sites institucionais (que também ajudam no mecanismo de busca com as palavras-chaves certas) e também blogs ou materiais aprofundados. Na estratégia de marketing, é o que chamamos de “material rico”. 

Pode ser um checklist, uma composição de informações importantes sobre um setor ou simplesmente um ebook rápido ensinando alguma coisa. São informações que fazem sentido estar reunidas em algo escrito, pois permitem que o usuário retorne ao material sempre que quiser. 

Base de todo o conteúdo

O texto, querendo ou não, faz parte de todas as etapas de uma estratégia de marketing. Mesmo com a ascensão do vídeo, os textos continuam sendo lidos e consumidos. 

Dessa maneira, o texto até pode ser considerado ultrapassado para alguns, mas ainda faz parte de toda a comunicação online e precisa ser levado em consideração. 

Os potenciais do conteúdo em vídeo

O vídeo também é formato antigo na Internet, mas ganhou mais força principalmente depois da maior rapidez de conexão conquistada nos últimos 15 anos. Uma internet mais rápida e que pode ser acessada em qualquer lugar foi grande impulsionadora dos vídeos, já que permitiu um consumo mais fluido do conteúdo. 

Os vídeos têm o dinamismo como característica, além de serem grandes atrativos das gerações mais jovens. De acordo com artigo e pesquisa do Think With Google, a geração Z (nascidos entre 1995 e 2015) tem o formato como principal meio de informação e entretenimento. 

Explicar como fazer algo

Antes, para aprender a fazer algo manual, como trocar um chuveiro, fazer artesanato ou até mesmo cozinhar, era preciso ler textos grandes, interpretá-los e, aí sim, colocar a mão na massa – correndo o risco de ter interpretado algo da maneira errada e o resultado não sair como o esperado. 

Os vídeos aparecem como uma solução desse problema. Agora, um vídeo de menos de 5 minutos pode ensinar qualquer pessoa a trocar o chuveiro ou o pneu do carro, muito mais fácil do que ler o passo a passo por escrito. Por isso, os vídeos podem ser utilizados principalmente para essa finalidade: explicar como fazer algo de maneira mais simples. 

Explicar conceitos complexos

Ler um texto acadêmico para entender um conceito pode até funcionar, mas ver a explicação de maneira visual pode ser muito mais fácil. Isso é explicado, inclusive, pela ciência: o ser humano tem mais facilidade em entender e gravar elementos visuais. 

Por isso, quando o conteúdo a ser passado é denso ou difícil (e não precisa ser um material de apoio), os vídeos acabam sendo a melhor opção para transmitir a mensagem. 

Entretenimento como conteúdo

Outro potencial do vídeo é que o formato permite que o entretenimento vire conteúdo. Isso quer dizer que é possível pensar em maneiras mais criativas e divertidas para falar sobre um assunto, não ficando mais limitado a explicações ou conceitos. 

Esse consumo de entretenimento como conteúdo é uma mudança de comportamento também impulsionada pelas novas gerações, que esperam muito mais do que uma propaganda, mas sim algo de fato divertido e diferente.

Afinal, faço conteúdo em vídeo ou texto?

Como foi visto, tanto o vídeo quanto o texto são formatos cheios de potenciais dentro da estratégia de marketing de conteúdo. Cada um, entretanto, consegue abranger um tipo de necessidade, seja na criação de material de “consulta” e de busca (como os textos), seja no uso do entretenimento como conteúdo. 

Entretanto, dentro de uma estratégia de comunicação, mesmo que um formato tenha mais destaque do que o outro, o que mais faz diferença é a união do vídeo e do texto. Eles passam a ser complementares, e não concorrentes. O segredo está em saber qual o momento ideal de utilizar cada um deles. 

  • Texto: assuntos muito buscados no Google, materiais mais extensos e cheios de informação, conteúdo que servirá para consulta posteriormente;
  • Vídeo: para explicar o passo a passo de algo, falar sobre um conceito mais complexo ou que ofereça entretenimento ao público. 

Na hora de produzir um conteúdo, portanto, o mais importante é entender qual a dúvida do usuário, como esse questionamento será buscado no Google ou no Youtube e qual o jeito mais fácil dessa pessoa entender o conteúdo

Geralmente, soluções rápidas que não exigem explicação (como uma lista de ingredientes para uma receita) podem ser feitas em texto, enquanto conteúdos que exigem explicação detalhada (como a receita em si), têm o vídeo como maior aliado. 

Viu como pensar em um conteúdo em vídeo ou texto faz toda a diferença? É preciso pensar estrategicamente na hora de elaborar cada um dos conteúdos! Para fazer isso, conte com a MALI CONTENT para criar a sua estratégia!

Conheça nossos serviços!

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

Conheça as 4 tendências de marketing digital para 2022

Conheça as 4 tendências de marketing digital para 2022

A gente piscou e um novo ano chega em nossas portas, e com ele muitas inovações em diversos setores do…
Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Não apenas na área de marketing, mas em qualquer setor de atuação, a captação de dados é essencial para ter…
Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Festas de fim de ano são sinônimos de lucro para comerciantes de diversos setores. O espírito natalino toma conta e…
Gestão de blogs: conheça algumas ferramentas úteis para sua empresa

Gestão de blogs: conheça algumas ferramentas úteis para sua empresa

Uma das partes mais importante do site da sua empresa é o blog. Isso porque ele é um canal onde…
Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Ter a persona definida da sua marca é um dos passos fundamentais e de base de uma boa estratégia de…
Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Na hora de produzir conteúdo para o site e as redes sociais da sua organização, a maioria dos diretores e…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!