You are currently viewing Assessoria de imprensa: entenda a importância para sua empresa

Assessoria de imprensa: entenda a importância para sua empresa

Podemos classificar a assessoria de imprensa como um dos braços da comunicação corporativa. É aquele braço que busca e mantém um relacionamento com a imprensa e formadores de opinião. Relacionamento que é mantido por meio da produção de conteúdos editoriais.

No entanto, vale destacar que conforme o mundo (principalmente digital) vai evoluindo, a assessoria também. Além da imprensa, a assessoria, hoje, também faz ponte com influenciadores digitais.

Mas no que isso pode ajudar seu negócio?

É a assessoria de imprensa responsável por fazer a ponta, a conexão, o relacionamento entre a sua empresa e os veículos de comunicação, blogs e perfis de redes sociais formadores de opinião.

Tudo com o objetivo de criar e divulgar a imagem do seu negócio em espaços relevantes na mídia. Dessa forma, sua empresa conquista a autoridade digital e, assim, se diferencia da concorrência. E tudo isso gerando mídia espontânea! Aquela que não é paga para acontecer.

Entretanto, se engana quem pensa que é bastante simples chegar e estabelecer esse vínculo com a mídia. É necessário um trabalho especializado, com profissionais que possuem contatos e sabem as formas corretas de cultivar essas relações. Além, claro, de saber identificar quais os canais mais adequados para o seu negócio.

Quer saber mais sobre assessoria de imprensa, sua importância e como é feita? Então siga conosco neste artigo.

Entenda um pouco mais sobre assessoria de imprensa

Assim como muitos artifícios da comunicação, a assessoria de imprensa não nasceu agora com a transformação digital. Ela é uma atividade que tem indícios lá pelo início do século XX, nos Estados Unidos.

Naquela época, a finalidade principal de uma assessoria era estabelecer um diálogo entre grandes instituições e o grande público. Tudo isso através das relações humanizadas e a promoção da transparência com o público.

Com o passar do tempo a assessoria de imprensa foi se adaptando às épocas e hoje intermedia diversos materiais que podem interessar à imprensa, como por exemplo:

  • Pesquisas de mercado;
  • Serviços gratuitos;
  • Cursos;
  • Movimentos do setor (aquisições, parcerias);
  • Novas tecnologias;
  • Tendências.

Além disso, com a ascensão das redes sociais e canais digitais de forma geral, a assessoria de imprensa também busca uma boa relação com influencers e mídias ligadas a esses canais. Afinal, a mídia espontânea pode vir de diversos lugares, ainda mais com a internet.

Vale destacar aqui que qualquer empresa pode contar com uma assessoria. Desde e-commerces, startups, empresas privadas, públicas, pessoas físicas e até ONGs.

Que tipos de serviço uma assessoria de imprensa oferece?

Entre os diversos serviços que uma assessoria pode prestar, estão:.

Gerenciamento de crises

Esse gerenciamento é feito a partir do levantamento de temas sensíveis e preparação de materiais reativos.

Além disso, há a elaboração de planos estratégicos para evitar ruídos ou falhas na comunicação durante ações de emergências para situações em que é preciso reverter e/ou blindar a imagem da empresa, ou até mesmo reverter alguma situação crítica. Neste processo, porta-vozes da empresa são preparados para falar em cenários críticos e comitês são montados previamente para serem acionados rapidamente nestes momentos.

Divulgações para gerar mídia espontânea

A assessoria de imprensa faz essa tarefa através da produção de conteúdos como:

  • Press releases;
  • Press kits;
  • Sugestões de pautas e fontes;
  • Pesquisas ou dados.

Todos de forma estratégica para conquistar espaços de forma gratuita nos principais canais de comunicação.

Relacionamento

Esse relacionamento é realizado pela equipe de assessoria de imprensa com os mais diversos públicos dos canais de comunicação que são estratégicos para a empresa. Desde jornalistas até influenciadores digitais. Isso porque a assessoria de imprensa possui um vasto mailing de contatos, elaborando ações como envio de press kits, eventos, encontros de relacionamento e visitas às redações.

Treinamentos (mídia training)

É para preparar os porta-vozes das empresas. Alinhando mensagens-chave e posicionamentos para cada entrevista, o tom da conversa conforme cada pauta e objetivo de negócios da empresa.

Assessoria de imprensa também é assunto da Mali Content!

Gostou de saber um pouco mais sobre assessoria de imprensa e como ela pode ajudar nos seus negócios? Então continue acompanhando a Mali Content, sempre com um conteúdo interessante que pode fazer a diferença na sua empresa. Explore nosso site e venha tirar suas dúvidas conosco.

Oferecemos diversos tipos de serviços em inbound marketing, assessoria de imprensa e também SEO. Como gestão de redes sociais, produção de conteúdos ricos para diversas plataformas com foco em SEO, captação de leads, e construção da sua autoridade digital através de projetos de divulgação da sua marca para a imprensa e marketing de influência.