Podemos classificar a assessoria de imprensa como um dos braços da comunicação corporativa. É aquele braço que busca e mantém um relacionamento com a imprensa e formadores de opinião. Relacionamento que é mantido por meio da produção de conteúdos editoriais.
No entanto, vale destacar que conforme o mundo (principalmente digital) vai evoluindo, a assessoria também. Além da imprensa, a assessoria, hoje, também faz ponte com influenciadores digitais.
Mas no que isso pode ajudar seu negócio?
É a assessoria de imprensa responsável por fazer a ponta, a conexão, o relacionamento entre a sua empresa e os veículos de comunicação, blogs e perfis de redes sociais formadores de opinião.
Tudo com o objetivo de criar e divulgar a imagem do seu negócio em espaços relevantes na mídia. Dessa forma, sua empresa conquista a autoridade digital e, assim, se diferencia da concorrência. E tudo isso gerando mídia espontânea! Aquela que não é paga para acontecer.
Entretanto, se engana quem pensa que é bastante simples chegar e estabelecer esse vínculo com a mídia. É necessário um trabalho especializado, com profissionais que possuem contatos e sabem as formas corretas de cultivar essas relações. Além, claro, de saber identificar quais os canais mais adequados para o seu negócio.
Quer saber mais sobre assessoria de imprensa, sua importância e como é feita? Então siga conosco neste artigo.
Entenda um pouco mais sobre assessoria de imprensa
Assim como muitos artifícios da comunicação, a assessoria de imprensa não nasceu agora com a transformação digital. Ela é uma atividade que tem indícios lá pelo início do século XX, nos Estados Unidos.
Naquela época, a finalidade principal de uma assessoria era estabelecer um diálogo entre grandes instituições e o grande público. Tudo isso através das relações humanizadas e a promoção da transparência com o público.
Com o passar do tempo a assessoria de imprensa foi se adaptando às épocas e hoje intermedia diversos materiais que podem interessar à imprensa, como por exemplo:
- Pesquisas de mercado;
- Serviços gratuitos;
- Cursos;
- Movimentos do setor (aquisições, parcerias);
- Novas tecnologias;
- Tendências.
Além disso, com a ascensão das redes sociais e canais digitais de forma geral, a assessoria de imprensa também busca uma boa relação com influencers e mídias ligadas a esses canais. Afinal, a mídia espontânea pode vir de diversos lugares, ainda mais com a internet.
Vale destacar aqui que qualquer empresa pode contar com uma assessoria. Desde e-commerces, startups, empresas privadas, públicas, pessoas físicas e até ONGs.
Que tipos de serviço uma assessoria de imprensa oferece?
Entre os diversos serviços que uma assessoria pode prestar, estão:.
Gerenciamento de crises
Esse gerenciamento é feito a partir do levantamento de temas sensíveis e preparação de materiais reativos.
Além disso, há a elaboração de planos estratégicos para evitar ruídos ou falhas na comunicação durante ações de emergências para situações em que é preciso reverter e/ou blindar a imagem da empresa, ou até mesmo reverter alguma situação crítica. Neste processo, porta-vozes da empresa são preparados para falar em cenários críticos e comitês são montados previamente para serem acionados rapidamente nestes momentos.
Divulgações para gerar mídia espontânea
A assessoria de imprensa faz essa tarefa através da produção de conteúdos como:
- Press releases;
- Press kits;
- Sugestões de pautas e fontes;
- Pesquisas ou dados.
Todos de forma estratégica para conquistar espaços de forma gratuita nos principais canais de comunicação.
Relacionamento
Esse relacionamento é realizado pela equipe de assessoria de imprensa com os mais diversos públicos dos canais de comunicação que são estratégicos para a empresa. Desde jornalistas até influenciadores digitais. Isso porque a assessoria de imprensa possui um vasto mailing de contatos, elaborando ações como envio de press kits, eventos, encontros de relacionamento e visitas às redações.
Treinamentos (mídia training)
É para preparar os porta-vozes das empresas. Alinhando mensagens-chave e posicionamentos para cada entrevista, o tom da conversa conforme cada pauta e objetivo de negócios da empresa.
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