O velho ditado que diz “o marketing é a alma do negócio” não mentiu. Por isso, empresas de todos os tamanhos e segmentos devem contar com os serviços e parceria de uma equipe ou, pelo menos, um profissional de marketing.
Isso porque, o marketing acompanha as inovações tecnológicas e as mudanças de hábitos dos consumidores. E quem não se atualiza, você já sabe, fica para trás!
Quer saber mais sobre a importância dos serviços de uma equipe profissional de marketing? Então siga conosco neste artigo. Além disso, veja as 6 frentes nas quais esses profissionais podem ajudar sua empresa.
Benefícios de ter o marketing aliado à sua empresa
Muitas empresas colocam o famoso estagiário para desempenhar a função que seria de uma equipe profissional de marketing. Isso é prejudicial, pois para desempenhar esse papel é preciso expertise e, muitas vezes, ter conhecimentos de diversas áreas.
Por isso, é importante ter uma equipe especializada. Porque, ter uma agência de marketing traz benefícios como:
- Profissionais especializados em diversas áreas;
- Auxílio na identificação do público-alvo e da persona;
- Mensuração de resultados;
- Alinhamento entre marketing e vendas;
- Crescimento escalável e coerente;
- Acesso a práticas e tecnologias inovadoras.
6 frentes nas quais uma equipe profissional de marketing faz a diferença
Se engana quem pensa que o marketing se resume em redes sociais ou na produção de folhetos. Um trabalho completo de comunicação e marketing digital exige diversas frentes, que podem se alinhar com os objetivos da sua empresa. Veja a seguir quais são essas frentes.
1 – Inbound Marketing
Uma boa equipe profissional de marketing trabalha em ações de mapeamento e criação de plataformas e conteúdos, que fazem com que os clientes ideais enxerguem seu negócio como a solução certa para eles. Essa área tem como ferramentas:
- Marketing de conteúdo;
- E-mail marketing;
- Landing pages.
2 – Assessoria de imprensa
O principal objetivo do trabalho de assessoria de imprensa é criar e divulgar a imagem de sua empresa nos espaços relevantes, além de mantê-la sempre protegida e atualizada.
Com a assessoria de imprensa as empresas conquistam rapidamente a tão desejada autoridade digital, afinal são conquistados espaços (matérias, reportagens, entrevistas) em canais de comunicação relevantes, que reforçam o diferencial e a importância das empresas e empresários diante de seus possíveis clientes. Essa parte do profissional de marketing trabalha com:
- Divulgação;
- Gestão de crise;
- Media training.
3 – Gestão de redes sociais
Gerenciar as redes sociais não é apenas fazer publicações. São necessárias várias outras fases estratégicas nesta gestão.
Tarefas que vão desde a definição da persona, linguagem e posicionamento da marca na rede social escolhida, até o planejamento de posts, o monitoramento das ações e a elaboração dos relatórios, que mostrarão se o trabalho deve ou não seguir da forma que está sendo realizado ou se precisa de alguma correção.
4 – Marketing de influência
Essa parte exige bastante da expertise do profissional de marketing, pois marketing de influência é indicado para todas as empresas que vendem produtos ou serviços, sejam elas grandes, médias ou pequenas.
Essa equipe faz pesquisa e alinhamento de parcerias com os influencers mais estratégicos. Criação de conteúdo e monitoramento das postagens, acompanhando resultados e tendências.
5 – SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca)
Para alcançar a tão desejada autoridade digital é imprescindível investir em uma boa estratégia de SEO. Trata-se de um conjunto de técnicas que farão com que o site da sua empresa ganhe relevância para o Google e esteja nas primeiras posições em uma busca relacionada ao seu produto ou serviço e de forma orgânica.
Essa parte da equipe profissional de marketing trabalha com:
- Produção de conteúdo digital;
- Descrições de produtos;
- Produção de conteúdo;
- Criação de sites;
- Otimização SEO.
6 – Tráfego pago
Tráfego se refere ao público que acessa o seu site ou perfil das redes sociais e tráfego pago são as pessoas que chegam até o seu endereço eletrônico por meio de campanhas pagas e é uma ferramenta que pode gerar resultados mais imediatos. Essa frente fica responsável por:
- Google Ads;
- LinkedIn, Facebook e Instagram Ads.
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