Podcast para empresa: entenda por que investir neste formato pode impulsionar seu negócio

Anote esses dados: 34,6 milhões de usuários brasileiros, mais de 2 mil programas ativos e um crescimento de 33% no último ano. A pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (abPod) não deixa dúvidas: os podcasts são os novos queridinhos dos brasileiros. Mas você já parou para pensar no potencial do podcast para empresa?

Além do grande alcance, o podcast para empresa pode ser uma excelente estratégia para engajar consumidores e marcas, uma vez que essa é uma característica marcante do formato.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura.

Por que criar um Podcast para empresa?

O podcast está ganhando cada vez mais espaço e importância entre os brasileiros por ser um formato diversificado, que permite o consumo de notícias e de entretenimento nos mais variados segmentos, uma vez que está integrado em programas de comédia, autoajuda, financeiros, cultura pop, ciência, história, política, TV e Filmes, sociedade e cultura, tecnologia, educação e games, entre outros. 

Diversas marcas, como Azul Linhas Aéreas, Sanofi Pasteur, Natura Musical, Heineken e Tetra Pak, entre outras, já notaram o potencial do podcast para empresas e começaram a utilizar esse formato para se comunicar e engajar consumidores. A intenção é que o espaço seja utilizado para criar conteúdos criativos e relevantes, com o objetivo de captar o interesse dos ouvintes, e que sejam capazes de divulgar os produtos e suas marcas. 

Um exemplo do uso dessa ferramenta é: se uma empresa é do segmento de venda de roupas, o ideal é fazer episódios falando sobre as tendências de moda, convidar profissionais da área para conversar sobre o assunto, dar dicas de negócios entre outras coisas, dessa forma fica focado em um nicho e o dono da empresa pode falar diretamente para seus ouvintes. 

Fazendo um podcast para empresa, é possível divulgar sua marca ainda mais direcionada para seu público e, inclusive, atrair mais clientes para o seu negócio. Algumas das outras vantagens de criar um conteúdo para essa ferramenta é aumentar o engajamento entre marca e consumidor, se tornar referência no mercado, aumentar o tráfego no site da companhia, entre outras coisas.

O que é preciso para criar um podcast para empresa

O podcast pode ser uma ótima estratégia para empresas que querem mais uma valiosa ferramenta para se conectar com o seu público. Gerar conteúdo de valor através dessa mídia ajuda, entre outras coisas, a criar uma ligação com o consumidor. Veja, abaixo, 7 dicas que podem auxiliar na hora de criar um podcast para empresa.

  1. Para criar um podcast, o primeiro passo é estabelecer para qual tipo de público se quer falar e, com base nisso, pensar nos temas a serem abordados. Neste caso, contar com uma agência de comunicação ou recorrer ao seu departamento de marketing é essencial.
  1. Neste ponto, não se esqueça de definir a frequência de publicação do seu podcast. A periodicidade é fundamental para manter o ouvinte engajado e conectado com sua marca: pode ser por exemplo, um programa com publicação de duas vezes por semana ou ser um programa quinzenal, o importante é que tenha uma regularidade e com isso gera a espera do próximo episódio. 
  1. Em seguida, é necessário definir o formato do programa, se será um monólogo, uma entrevista ou se terá mais de um apresentador. Com esse ponto estabelecido, é interessante chamar convidados que possam contribuir com seu podcast, como profissionais do segmento ou que tenham conhecimento sobre o tema abordado no episódio, por exemplo.
  1. Com o tema e o formato definidos, o próximo passo é criar um roteiro para ser seguido durante a gravação, assim não fica apenas um programa à base do improviso. O roteiro facilita o gerenciamento do assunto e com esse planejamento o podcast não se estende muito, mesmo que não tenha um tempo limite ou mínimo de duração. Neste ponto, vale lembrar que o tempo de duração é um fator importante para manter o seu ouvinte interessado no tema. 
  1. Definidos esses pontos, é a hora de direcionar as atenções aos equipamentos que serão utilizados para a gravação. O programa pode ser gravado pelo celular mas, se preferir, é possível utilizar microfones profissionais, que contribuem para a melhor qualidade do resultado final.
  1. Depois de gravado, é necessário fazer a edição do podcast da sua empresa: efeitos sonoros ou trilhas musicais, além de cortes dos erros, ajudam a tornar o podcast mais interessante ao público.
  1. Para terminar, compartilhe o podcast nas redes sociais! Essa divulgação é muito importante para que o público tome conhecimento do seu conteúdo!

Outra estratégia interessante que pode ser aplicada é propor parcerias com podcasts já existentes, como a Natura, por exemplo, que utilizou o espaço do podcast Mamilos para debater temas referentes à sociedade, como a violência doméstica.

Com a parceria ambos os podcasts podem ter maior visibilidade por estar atraindo um número maior de público que o normal. 

Como o podcast para empresa pode servir como marketing digital

Um podcast bem estruturado e com temas interessantes pode ser uma ferramenta muito útil para o marketing da empresa, pois mostra como a empresa é moderna e quer se conectar com o público. Estando no meio digital a marca fica mais ao alcance dos consumidores, parecendo mais real e com isso, cria uma fidelidade e conexão entre eles.

Tento uma estratégia de marketing digital alternativo, como um podcast, os custos com impulsionamento pago na internet pode diminuir, e com isso fazer com que a empresa tenha uma margem de lucro maior com as vendas. 

Para ter um podcast para empresa de qualidade e atrair resultados significativos o ideal é contar com uma agência de comunicação para ajudar na produção do conteúdo, na divulgação da nova ferramenta entre outras necessidades que podem surgir.

Na MALI Content oferecemos diversos tipos de serviços, como produção de conteúdo, consultoria, comunicação interna e assessoria de imprensa. Caso você tenha o objetivo de criar um podcast para empresa, entre em contato para saber mais. A agência conta com profissionais qualificados prontos para colocar sua empresa em posição de destaque no mercado. Conheça nossos serviços e entre em contato conosco.

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