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O que significa Branding? Entenda o conceito e porque é tão importante

Toda empresa tem uma marca por trás dela. São aquelas características que a tornam única e que vão muito além de um nome marcante ou um logo bonito. O branding é um conjunto de ações que tornam a marca mais “palpável” a seu público, que passa a lembrar, consciente ou inconscientemente, da empresa em questão. Mas o que significa branding, afinal? 

O que significa Branding?

A palavra “brand”, do inglês, significa marca. Branding, portanto, representa as ações que fortaleçam essa marca. Diferentemente do que muitos pensam, o branding não é uma estratégia específica, mas, sim, um conjunto de ações que formam a percepção de uma marca pelo público. É a maneira como o público (interno e externo) enxerga a empresa.  

Esse conjunto de ações reflete o propósito, os valores e o posicionamento da marca Ou seja, é a representação daquilo que a empresa acredita, mesmo que o público não perceba isso de forma consciente.

Os elementos que compõem uma marca, na verdade, são bastante abrangentes. Não se trata apenas de cores adequadas ou um logo bem pensado (apesar de fazerem parte do branding), mas tudo o que envolve a empresa, inclusive o comportamento do consumidor. 

O branding, portanto, é capaz de criar conexões entre as marcas e os clientes, assim como despertar emoções e sensações. E tudo isso contribui com algo muito importante: que o consumidor lembre-se da empresa na hora de consumir. 

Um exemplo prático

Por exemplo, a frase “Abra a felicidade” te lembra de alguma coisa? Foi slogan da Coca-Cola por muitos anos e marcou uma geração, que cresceu ouvindo frases que remetem à felicidade nas propagandas da bebida. E como isso contribui com as vendas de uma das bebidas mais famosas do mundo? 

As pessoas passaram a relacionar momentos de felicidade com o refrigerante. A Coca-Cola acaba se tornando item indispensável para a comemoração em família, por exemplo, outro elemento bastante marcante de suas propagandas. 

Mas a marca passou por um rebranding (ou mudança na estratégia). A partir de 2016, seu slogan passou a ser “Taste the Feeling”, traduzido para o Brasil como “Sinta o sabor”. A música característica da “era da felicidade” abriu espaço para outro som muito marcante: o da tampinha sendo aberta e o som do gás característico da bebida. Tem como não lembrar da marca?

Depois, a marca ainda acrescentou outros “sentimentos” à sua comunicação, como o otimismo e a esperança. Ou seja, o branding vai muito além do lado consciente do consumidor. Também constrói sentimentos, lembranças e sensações a partir de frases, sons e até cheiros. Deu para entender o que significa branding e qual sua importância?

Quais são os elementos importantes do Branding?

Como foi visto, o branding é um conjunto de ações que buscam tornar a marca presente no dia a dia (e até no subconsciente) do consumidor. Para isso, é preciso reunir inúmeros elementos que, juntos, formam essa percepção de marca.

Vale lembrar que a forma como o público enxerga a empresa é algo pessoal, que pode mudar de indivíduo para indivíduo. Mas quando o branding é bem feito, as chances dessa percepção ser mais unificada é maior. 

Identidade Visual 

É a aparência da sua marca. A memória visual é uma das características mais fortes do ser humano e, por isso, esse é um elemento primordial na construção do branding. 

Uma identidade visual forte pode fazer com que o consumidor lembre-se da sua empresa apenas de ver uma cor ou seu logo. Por exemplo, a cor roxa característica do Nubank e o símbolo da Nike. 

Para compor a identidade visual é preciso: 

  • Cores: adequadas ao sentimento que deseja passar ao cliente; 
  • Logo: elemento que representa a marca e é utilizado em toda a comunicação. Pode ser um símbolo (como o da Nike) ou o próprio nome (como o da Coca-Cola);
  • Tipografia: é o tipo de fonte utilizada nas comunicações da empresa. De preferência, que seja de fácil identificação e que remeta ao que a marca quer transmitir; 
  • Manual da marca: são as regras de uso de todos esses elementos para que não percam a identificação. 
Imagem do Manual de Marca da Rede Globo, que mudou seu logo em 2020. Veja mais em https://livrodamarcaglobo.com/#/

Posicionamento

O posicionamento da marca também contribui para o fortalecimento do branding. Além do visual, a maneira como a marca “se porta” na sociedade também tem valor para o consumidor. Aqui, entram detalhes como forma de comunicação (canais), tom de voz (mais formal ou informal), entre outros. 

  • Valores: mostram o que é importante para a marca, quais são seus valores no mundo e o que busca; 
  • Tom de voz: é a maneira como conversa com o público. Pode ser mais divertida ou mais séria, dependendo da empresa e da imagem que deseja passar; 
  • Linguagem: determina se terá algum “padrão de marca”, como gírias e apelidos com o público;  
  • Canais: escolhidos de acordo com o público e que transmitem a personalidade da marca; 
  • Conteúdo: todo o conteúdo precisa ser pensado dentro do branding da marca já que é um dos pontos de contato entre a empresa e o cliente. 

Quais os benefícios de investir no fortalecimento do Branding?

Sabendo o que significa branding, é de se imaginar que conquistar a conexão das pessoas com a marca não é algo fácil. Porém, quando acontece, consegue trazer inúmeros benefícios que refletem não apenas em número de vendas, por exemplo, mas também em outros fatores que levam ao crescimento da empresa. 

Entre esses benefícios, é possível citar algumas como:

  • Fidelização dos clientes (sempre lembram da marca);
  • Conexão emocional (ligam o produto ou experiência com algo bom);
  • Tornar-se referência (coloca-se como principal marca do segmento);
  • Conseguir defensores (clientes passam a defender a empresa);
  • Divulgação orgânica (clientes divulgam a empresa para seu círculo social);

O branding não é algo que se constrói da noite para o dia. Por reunir diferentes elementos, é preciso que todos estejam alinhados para que a imagem da marca seja forte e, claro, ganhe cada vez mais força. Além disso, o fortalecimento de marca leva um tempo, mas quanto mais alinhado, mais rápido serão os resultados. 

Vale lembrar também que outros fatores que não fazem parte diretamente do branding também podem afetá-lo, como é o caso do mau atendimento e outros processos que causem frustração do cliente. Depois de serem decepcionados, reconquistá-lo torna-se tarefa ainda mais difícil. Exatamente por isso, todas as ações precisam estar alinhadas. 

E nesse sentido, uma agência de comunicação pode ajudar! A MALI CONTENT conta com especialistas em comunicação, marketing e branding para ajudar as empresas a conquistarem seu espaço no mercado!

Agora que você já sabe o que significa branding, é só entrar em contato com a gente!