You are currently viewing Marketing para pequenas empresas vale a pena? Conheça estratégias

Marketing para pequenas empresas vale a pena? Conheça estratégias

Presença digital é mais do que ter uma página nas redes sociais. Os negócios que querem se destacar na Internet precisam saber se comunicar com o público, atrair as pessoas certas e conquistá-las. Existem diferentes estratégias de marketing para pequenas empresas que as ajudam a fazer tudo isso. Mas quando vale a pena investir nisso?

Entenda as características de marketing para pequenas empresas e quais benefícios pode trazer!

Vale a pena investir em comunicação e marketing para pequenas empresas?

A resposta é SIM! Vamos mostrar porque!

A área da comunicação, sem dúvidas, é uma das mais importantes para qualquer empresa. Afinal, é o principal contato com os clientes e o público geral. 

Dessa forma, mais do que investir na área, é preciso construir uma comunicação efetiva, que chegue no público desejado e consiga conquistá-lo, além de manter fidelizados aqueles clientes que já existem. 

O marketing para pequenas empresas pode fazer tudo isso: divulgar, chamar atenção, conquistar e fidelizar. Parece muito, mas tudo isso é possível a partir de estratégias pensadas para cada tipo de empresa. 

No caso dos pequenos negócios, o marketing digital, por exemplo, assume papel essencial. Isso porque, com as estratégias certas, pode ser mais barato e trazer mais resultados para a empresa. 

O marketing para pequenas empresas pode ser útil tanto no meio digital quanto no offline e é a ponte de comunicação entre público e marca. Por isso, consegue trazer inúmeros benefícios para o negócio. 

Os benefícios de ter uma estratégia de marketing para pequenas empresas

O marketing digital é considerado uma revolução na publicidade. Se antes os pequenos negócios (sem dinheiro para divulgar o trabalho na TV, outdoors e jornais) dependiam daquela divulgação boca a boca, na Internet conseguem espaço para se promoverem. 

Mais do que isso, conseguem atingir exatamente o público desejado e interessado por aquela área a partir de segmentação de anúncios, por exemplo. Ou seja, a propaganda é ainda mais eficaz. 

Por isso, o marketing para pequenas empresas pode trazer inúmeros benefícios. 

Realizar mais vendas/serviços

O grande desejo de qualquer negócio, claro, é aumentar o número de vendas ou de serviços realizados. O marketing para pequenas empresas pode contribuir com isso a partir de estratégias de divulgação e atração. 

Tanto no mundo online quanto offline, o principal objetivo do marketing (direta ou indiretamente) é esse: aumentar os resultados da empresa. 

Conquistar mais clientes 

É um fator que anda lado a lado com o aumento de vendas. Afinal, sem novos clientes, fica muito mais difícil atingir as metas. Por isso, o marketing para pequenas empresas pode ajudar nessa prospecção de novos clientes. 

É possível fazer isso com anúncios segmentados, presença nas redes sociais, fortalecimento de marca e construção de autoridade. Todos elementos de estratégia de marketing para pequenas empresas. 

Gerar leads

Leads nada mais são do que informações do possível cliente. É você conseguir que a pessoa passe o contato (como e-mail e telefone) de forma espontânea e sem sentir receio de fazer isso.  Para conseguir isso, existem diversas estratégias, como oferecer algo gratuito, um conteúdo rico, como um e-book, realizar um sorteio, dar um brinde ou desconto. 

A partir dessas informações, é possível criar estratégias para que essa pessoa torne-se um cliente (processo chamado de conversão). 

Aprimorar o relacionamento com o cliente (e fidelizá-los)

De nada adianta conquistar um cliente mas ele não se tornar fiel à empresa. A fidelização do cliente é uma das partes que mais merece atenção. Isso porque é um processo cada vez mais difícil, principalmente em um ramo com muita concorrência. 

Por isso, o marketing consegue criar estratégias direcionadas para esse cliente, além de favorecer o relacionamento com ele, fazendo com que lembre-se da empresa na hora de consumir ou contratar um serviço. 

Fortalecer a marca

O marketing também faz um papel importante no fortalecimento de marca das pequenas empresas. Isso porque, além da presença digital, é preciso elaborar estratégias que fortaleçam o branding. 

Isso faz com que o cliente lembre-se sempre da marca e insere a empresa no dia a dia dele. Para fazer isso, é preciso atenção com vários detalhes, como comunicação verbal, visual, valores, princípios e muito mais. É uma preocupação que vai além do simples vender. 

Divulgar a empresa

O marketing, de forma geral, serve exatamente para isso: divulgar a empresa e seus produtos e serviços. Mas com o marketing, isso é feito de forma muito mais específica, com objetivos claros e resultados mais certeiros.

Afinal, melhor do que divulgar para muitas pessoas, é fazer isso para a pessoa certa. Aquela que vai consumir o produto, fechar negócio com a empresa e ainda promovê-la de forma orgânica. 

Estratégias de marketing para pequenas empresas

Existem inúmeros tipos de estratégias de marketing para pequenas empresas que podem ser úteis para cada caso. Para elaborar a estratégia correta, é preciso entender qual o nicho da empresa, o que ele oferece e, principalmente, onde estão os potenciais clientes. 

A partir disso, algumas estratégias podem contribuir para alcançar os resultados esperados. 

Presença nas redes sociais

Os brasileiros passam, em média, duas horas nas redes sociais todos os dias. É um dos países que mais utiliza as redes e, por isso, são ótimos lugares para divulgar produtos ou serviços. 

As redes sociais são como murais e fazendo um conteúdo de qualidade e anunciando da forma correta, você consegue atrair muitas pessoas para a empresa, além de estar presente diariamente na vida dos seguidores, aumentando as chances de consumo. 

Marketing de conteúdo

Como o nome sugere, nesta estratégia, o conteúdo é o mais importante, seja vídeo, texto, áudio, foto. Não importa o formato ou a rede social, o mais relevante nesse caso é produzir um conteúdo relevante que mostre o potencial da empresa. 

Os conteúdos podem ser feitos para ajudar o consumidor, mostrar o que o produto vendido é capaz de fazer, explicar quais são os serviços oferecidos e muito mais. Isso pode ser feito em: blog da empresa, canal no YouTube, podcast, redes sociais, e-mail marketing e muito mais. 

Geração de Leads 

Como foi visto, ter as informações de um possível cliente é um dos passos para conquistá-lo. As estratégias que têm esse objetivo geralmente buscam oferecer um benefício ao indivíduo desde que ele passe as informações.

Alguns exemplos: desconto de 10% ao cadastrar o e-mail; sorteio de um produto a partir do cadastro de telefone; oferecer um e-book ou acesso gratuito por um tempo. Esses são apenas alguns exemplos, sempre é possível montar a estratégia específica para cada tipo de negócio. 

Anúncios pagos e impulsionamento

Pagar diretamente para os canais de venda divulgarem mais a empresa é uma ótima forma de conquistar clientes e aumentar vendas, por exemplo. É possível investir em anúncios ou impulsionar publicações nas redes sociais. 

No caso do marketing para pequenas empresas, é interessante investir nesse formato de divulgação ao realizar uma promoção ou algo mais específico, sempre segmentando de acordo com o público desejado. 

Deu para ver que elaborar estratégias de marketing não é algo tão simples e rápido. É preciso entender o mercado, a concorrência e, principalmente, o público. 

Com isso em vista, uma indicação é contratar pessoas e agências especializadas em comunicação estratégica e marketing para pequenas empresas. Isso porque estão sempre de olho nas novidades do mercado e em novas formas de aumentar a visibilidade da marca.

A MALI trabalha com estratégias de marketing para pequenas empresas e conhece todos os detalhes que merecem atenção quando se fala em comunicação para micro e pequenos negócios. 

Precisa de uma estratégia para sua empresa? Conheça nossos trabalhos e entre em contato com a gente!