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6 motivos para criar um canal no Youtube para sua empresa

Por se tratar da maior plataforma de hospedagem de vídeos do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, 105 milhões só no Brasil, o Youtube vem ganhando cada vez mais espaço e já tem a televisão como uma de suas grandes concorrentes. Por isso, criar um canal no YouTube para sua empresa contribui para a divulgação da marca, para o relacionamento com o cliente e para a geração de oportunidades de negócios

Além disso, por meio do Youtube, que utiliza os servidores do Google, a empresa pode fazer vídeos sob demanda e criar programas direcionados ao seu público de uma forma mais leve para entreter e informar. Deste modo, assim como outras plataformas de marketing digital, o Youtube pode ser uma opção estratégica e gratuita para comunicar e oferecer mais um espaço de interação com os clientes. 

Hoje em dia as pessoas já não precisam esperar para aprender sobre um assunto novo de seu interesse. Ao pesquisar sobre o tema, ela tem à sua disposição um vasto conteúdo online. Por conta disso, os hábitos de consumo mudaram e, atualmente, a busca por vídeos tem crescido muito rápido pela praticidade e fácil compreensão. Não à toa, o Youtube é o segundo maior buscador de conteúdo (atrás apenas do Google).

Confira 6 motivos para criar um canal de Youtube para sua empresa

1 – Divulgar produto ou serviço

Ao oferecer conteúdo de valor ao usuário, a empresa tem a oportunidade de mostrar o seu produto ou serviço, além de divulgar a sua marca. Vale separar alguns segundos nos vídeos para apresentar a página de vendas, por exemplo. Mas é importante fazer isso de uma forma equilibrada, pois é muito frequente o abandono do vídeo ou até mesmo do canal quando a pessoa percebe que só tem propaganda. 

2 – Conhecer os clientes em potencial

Ter um canal de Youtube é uma boa estratégia para conhecer os clientes em potencial da empresa. Isso é possível porque, ao pesquisar por uma palavra-chave que levará ao canal, a pessoa irá perceber que precisa de alguma coisa específica. Ela já tem um problema e está buscando a solução. Desta forma, a empresa poderá preparar vídeos para um público mais direcionado e atrair mais visibilidade e compradores. 

3 – Humanizar a relação com o público/clientes

Com as transformações digitais e o crescimento do uso da tecnologia, é importante que a companhia esteja atenta de que ela está lidando com pessoas. Por isso, ter uma relação humanizada com o público é primordial, seguindo uma comunicação mais empática por meio de diálogos que aproximam. 

Desta forma, ter um canal no Youtube é uma oportunidade de manter uma interação com quem acompanha os vídeos e segue a marca. Também é importante criar conteúdo mostrando o rosto para que as pessoas conheçam quem está do outro lado, estabelecendo uma conexão mais próxima e humanizada. 

Se quiser saber mais, confira também esse conteúdo sobre Comunicação Humanizada

4 – Ter o feedback da audiência

Assim como outras plataformas de divulgação, o Youtube é um canal de relacionamento com o cliente que abre espaço para feedbacks e atendimento ao consumidor. Assim, a empresa pode aproveitar as críticas construtivas para melhorar cada vez mais, tanto na produção do que está sendo oferecido pelo canal, quanto nos produtos ou serviços que ela vende no mercado. 

5 – Ser reconhecido como autoridade 

Quando uma marca começa a produzir conteúdo de qualidade sobre uma variedade de temas dentro da sua área de atuação, ela passa a ser reconhecida como autoridade naquele segmento. Sendo assim, mais pessoas irão visitar o canal quando precisarem desse tipo de informação, aumentando, assim, o espaço para divulgação. 

6 – Fazer anúncios para promover a marca

O marketing no Youtube está cada vez mais em alta devido ao consumo crescente de conteúdo audiovisual. Por conta disso, a empresa pode aproveitar o canal para fazer propaganda do que deseja vender por meio de links patrocinados ou colaborações com influenciadores digitais e alcançar a sua audiência. Há ainda uma variedade de anúncios no Youtube Ads, tais como: bumper, in-stream e video discovery ads.

Como manter o canal de Youtube?

Em primeiro lugar, a empresa precisa fazer um planejamento. É essencial definir qual será a identidade da marca no canal, o público-alvo, como e quais serão os conteúdos produzidos alinhados com a estratégia de marketing e, por fim, criar o cronograma – que precisará ser mantido para que o espaço não fique parado depois de um tempo. 

Essa rotina de postagens é fundamental, pois os consumidores irão acompanhar o canal e esperam ver novidades com frequência. Assim, a companhia também mostrará credibilidade e comprometimento, criando uma relação próxima e de confiança com quem segue o canal. 

Vale destacar a importância de acompanhar aqueles conteúdos que estão sendo mais acessados. Desta forma será possível ter um termômetro da audiência sobre o que produzir para os próximos posts, mas sempre com variedade e qualidade. Outra dica é compartilhar os vídeos e divulgá-los nas mídias sociais. 

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