6 motivos para criar um canal no Youtube para sua empresa

Por se tratar da maior plataforma de hospedagem de vídeos do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, 105 milhões só no Brasil, o Youtube vem ganhando cada vez mais espaço e já tem a televisão como uma de suas grandes concorrentes. Por isso, criar um canal no YouTube para sua empresa contribui para a divulgação da marca, para o relacionamento com o cliente e para a geração de oportunidades de negócios

Além disso, por meio do Youtube, que utiliza os servidores do Google, a empresa pode fazer vídeos sob demanda e criar programas direcionados ao seu público de uma forma mais leve para entreter e informar. Deste modo, assim como outras plataformas de marketing digital, o Youtube pode ser uma opção estratégica e gratuita para comunicar e oferecer mais um espaço de interação com os clientes. 

Hoje em dia as pessoas já não precisam esperar para aprender sobre um assunto novo de seu interesse. Ao pesquisar sobre o tema, ela tem à sua disposição um vasto conteúdo online. Por conta disso, os hábitos de consumo mudaram e, atualmente, a busca por vídeos tem crescido muito rápido pela praticidade e fácil compreensão. Não à toa, o Youtube é o segundo maior buscador de conteúdo (atrás apenas do Google).

Confira 6 motivos para criar um canal de Youtube para sua empresa

1 – Divulgar produto ou serviço

Ao oferecer conteúdo de valor ao usuário, a empresa tem a oportunidade de mostrar o seu produto ou serviço, além de divulgar a sua marca. Vale separar alguns segundos nos vídeos para apresentar a página de vendas, por exemplo. Mas é importante fazer isso de uma forma equilibrada, pois é muito frequente o abandono do vídeo ou até mesmo do canal quando a pessoa percebe que só tem propaganda. 

2 – Conhecer os clientes em potencial

Ter um canal de Youtube é uma boa estratégia para conhecer os clientes em potencial da empresa. Isso é possível porque, ao pesquisar por uma palavra-chave que levará ao canal, a pessoa irá perceber que precisa de alguma coisa específica. Ela já tem um problema e está buscando a solução. Desta forma, a empresa poderá preparar vídeos para um público mais direcionado e atrair mais visibilidade e compradores. 

3 – Humanizar a relação com o público/clientes

Com as transformações digitais e o crescimento do uso da tecnologia, é importante que a companhia esteja atenta de que ela está lidando com pessoas. Por isso, ter uma relação humanizada com o público é primordial, seguindo uma comunicação mais empática por meio de diálogos que aproximam. 

Desta forma, ter um canal no Youtube é uma oportunidade de manter uma interação com quem acompanha os vídeos e segue a marca. Também é importante criar conteúdo mostrando o rosto para que as pessoas conheçam quem está do outro lado, estabelecendo uma conexão mais próxima e humanizada. 

Se quiser saber mais, confira também esse conteúdo sobre Comunicação Humanizada

4 – Ter o feedback da audiência

Assim como outras plataformas de divulgação, o Youtube é um canal de relacionamento com o cliente que abre espaço para feedbacks e atendimento ao consumidor. Assim, a empresa pode aproveitar as críticas construtivas para melhorar cada vez mais, tanto na produção do que está sendo oferecido pelo canal, quanto nos produtos ou serviços que ela vende no mercado. 

5 – Ser reconhecido como autoridade 

Quando uma marca começa a produzir conteúdo de qualidade sobre uma variedade de temas dentro da sua área de atuação, ela passa a ser reconhecida como autoridade naquele segmento. Sendo assim, mais pessoas irão visitar o canal quando precisarem desse tipo de informação, aumentando, assim, o espaço para divulgação. 

6 – Fazer anúncios para promover a marca

O marketing no Youtube está cada vez mais em alta devido ao consumo crescente de conteúdo audiovisual. Por conta disso, a empresa pode aproveitar o canal para fazer propaganda do que deseja vender por meio de links patrocinados ou colaborações com influenciadores digitais e alcançar a sua audiência. Há ainda uma variedade de anúncios no Youtube Ads, tais como: bumper, in-stream e video discovery ads.

Como manter o canal de Youtube?

Em primeiro lugar, a empresa precisa fazer um planejamento. É essencial definir qual será a identidade da marca no canal, o público-alvo, como e quais serão os conteúdos produzidos alinhados com a estratégia de marketing e, por fim, criar o cronograma – que precisará ser mantido para que o espaço não fique parado depois de um tempo. 

Essa rotina de postagens é fundamental, pois os consumidores irão acompanhar o canal e esperam ver novidades com frequência. Assim, a companhia também mostrará credibilidade e comprometimento, criando uma relação próxima e de confiança com quem segue o canal. 

Vale destacar a importância de acompanhar aqueles conteúdos que estão sendo mais acessados. Desta forma será possível ter um termômetro da audiência sobre o que produzir para os próximos posts, mas sempre com variedade e qualidade. Outra dica é compartilhar os vídeos e divulgá-los nas mídias sociais. 

Aqui na MALI Content oferecemos diversos tipos de serviços e trabalhamos com produção de conteúdo para várias plataformas e formatos. A agência conta, ainda, com profissionais qualificados, prontos para colocar sua empresa em posição de destaque. Conheça nossos serviços

E se você quer saber mais como funciona o Youtube Ads, clique aqui e confira como criar o anúncio em vídeo, as vantagens, os valores etc.

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

Conheça as 4 tendências de marketing digital para 2022

Conheça as 4 tendências de marketing digital para 2022

A gente piscou e um novo ano chega em nossas portas, e com ele muitas inovações em diversos setores do…
Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Não apenas na área de marketing, mas em qualquer setor de atuação, a captação de dados é essencial para ter…
Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Festas de fim de ano são sinônimos de lucro para comerciantes de diversos setores. O espírito natalino toma conta e…
Gestão de blogs: conheça algumas ferramentas úteis para sua empresa

Gestão de blogs: conheça algumas ferramentas úteis para sua empresa

Uma das partes mais importante do site da sua empresa é o blog. Isso porque ele é um canal onde…
Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Ter a persona definida da sua marca é um dos passos fundamentais e de base de uma boa estratégia de…
Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Na hora de produzir conteúdo para o site e as redes sociais da sua organização, a maioria dos diretores e…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!