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Por que automatizar o envio de e-mail marketing?

O envio de e-mail marketing deve fazer parte da estratégia da sua empresa quando o assunto é comunicação e vendas. Isso porque, o recurso pode ser usado em diversas etapas da jornada de compra do cliente.

A produção e envio de e-mail marketing já foi considerado por muitos como uma estratégia ultrapassada. No entanto, se engana quem pensa dessa forma, uma vez que ela continua gerando resultados para diversos setores de atuação. Sendo assim, não é uma ferramenta a ser dispensada.

Por ser algo com essa importância, muitas empresas utilizam esse recurso com frequência. Entretanto, com o alto número de clientes em diferentes etapas do funil de vendas, fica difícil administrar manualmente o envio para todos os usuários.

Pensando dessa forma, automatizar o envio pode se tornar uma opção mais viável para a otimização de processos na sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Siga com a gente neste artigo.

O que é automação de e-mail marketing?

Basicamente, a automação do envio de e-mail marketing é tornar a atividade automatizada, sem interferência humana. Ou seja, em vez de redigir e enviar o mesmo e-mail várias vezes, sua empresa precisará fazer isso apenas uma vez.

Logo em seguida, uma plataforma será responsável por fazer o disparo para cada lead e cliente no momento certo.

Vale destacar que a automação de e-mail marketing não elimina a forma que as campanhas eram feitas. Ela apenas complementa, deixando o processo mais rápido. Isso porque, a automação permite:

  • Personalização de mensagens;
  • Criação de segmentações;
  • Elaboração de diferentes etapas dentro do funil de vendas;
  • Envio de mensagens de acordo com a etapa que o lead e/ou cliente está no funil.

Por que automatizar e-mail marketing?

Segundo uma pesquisa do site VentureBeat, empresas que se utilizam da automação de envio de e-mail marketing aumentaram em 80% seus leads e em 77% suas conversões.

Quer motivação maior que essa para seguir a tendência de automação desse recurso?

Além dos resultados positivos que sua empresa pode obter, é importante lembrar que isso pode otimizar os processos. Com isso, seus colaboradores que eram responsáveis pela redação e envio terão mais tempo disponível para outras tarefas.

Somado a esses benefícios, com a automação de e-mail marketing sua organização consegue alcançar muito mais pessoas. Portanto, mais possibilidades de leads, que consequentemente geram mais oportunidades de negócios.

Como fazer a automação

Agora que você já entendeu a importância e eficácia de automatizar o envio de e-mail marketing da sua empresa, vamos ver quais os primeiros passos para fazê-lo da melhor forma.

Antes de tudo, é preciso que sua organização escolha uma plataforma para fazer o envio. Hoje em dia há diversas opções no mercado de comunicação, em pesquisa com o setor de marketing e o financeiro, você pode escolher a que melhor se adequa ao seu negócio.

No entanto, mesmo com uma plataforma especializada no envio de e-mail marketing, é preciso que você siga alguns passos.

Organize todos os contatos

Para ter um envio de e-mail marketing eficiente e que faça sentido, primeiro é preciso organizar os contatos.

De fato, é uma parte trabalhosa, ainda mais se sua empresa tem um mailing farto. Por isso, é importante organizar uma lista qualificada e sem erros de digitação.

Faça análise do público que visita o site da sua empresa

Depois que sua equipe organizou toda a lista de contatos, chegou a hora de analisar e segmentar o público. Para isso, você precisa analisar dados como:

  • Idade e gênero dos usuários;
  • Cidades, estados e países que os visitantes acessam;
  • Páginas mais acessadas pelos usuários;
  • Por qual dispositivo acessam o site: celular, tablet ou desktop.

Esses dados são de grande valia não apenas para a automação de e-mail marketing. Mas também para a estratégia de comunicação no modo geral.

Planeje os tipos de e-mail marketing

Nessa etapa sua empresa precisa pensar sobre os tipos de conteúdo que serão enviados. Por isso, é importante diferenciar as etapas do funil de vendas.

Isso porque, é nesse passo que a definição de conteúdo será feita. Se vai ser um e-mail apresentando a marca, se vai ser um formulário divulgando um sorteio, se vai ser um e-mail marketing pós-venda, quando é bom divulgar uma landing page e assim por diante.

É nessa parte que acontece também a estruturação da jornada de venda. Ou seja, todo o caminho que o lead vai passar com o intuito que ele feche negócio com a sua empresa.

Lembrando sempre que para atrair a atenção do cliente, é mais do que necessário ter um conteúdo chamativo, relevante, exclusivo e, se possível, personalizado! Para isso, é preciso um time de comunicação especializado.

Avalie o desempenho das campanhas

Mesmo com a automação de e-mail marketing, o trabalho é contínuo. É preciso sempre analisar os dados para ver o que está funcionando, o que precisa melhorar e o que pode ser feito nas próximas campanhas.

Por isso, ao analisar os dados preste atenção em informações como:

  • Banco de contatos (se aumentou ou se manteve com a mesma quantidade);
  • Taxa de abertura de e-mail marketing;
  • Taxa de conversão;
  • Taxa de cancelamento de inscrição.

Tudo isso somado aos dados que você já possui sobre seu público-alvo, pode refinar cada vez mais a estratégia de marketing digital da sua empresa. Portanto, nunca despreze os números. Eles são importantes para o marketing também.

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