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TikTok para empresas: como aproveitar este sucesso para se relacionar melhor com os clientes

O TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020. A rede social superou o gigante Facebook em número de novos usuários, desbancando também o Instagram. Quer saber mais sobre esse fenômeno e descobrir se pode ser um bom negócio o TikTok para empresas? Confira a seguir.

Afinal, o que é o TikTok? 

O aplicativo TikTok foi lançado em 2016 e criado para ser uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos. 

Mas foi em 2018 que a mídia se tornou popular, sendo o app mais baixado nos Estados Unidos naquele ano. 

Segundo informações da própria rede social, a missão do TikTok é “inspirar a criatividade e trazer alegria”. 

Com a pandemia e o aumento do uso dos dispositivos móveis, o aplicativo desenvolvido pela empresa chinesa Byte Dance viralizou também no Brasil. 

De acordo com uma pesquisa do Kantar Ibope, o TikTok cresceu 35% em 2020 no país .

Essa rede social é usada para entretenimento e distração. Os vídeos duram de 15 segundos até 1 minuto. 

Os vídeos curtos podem ser gravados e editados com efeitos sonoros e visuais sem muita dificuldade. A facilidade na produção de conteúdo foi um atrativo para os tiktokers. Essa é a denominação dos influenciadores e criadores de conteúdo no app. 

Porém, não é apenas a simplicidade no manuseio que atraiu milhões de usuários. A plataforma conta com uma rolagem infinita de vídeos divertidos. Além disso, a celeridade em consumir diferentes conteúdos em poucos minutos é outro atrativo. 

Sua empresa precisa criar um perfil no TikTok?

A contribuição da quarentena para o crescimento do app no Brasil fez despertar o interesse pelo TikTok para empresas.

Um ponto positivo para as marcas é que os anúncios na plataforma não são invasivos, uma vez que se parecem com os demais vídeos e acabam se misturando no feed. 

Contudo, será que vale a pena criar um TikTok para a sua empresa?

A resposta é: depende. A indicação vai ocorrer de acordo com o público-alvo da marca. 

Essa rede social é mais utilizada por jovens, mais especificamente da geração Z, aqueles nascidos entre 1995 a 2010. 

Porém, também há indícios de que o TikTok está conquistando adultos. De acordo com a pesquisa da Kantar Ibope, em 2020 o número de usuários adultos de 35 a 55 anos cresceu 24%. 

Mas vale destacar que a maioria dos tiktokers não está na fase adulta. E, mesmo se estivesse, é preciso lembrar que o foco dessa rede social é a busca por entretenimento.

Portanto, é importante ter em mente que, apesar de o TikTok parecer muito atrativo para empresas, já que está em alta e conquistando milhões de novos usuários, esse aplicativo pode não ser a mídia social ideal para todos os tipos de negócio. 

Para marcas mais formais, que buscam um público adulto e sério, é indicado focar em outras redes, como, por exemplo, o LinkedIn. Os resultados podem ser melhores do que com o TikTok. 

Aqui no blog da MALI Content você pode saber mais sobre como funciona o LinkedIn e ainda aprender a criar um perfil incrível para fazer novas conexões e abrir oportunidades para o seu negócio. 

Por outro lado, se for um e-commerce e uma empresa com público-alvo mais jovem, vale a pena apostar na rede social chinesa. 

Porém, antes de iniciar a criação dos vídeos, é fundamental elaborar um plano de comunicação digital personalizado voltado para o público da empresa.

Com um bom planejamento na publicação dos vídeos, é possível garantir que sua marca seja lembrada na hora de uma compra ou indicação de serviço.

Como aproveitar o TikTok para empresas se relacionarem melhor com os consumidores? 

Se a decisão for fazer parte da rede social, o planejamento para ter um TikTok para a empresa deve incluir algumas estratégias que ajudarão no sucesso da conta.

Confira as ações que não podem faltar:

  • Participe dos challenges 

Os challenges – desafios em Português – são o fenômeno do Tiktok. Influencers ou usuários comuns podem gravar vídeos com um desafio e colocar uma hashtag dando nome a ele. 

Outras pessoas podem realizar a mesma ação proposta, aceitando o desafio, e a hashtag do challenge começa a viralizar. Pode ser uma dança, uma dublagem ou uma pegadinha com alguém, por exemplo.  

É importante que marcas participem desses challenges para não ficar de fora das tendências. TikTok de empresas também podem propor desafios, basta usar a criatividade!

  • Seja criativo 

Esse é um dos principais requisitos para fazer sucesso no aplicativo. Apesar de os vídeos de desafios serem parecidos, quando não estiver participando de um challenge, a ideia é ser original. 

Inove com questões que remetam à empresa, mas que não transmitam a sensação de propaganda da marca. A ideia é fazer com que o seu negócio consiga entreter o usuário, mesmo que o ramo de atividade da empresa não seja entretenimento.  Assim, a marca conseguirá engajamento.

  •  Faça parcerias com influenciadores digitais 

Como, na maioria das vezes, gravar e editar um vídeo do TikTok não exige muito investimento, parceria com influenciadores pode ser uma opção menos onerosa do que com youtubers, por exemplo.

Além disso, muitos influenciadores desta nova rede social ainda não ganharam fama fora dela. Sendo assim, uma oportunidade para marcas conseguirem fazer parcerias estratégicas e vantajosas dentro do app. 

Se você está em dúvida se o TikTok ou outras redes sociais são indicadas para a sua empresa, converse com a equipe da MALI Content
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