Conteúdo interativo: entenda sua relevância na estratégia de engajamento

O conceito de conteúdo interativo é algo bem simples: é todo material que possibilita a interação do internauta (no caso do marketing digital). Com isso, o aumento do engajamento acontece e, mais ainda, a base de dados da sua empresa aumenta e cada vez mais você conhece seus clientes para futuras estratégias.

Por isso, a produção de conteúdo interativo é algo indispensável na estratégia de comunicação dos seus negócios. Mas atenção: esse conteúdo não pode ser pensado e nem executado de qualquer jeito.

Quer saber mais sobre como o esse formato de conteúdo pode impactar positivamente a relação dos clientes com o seu negócio? Então siga neste artigo.

Destaque do conteúdo interativo

Por definição, o conteúdo interativo não se refere necessariamente a experiências exclusivamente online. No entanto, damos esse foco aqui porque estamos nos referindo a esse recurso aliado à estratégia de marketing digital.

Mas vale destacar que materiais com a proposta interativa podem ser no ambiente off-line, pela televisão (quando há aqueles programas que permitem o telespectador ligar), assim como na rádio também.

Por mais que fora da internet já houvesse a produção de conteúdo interativo, foi com ela que esse recurso ganhou mais destaque. Os sites, blogs e, principalmente, as redes sociais, permitiram que o usuário participe da construção do conteúdo, ofereça feedback mais rápido, enfim, interaja de forma mais rápida e ativa com conteúdos da marca.

O que o diferencia do conteúdo passivo?

A resposta parece um pouco óbvia. Ao contrário do passivo, esse novo conteúdo permite a interação do usuário. No entanto, é preciso diferenciar conteúdos passivos. Pois nem tudo que está na internet é, de fato, um conteúdo interativo. Exemplos de conteúdos passivos são:

Enfim, qualquer conteúdo que já venha pronto, que responde a uma pergunta, que traz informação ao usuário. Já conteúdo interativo pode ser caracterizado como:

  • Quiz;
  • Jogos (a gameficação);
  • Questionários (não estamos falando aqui sofre formulários, mas, sim, questionários sobre o assunto tratado na página, também pode se integrar à parte de jogos);
  • Calculadoras (comuns em sites e textos que oferecem um conteúdo sobre precificação, mensuração de resultados e assuntos nesses segmentos);
  • Lives na qual os comentários são habilitados;
  • Recursos dos stories do Instagram, como enquete e caixa de perguntas.

Vale destacar aqui que algum desses conteúdos podem estar incorporados em conteúdos passivos. Como, por exemplo, um infográfico interativo dentro de um e-book ou um quiz dentro de um texto de blog, e assim por diante. Os dois tipos de conteúdo frequentemente estão alinhados.

Os formatos de conteúdo passivo podem, sim, instigar o internauta a continuar na página e explorar mais aquele ambiente. Por isso, a proposta do conteúdo interativo é intensificar esse interesse, gerar engajamento e manter o usuário mais envolvido ainda.

Vantagens do conteúdo interativo

De modo geral, ao integrar um conteúdo interativo nos materiais digitais da sua empresa, sua estratégia já possui um diferencial. Isso porque, esse tipo de conteúdo, de primeiro momento, já chama atenção do usuário.

Além disso, outras vantagens do formato interativo de conteúdos são:

  • Proporcionar uma experiência ativa do usuário;
  • Unir experiência do cliente com conteúdo de relevância;
  • Aumentar o engajamento;
  • Otimização na geração de leads e conversões;
  • Feedbacks mais rápidos e assertivos de clientes.

Somado a tudo isso, se o seu conteúdo interativo for de qualidade e frequente, sua empresa ainda consegue gerar a expectativa no usuário. Pode fazer com que ele visite mais vezes sua página e/ou suas redes sociais em busca de conteúdos semelhantes.

Saiba fazer conteúdo interativo de qualidade

Como já falamos anteriormente, mais do que produzir conteúdo interativo, é preciso produzir com qualidade. Por isso, da mesma forma que sua empresa deve pensar com estratégia o marketing de conteúdo para formatos passivos, é preciso pensar com cautela os interativos também.

Na hora de desenhar esses conteúdos, é importante fazer o estudo da persona, das páginas que ela mais acessa, seus interesses, suas dores, suas maiores dúvidas e, claro, o que faz sentido para o seu negócio.

Com isso em mente, para produzir conteúdo interativo, seu time deve seguir alguns passos e levar alguns pontos em consideração, como por exemplo:

  • Aproveitar conteúdos que sua empresa já tem: ver conteúdos que tenham bastante visualização, que são relevantes e podem ser desdobrados para um formato interativo;
  • Pense em um conteúdo interativo diferente para cada etapa do funil: pensar nas diferentes etapas da jornada de compra é fundamental não apenas para conversão, mas também para mensuração de resultados posteriormente;
  • Pense no layout do conteúdo para diversos dispositivos: é o famoso formato responsivo. É importante que o conteúdo interativo seja aproveitado integralmente em todos os dispositivos que ele for aberto.

Aproveite os dados!

Com a estratégia de conteúdo interativo sua empresa terá mais feedbacks de usuários. Por isso, é importante sempre usar esses dados da melhor forma. Além de usar para melhorar o conteúdo interativo, use também para melhorar a estratégia de comunicação em próximas ações.

Para saber mais sobre a melhor estratégia de comunicação para os seus negócios entre em contato com a Mali Content! Oferecemos diversos tipos de serviços, como comunicação interna, assessoria de imprensa, consultoria e produção de conteúdo para diversas plataformas.

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