Conteúdo para e-commerce: faça mais vendas com a estratégia

Conteúdo para e-commerce: aumente as vendas

O marketing de conteúdo é uma estratégia abrangente que pode trazer benefícios para diversos tipos de empresas e negócios. Os e-commerces não ficam de fora disso. Na verdade, produzir conteúdo para e-commerce pode ser uma das melhores estratégias para atrair mais clientes e converter muito mais. 

Entretanto, o conteúdo para e-commerce pode ir muito além das descrições dos produtos. Entenda melhor como um conteúdo de qualidade pode te ajudar a vender muito mais!

Conteúdo para e-commerce: o que é importante

Quando se fala em conteúdo para e-commerce, o primeiro tópico a ser falado é a importância de um bom título e uma descrição clara. No mundo online, isso quer dizer um título e uma descrição que possa ser encontrada pelos potenciais clientes pelo Google. 

Por isso, é interessante estudar as principais palavras buscadas para um determinado produto, além de deixar as especificações de maneira clara e objetiva. 

Por exemplo, um e-commerce de produtos eletrônicos precisa colocar a numeração do modelo, a versão ou a geração de um determinado item. Isso porque as pessoas procuram os produtos a partir dessa informação. 

Um e-commerce de roupas, pode colocar descrições do produto, como “casaco xadrez”, “blusa de malha pink”, “calça de linho bege”… Como é possível notar, os termos tem uma palavra geral (tipo da peça) é uma característica específica. Assim, quando um cliente busca tanto pela peça quanto pelo detalhe, pode encontrar o e-commerce pela busca do Google. 

A descrição do produto também é importante para a busca, já que contém outras informações relevantes para o cliente. Na descrição, é importante colocar palavras-chaves buscadas, como “casaco de inverno”, “camiseta em gola V”, “tecido de algodão”, entre outras informações. 

Vale lembrar que o site deve estar configurado corretamente para que os mecanismos de busca entendam o que é cada texto e faça a busca corretamente. 

Além das informações técnicas

O que nem todo mundo sabe é que o conteúdo para e-commerce pode ir muito além das informações técnicas de um produto. A descrição do item, por exemplo, pode ser muito mais rica e interessante para o cliente. 

Um bom exemplo são os conteúdos de descrição de celulares. Em vez de um texto simples, as marcas investem em boas imagens, com textos chamativos, vídeos e muito mais. 

Confira um exemplo do site da Apple, sobre o iPhone 12:

Essa ideia pode ser utilizada para diversos segmentos. Em vez de uma descrição simples da roupa, porque não mostrar opções de combinações e looks com a peça, dando dicas para o consumidor. Se vende produtos alimentícios, mostrar como prepará-lo pode engajar o cliente e converter a busca em uma compra. 

Enfim, são várias as maneiras de tornar o conteúdo para e-commerce mais atrativo para o cliente.

Tipos de conteúdo para e-commerce

Alguns tipos de conteúdo para e-commerce que podem ser feitos são:

  • descrição com fotos e vídeos;
  • descrição com storytelling;
  • vídeos e fotos;
  • conteúdo relevante para o produto (looks, receitas, como usar, etc.)
  • textos de dicas sobre o produto ou o segmento do e-commerce (blog da empresa, por exemplo); 
  • ebooks gratuitos com dicas;
  • manuais de uso simplificados;
  • página institucional;
  • redes sociais com conteúdo, além dos produtos e muito mais. 

Um dos pontos mais importantes na criação de conteúdo para e-commerce é conseguir atrair, engajar e encantar o cliente. A partir disso, ele passa a sentir a necessidade de comprar aquele produto tendo todas as informações necessárias para ele. 

Além disso, quando o site traz informações de qualidade, o cliente também passa a confiar mais naquele site.

Pense bem: você compraria com tranquilidade em um site que tem poucas informações sobre o produto e sua procedência? Ou escolheria um site que além de informações de qualidade, ainda mostra comparativos, dicas e modos de usar aquele produto? 

Esse é apenas um exemplo dos benefícios de ter um bom conteúdo para e-commerce. 

3 motivos para investir na estratégia de conteúdo para e-commerce

Produzir um conteúdo de qualidade pode transformar a relação da empresa com os clientes de diversas maneiras, trazendo muitos benefícios para o e-commerce. Confira 3 motivos para investir em conteúdo para e-commerce:

1. Atrair mais pessoas

A partir de um conteúdo escrito da maneira correta, considerando mecanismos de busca e engajamento do cliente, é possível atrair mais pessoas para o e-commerce. Afinal, os produtos aparecerão com mais destaque na hora da busca. 

Um erro no nome do produto ou uma descrição mal feita pode fazer com que o possível cliente, inconscientemente, não confie tanto naquele produto. 

Por isso é tão importante pensar em um conteúdo ideal e feito da maneira para atrair mais pessoas. Isso também vale para conteúdo nas redes sociais, que podem ir muito além da vitrine de produtos. 

2. Converter mais

Uma descrição de qualidade, com informações claras, objetivas e corretas já é capaz de converter muitos acessos em clientes. Entretanto, um conteúdo mais rico e interessante consegue trazer ainda mais resultados. 

Quando o cliente vê que tem todas as informações necessárias de maneira fácil, pode se sentir mais à vontade para realizar a compra. Além disso, o storytelling, quando bem feito, também pode trazer grandes resultados, já que engaja esse cliente pelo lado emocional, melhorando as taxas de conversão. 

3. Conquistar leads e nutrir esse possível cliente

Ao oferecer um ebook grátis, uma newsletter, um vídeo com dicas, entre outros tipos de conteúdo para e-commerce que fujam do tradicional, você pode conseguir algo valioso: o contato do seu possível cliente. 

Uma vez dentro do funil de vendas, fica muito mais fácil nutrir esse cliente com promoções, descontos, condições especiais para trazer esse indivíduo para sua loja. 

Criando esse relacionamento com um possível cliente, você conquista muito mais que uma nova compra, mas uma cliente fiel e que sempre volta a comprar na loja.  

Deu para ver que os benefícios são variados, mas para conseguir tudo isso, ter um conteúdo de qualidade é essencial. Por isso, é sempre indicado contar com uma equipe especializada em conteúdo para e-commerce, que entende dos mecanismos de busca e sobre o que mais atrai cada tipo de cliente. 

Esse trabalho é um dos que fazemos aqui na Mali Content, com profissionais qualificados e especializados em transformar seu e-commerce em algo muito mais atrativo para seus clientes. Conheça nosso trabalho e entre em contato!

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