Marketing digital: entenda a importância para seus negócios

Desde que o mundo (corporativo) é mundo, o marketing se faz presente como parte fundamental do crescimento dos negócios. Mas com o passar do tempo as formas de fazê-lo foram sofrendo adaptações, dessa forma chegamos ao marketing digital.

Essa modalidade começou a ser formada por volta do início dos anos 2000. Focado em fazer marketing pela internet, cada vez mais se conectando com o público e se tornando mais fluido, dinâmico e interativo.

O marketing digital tem o intuito de promover uma marca na internet. Ele se diferencia do marketing tradicional pelo fato de ser 100% online. Além disso, possui métodos que possibilitam a análise de resultados de forma mais rápida e até em tempo real.

Quer saber mais sobre o assunto e como pode beneficiar sua empresa? Então siga neste artigo.

Conheça o marketing digital

Para entender o marketing digital é preciso entender primeiro o conceito da atividade antes de ir para o ambiente online. Segundo Philip Kotler, considerado pai do marketing, a atividade pode ser definida como:

“O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

No entanto, as formas de fazer isso sofrem constantes atualizações, praticamente todos os dias. Com isso, ao falarmos de marketing atualmente não há como deixar de lado o marketing digital.

Isso porque, todo o processo social citado acima por Kotler precisa de pessoas. E onde as pessoas estão? Na internet! Nesse ambiente empresas tentam solucionar problemas, dores e desejos de clientes através de canais como:

Estratégia e conteúdo não podem faltar

Ao entender o conceito, é hora de aprofundar um pouco o assunto. O marketing digital só faz sentido e traz resultados para os seus negócios se ele for feito de forma inteligente e estratégica.

Da mesma forma que o marketing tradicional, não há como fazer campanha por fazer, gastar recurso à toa.

Por isso, ao construir uma estratégia de marketing digital é preciso pesquisa, teste e claro, conhecimento do seu público-alvo. A internet oferece uma variedade gigante de canais para comunicação, redes sociais e coisas similares.

Com isso, fica fácil se perder na hora de expor sua marca. Isso porque, muitas empresas possuem a ideia de que é preciso estar em todos os lugares. E isso não é necessariamente efetivo.

Além de conhecer seu público e saber onde ele está, é preciso produzir conteúdo de qualidade nos canais escolhidos.

Desde o formato tradicional, o conteúdo é peça chave para a conquista e fidelização de clientes. Com o marketing digital não seria diferente. A produção de conteúdo deve ser:

  • Informativa;
  • Concisa;
  • De interesse do seu público-alvo;
  • De linguagem acessível para o seu segmento;
  • Chamativo e interessante.

Por isso, não há como fazer marketing digital se sua empresa não investir em marketing de conteúdo! Um complementa o outro e os dois podem fazer maravilhas pelos seus negócios.

Vantagens do marketing digital

Se engana quem pensa que os benefícios de fazer marketing no ambiente online se limitam a alcance e vastas opções de canais de comunicação. Grandes vantagens dessa modalidade também incluem:

  • Interatividade com cliente: atualmente não é apenas a marca de comunica e o consumidor apenas escuta. Marca e usuários podem conversar, trocar informações e tudo de forma rápida. Esse recurso é de grande valia na hora de construir novas estratégias;
  • Análise e mensuração de resultados: ao contrário de como era antigamente, com o marketing digital o feedback é quase que instantâneo. Além disso, os resultados podem ser acompanhados de forma muito mais rápida;
  • Direcionamento específico: com um trabalho de pesquisa bem feito, é possível achar não apenas seu público-alvo, mas onde ele está! Isso vale ouro na hora de definir os canais digitais que serão usados na estratégia de comunicação.

O que levar em consideração na hora de montar a estratégia

Por se tratar de um universo com inúmeras possibilidades, canais de comunicação, métricas e recurso, é importante ter foco na hora de montar a estratégia de marketing digital.

Por isso, além de tudo que já foi citado acima sobre público-alvo, é importante definir o que sua empresa pretende alcançar e/ou vender. É preciso definir metas e prazos. Com isso definido chegou a hora de se atentar a coisas como:

  • Estudo e definição de personas: a partir do público-alvo seu time vai definir as diferentes personas dentre desse público. Isso é para que cada persona tenha um conteúdo direcionado aos seus interesses;
  • Análise de concorrência: isso não é novidade no universo do marketing e do mundo corporativo no geral. É preciso ver o que seus concorrentes estão fazendo para ter uma noção na construção de novas estratégias;
  • Pesquisa e estudo de palavra-chave: ao conhecer sua persona é preciso analisar quais palavras-chave podem ser trabalhadas nos conteúdos do site, blog e redes sociais da sua empresa.

Constante atualização

No mundo do marketing digital é preciso ficar ligado nas atualizações. Isso porque o universo digital não para de evoluir!

Por isso, é importante ter ao lado sua empresa uma equipe especializada em comunicação. Uma equipe que esteja atenta, seja competente na construção de estratégias de marketing focada no seu negócio.Para isso, conte com a Mali Content. Entre em contato e vamos juntos definir as melhores estratégias e recursos que se aliem às metas da sua organização.

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