E-mail marketing e vendas – 6 dicas para alavancar o seu negócio

Existem diversas formas de iniciar ou manter contato com o consumidor. Mas, para cada uma delas, é importante entender como impactá-lo, para que a experiência seja a melhor e mais agradável possível. Com isso, o ponto chave é entender o propósito de cada ferramenta e como direcioná-la de forma assertiva. 

Neste sentido, e-mail marketing e vendas são muito aliados, pois o canal de comunicação em si já é bastante eficiente quando o foco é gerar tráfego, construir relacionamento, nutrir leads, fomentar produtos ou serviços e, por fim, vender. Outro ponto a favor é que muitas pessoas têm e usam e-mail com frequência. Apesar de todos os demais canais online que existem, esse ainda é um dos mais eficientes para vendas. 

Porém, para que tudo tenha êxito, é essencial construir uma estratégia direcionada para o cliente e para o que ele precisa. Por isso, o primeiro passo é entender quais são as buyers personas do negócio, ou seja, as características do seu público em um personagem fictício e, a partir desta etapa, construir mensagens personalizadas e que terão como objetivo principal solucionar o problema do cliente. 

Confira 6 dicas para alavancar o negócio com o e-mail marketing

1 – Personalizar o e-mail marketing

Diversas pesquisas comprovam que mensagens personalizadas têm mais chances de serem abertas, causando, inclusive, um número maior de interações. Por isso, é cada vez mais importante ter uma comunicação humanizada e empática, além de gerar um vínculo de confiança com os leads. 

Hoje, a quantidade de e-mails que chegam à caixa do usuário é imensa e muitas pessoas estão cansadas de receber mensagens de vendas. Assim, criar um relacionamento duradouro é a chave para que os resultados aconteçam. 

2 – Fazer testes

Um item importante quando se começa a trabalhar com e-mail marketing é a realização de testes. É por meio deles que é possível descobrir quais são os melhores horários para o envio da mensagem. Por isso é fundamental testar títulos, diversos horários e dias, o tom do assunto, o tipo de texto etc. 

Com essa análise, a empresa terá os subsídios necessários para tornar a comunicação mais alinhada com o que o público espera, no momento mais adequado. 

3 – Criar um título impactante

O título do e-mail é a porta de entrada quando se fala em e-mail marketing. É por meio dele que o lead terá interesse em abrir a mensagem e continuar lendo o conteúdo. 

O ideal é fazer um título que chame a atenção pelo simples fato de que ele pode resolver o problema que a pessoa tem naquele momento, sem a necessidade de ser algo apelativo e tomando cuidado para ter relação com o que se está oferecendo – produto ou serviço.

4 – Segmentar a base de contatos

A base de contatos (mailing) quando está muito extensa, é necessário realizar, de tempos em tempos, uma avaliação do perfil destas pessoas, a sua origem e separar aquelas que realmente tenham relação com o negócio e o objetivo de venda da empresa. 

A segmentação é essencial para que o conteúdo chegue no público certo e que realmente queira recebê-lo, pois somente com um envio bem direcionado será possível ter o retorno esperado e atingir resultados efetivos. 

5 – Criar e-mail de acordo com o funil de vendas

Para produzir um e-mail marketing, além de ter bem definidos os leads que irão recebê-lo, é importante produzir o conteúdo de acordo com o funil de vendas. O objetivo dele é direcionar, por etapa, a jornada de compra do cliente – que começa pela descoberta do problema (topo do funil), depois a consideração da solução (meio do funil) e decisão de compra (fundo do funil). 

Desta forma, a empresa irá nutrir o seu contato com o material específico, aprofundando-o com o tempo até chegar na fase de ser convertido.

6 – Enviar e-mail na quantidade adequada

Como mencionado acima, assim como as pessoas continuam usando o e-mail diariamente, elas também continuam recebendo uma enxurrada deles constantemente. 

Desta forma, a empresa precisa se atentar à quantidade de envios que será realizada aos seus leads ou possíveis clientes para que não chegue ao ponto de muitos pedirem para sair da lista de contatos. Do mesmo modo, ficar muito tempo ausente também pode colocar a empresa ou marca no esquecimento. É importante ponderar. 

Trabalhar com o e-mail marketing e vendas é uma escolha eficiente e importante para se ter sucesso nos negócios, desde que esteja bem planejado estrategicamente e com conteúdo de qualidade. 
Por isso, contar com uma equipe especializada é fundamental. Aqui na MALI Content oferecemos diversos tipos de serviços, entre eles o de e-mail marketing e consultorias, além de contar com profissionais qualificados, prontos para colocar sua empresa em posição de destaque. Conheça nossos serviços.

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Na hora de produzir conteúdo para o site e as redes sociais da sua organização, a maioria dos diretores e…
Segmentação de público-alvo: saiba sua importância e como defini-lo

Segmentação de público-alvo: saiba sua importância e como defini-lo

Quem tem uma empresa, sabe que ter seu público definido é de extrema importância para o presente e, principalmente, futuro…
Inteligência artificial no marketing digital: usos e benefícios

Inteligência artificial no marketing digital: usos e benefícios

A máxima que o futuro já chegou nunca foi mais verdadeira e atual. Todos os dias a tecnologia apresenta inovações…
Entenda a importância de feedback do cliente e saiba como aproveitá-lo

Entenda a importância de feedback do cliente e saiba como aproveitá-lo

Um dos recursos mais importantes para guiar futuras estratégias de marketing, vendas e novos negócios é o feedback do cliente.…
SEO para Youtube: saiba como otimizar vídeos de acordo com os mecanismos de busca

SEO para Youtube: saiba como otimizar vídeos de acordo com os mecanismos de busca

Não é novidade que os vídeos vêm ganhando cada vez mais destaque quando o assunto é produção de conteúdo. Dessa…
Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

No que se refere a estratégias para divulgação e vendas, a todo momento surge algo novo. Ou até mesmo, algo…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!