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E-mail marketing e vendas – 6 dicas para alavancar o seu negócio

Existem diversas formas de iniciar ou manter contato com o consumidor. Mas, para cada uma delas, é importante entender como impactá-lo, para que a experiência seja a melhor e mais agradável possível. Com isso, o ponto chave é entender o propósito de cada ferramenta e como direcioná-la de forma assertiva. 

Neste sentido, e-mail marketing e vendas são muito aliados, pois o canal de comunicação em si já é bastante eficiente quando o foco é gerar tráfego, construir relacionamento, nutrir leads, fomentar produtos ou serviços e, por fim, vender. Outro ponto a favor é que muitas pessoas têm e usam e-mail com frequência. Apesar de todos os demais canais online que existem, esse ainda é um dos mais eficientes para vendas. 

Porém, para que tudo tenha êxito, é essencial construir uma estratégia direcionada para o cliente e para o que ele precisa. Por isso, o primeiro passo é entender quais são as buyers personas do negócio, ou seja, as características do seu público em um personagem fictício e, a partir desta etapa, construir mensagens personalizadas e que terão como objetivo principal solucionar o problema do cliente. 

Confira 6 dicas para alavancar o negócio com o e-mail marketing

1 – Personalizar o e-mail marketing

Diversas pesquisas comprovam que mensagens personalizadas têm mais chances de serem abertas, causando, inclusive, um número maior de interações. Por isso, é cada vez mais importante ter uma comunicação humanizada e empática, além de gerar um vínculo de confiança com os leads. 

Hoje, a quantidade de e-mails que chegam à caixa do usuário é imensa e muitas pessoas estão cansadas de receber mensagens de vendas. Assim, criar um relacionamento duradouro é a chave para que os resultados aconteçam. 

2 – Fazer testes

Um item importante quando se começa a trabalhar com e-mail marketing é a realização de testes. É por meio deles que é possível descobrir quais são os melhores horários para o envio da mensagem. Por isso é fundamental testar títulos, diversos horários e dias, o tom do assunto, o tipo de texto etc. 

Com essa análise, a empresa terá os subsídios necessários para tornar a comunicação mais alinhada com o que o público espera, no momento mais adequado. 

3 – Criar um título impactante

O título do e-mail é a porta de entrada quando se fala em e-mail marketing. É por meio dele que o lead terá interesse em abrir a mensagem e continuar lendo o conteúdo. 

O ideal é fazer um título que chame a atenção pelo simples fato de que ele pode resolver o problema que a pessoa tem naquele momento, sem a necessidade de ser algo apelativo e tomando cuidado para ter relação com o que se está oferecendo – produto ou serviço.

4 – Segmentar a base de contatos

A base de contatos (mailing) quando está muito extensa, é necessário realizar, de tempos em tempos, uma avaliação do perfil destas pessoas, a sua origem e separar aquelas que realmente tenham relação com o negócio e o objetivo de venda da empresa. 

A segmentação é essencial para que o conteúdo chegue no público certo e que realmente queira recebê-lo, pois somente com um envio bem direcionado será possível ter o retorno esperado e atingir resultados efetivos. 

5 – Criar e-mail de acordo com o funil de vendas

Para produzir um e-mail marketing, além de ter bem definidos os leads que irão recebê-lo, é importante produzir o conteúdo de acordo com o funil de vendas. O objetivo dele é direcionar, por etapa, a jornada de compra do cliente – que começa pela descoberta do problema (topo do funil), depois a consideração da solução (meio do funil) e decisão de compra (fundo do funil). 

Desta forma, a empresa irá nutrir o seu contato com o material específico, aprofundando-o com o tempo até chegar na fase de ser convertido.

6 – Enviar e-mail na quantidade adequada

Como mencionado acima, assim como as pessoas continuam usando o e-mail diariamente, elas também continuam recebendo uma enxurrada deles constantemente. 

Desta forma, a empresa precisa se atentar à quantidade de envios que será realizada aos seus leads ou possíveis clientes para que não chegue ao ponto de muitos pedirem para sair da lista de contatos. Do mesmo modo, ficar muito tempo ausente também pode colocar a empresa ou marca no esquecimento. É importante ponderar. 

Trabalhar com o e-mail marketing e vendas é uma escolha eficiente e importante para se ter sucesso nos negócios, desde que esteja bem planejado estrategicamente e com conteúdo de qualidade. 
Por isso, contar com uma equipe especializada é fundamental. Aqui na MALI Content oferecemos diversos tipos de serviços, entre eles o de e-mail marketing e consultorias, além de contar com profissionais qualificados, prontos para colocar sua empresa em posição de destaque. Conheça nossos serviços.