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Estratégia de comunicação para e-commerce: 3 dicas certeiras para se aproximar do consumidor

Quando o assunto é vendas, não há dúvida: para quem deseja prosperar e ir além do formato físico, a presença digital se tornou essencial. O e-commerce oferece mais praticidade, rapidez e diversidade de produtos e serviços. O que era uma tendência de crescimento, virou realidade com a chegada da pandemia. Mas, para alavancar as vendas no ambiente online, o primeiro passo é traçar uma estratégia de comunicação para e-commerce. 

Para que isso aconteça, a empresa precisa oferecer uma comunicação efetiva, eficiente e direcionada dentro do online, independentemente de ser um negócio pequeno ou grande. Há inúmeras ferramentas e estratégias hoje que devem ser levadas em conta, contribuindo, assim, para um contato mais próximo com o cliente e para o sucesso nas vendas. 

Tendências de comunicação para e-commerce

Assim como o mundo está em constante transformação, da mesma forma está o e-commerce. Em um ambiente cada vez mais interativo e conectado, acompanhar as tendências desse mercado é fundamental. Desta forma, tornou-se recorrente a busca dos consumidores por uma experiência de compra personalizada

Isso acontece quando o consumidor, por meio de ações anteriores em determinada loja online, comportamento de navegação ou histórico de compras, recebe recomendações e conteúdos personalizados. Essa experiência direcionada é importante para envolver o cliente, impulsionar as vendas e gerar recorrência. 

Outra tendência que tem ganhado cada vez mais espaço no e-commerce e que pode contribuir nas vendas é o live commerce. A ideia, que pode ser adicionada na estratégia de comunicação, é fazer o uso de lives para alavancar as vendas, promovendo produtos e serviços por meio da interação ao vivo com os usuários. 

Com o live commerce, o vendedor, além de dar mais visibilidade ao seu negócio, pode esclarecer dúvidas dos consumidores em tempo real e obter maior engajamento e conversão. A modalidade tem crescido muito no Brasil com a chegada da pandemia e muitas marcas já declararam sua eficiência. 

Um ponto importante que vale a pena destacar é que o e-commerce, no momento da live, precisa estar preparado para receber um número maior de consumidores simultaneamente em sua plataforma. Com isso, a empresa deve estar amparada com o suporte técnico e ter os produtos mostrados em estoque.  

3 dicas para fazer uma estratégia de comunicação para e-commerce

Além das tendências citadas acima, existem algumas estratégias de comunicação para e-commerce que a empresa precisa ficar atenta, caso não tenha aderido ainda ao seu negócio: automação de e-mails, comunicação humanizada e presença nas redes sociais. Confira mais informações a seguir:

1 – Automação de e-mails

O e-mail marketing é uma das ferramentas fundamentais para o e-commerce, por conta da sua eficiência no contato com o consumidor, além de gerar tráfego e vendas, promover produtos, construir relacionamentos, entre outros. Por isso, automatizar o envio de e-mail se tornou muito necessário e importante para o comércio online. 

A partir do momento que a empresa faz uma campanha, ela já consegue impactar um número alto de consumidores em um curto tempo, tendo uma base grande de contatos. Além disso, o e-mail marketing é extremamente estratégico na captação de leads, por meio de pop-ups ao longo da navegação, landing pages etc. 

2 – Comunicação humanizada

Esse tipo de comunicação valoriza o contato com o outro como indivíduo, ou seja, na conexão entre as pessoas. Hoje, não adianta mais oferecer e vender produtos por meio da tecnologia e esquecer que as empresas estão falando com seres humanos, sem considerar as dores e desejos de quem está do outro lado. 

Por conta dessa necessidade de mudança, surgiu a humanização das marcas, seguindo o princípio de uma comunicação mais empática, que está centrada na pessoa. Por meio de diálogos que aproximam e que buscam entender os problemas dos clientes, cria-se uma conexão e, consequentemente, maior engajamento e fidelização.

3 – Presença nas redes sociais

As redes sociais são extremamente estratégicas para quem trabalha com e-commerce hoje. Com elas é possível ter uma comunicação e uma interação direta com os consumidores, apresentar ofertas e descontos, engajar, ganhar mais visibilidade para a loja, fazer anúncios e o uso do analytics. 

Existem várias opções: Instagram Shopping, WhatsApp, Facebook Store e Ads, Google Analytcs, Google Shopping entre outras. 

Com as redes sociais, as empresas podem obter insights sobre o comportamento dos consumidores por meio dos comentários e reações às publicações, além de ajudarem a elevar a confiança da marca por meio dos comentários dos clientes e impulsionar conversões. 

Erros que a empresa não deve cometer

Assim como apresentado, ter uma estratégia de comunicação para e-commerce é essencial para o sucesso do negócio. Por meio destas dicas, é possível se inserir de forma mais aprofundada no mercado online, tendo como benefícios as inúmeras ferramentas digitais que funcionam como aliadas do comércio eletrônico. 

Há também alguns erros que não devem ser cometidos, como esquecer de fazer um planejamento de negócio com metas e objetivos, não ter um público-alvo bem definido, apresentar falhas no sistema (e isso vale para aplicativos também), ter problemas com transportadoras ou embalagens etc.  

Com todos os cuidados para não cometer esses erros e com uma estratégia de comunicação para e-commerce bem estruturada, os primeiros passos para que as vendas online comecem a dar certo já estarão iniciados. Por isso, contar com uma equipe especializada é fundamental. 

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