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Como ter engajamento nas redes sociais

Como ter engajamento nas redes sociais?

“Minha página não atrai clientes”. “Eu posto, posto e nada acontece.” “Como ter engajamento nas redes sociais?”

Essas dores e questões são comuns para empresas e profissionais. Afinal, não adianta apenas criar as suas contas nas redes sociais, é preciso criar contato e relação com os seus seguidores para que eles se interessem pela marca e pelos produtos e serviços oferecidos.

Mas o que realmente é engajamento e como melhorar essa interação nas ações da empresa? Acompanhe este artigo e comece a pensar no seu planejamento!

O que é engajamento?

Antes de entender como ter engajamento nas redes sociais, vamos entender o conceito.

Engajamento é a quantidade, frequência e consistência da interação do público com o seu perfil. Assim, para saber se o seu engajamento é bom e se você está atingindo o interesse das pessoas, pode analisar curtidas, comentários, menções, directs, porcentagem de salvamentos e até envios de posts.

Quanto mais engajamento na sua página, mais o algoritmo das redes sociais entende que o seu conteúdo é relevante. Afinal, vamos lembrar que o Instagram, por exemplo, limita a divulgação de novos posts para 26% dos seus seguidores e abre essa divulgação de acordo com o engajamento da publicação.

Como ter engajamento nas redes sociais?

Não existe fórmula rápida para saber como ter engajamento nas redes sociais. Assim, é necessário estudo e atividade consistente para aumentar o engajamento.

Porém, existem algumas práticas importantes que podem ajudar no engajamento, como:

Estude o público-alvo

Em qualquer estratégia de comunicação é interessante traçar o perfil do público-alvo para entender com quem a sua marca está ou deve falar. Assim, mapeie informações básicas como sexo, idade, profissão, grau de instrução. Além disso, siga traçando a personalidade desse público, definindo os objetivos e dores que o seu produto ou serviço podem atingir.

Monte uma estratégia

A sua presença digital pode ser desenvolvida em cima de uma estratégia que foca em como ter engajamento nas redes sociais. Assim, comece definindo pontos básicos para iniciar as atividades nas redes:

  • Quais plataformas fazem sentido para a presença da empresa?
  • Qual tipo de conteúdo será postado?
  • Qual o formato desses conteúdos? (vídeos, imagens, carrossel de fotos, Reels etc.)
  • Com que periodicidade serão os posts?
  • Quais os horários de teste inicial?
  • Por quanto tempo e quando o responsável vai focar em interagir com os seguidores?

Além disso, pesquise por melhores práticas para interagir com o seu público e desenvolver o engajamento. Vamos tratar disso em seguida.

Personalize o conteúdo

Agora que você montou uma estratégia para começar a desvendar como ter engajamento nas redes sociais, pense especificamente no conteúdo que irá oferecer para o público. Afinal, ele deve ser relevante e interessante para as pessoas que te acompanham.

Teste informações e formatos variados para não cansar seus seguidores. Além disso, muitas redes priorizam ferramentas novas que aumentam o engajamento da página, como o Reels do Instagram.

Interaja com os usuários

Como a rede é ‘social’, nada melhor do que conversar, puxar assunto, fazer interações nos stories e realmente interagir com os usuários. Assim, separe alguns minutinhos diários para responder comentários, directs, conversar com novos seguidores e aumentar o contato entre a empresa e o potencial cliente.

Saia do padrão

As redes sociais são lugares de grande interesse e permanência. Assim, pesquise sempre assuntos interessantes, modelos de postagens e stories, vídeos em formatos diferentes e novidades.

Construa um conteúdo que seja a cara da sua empresa e saia do padrão.

Mensure suas ações

Por fim, não adianta planejar e executar ações que não trazem resultado. Assim, mensure os posts, vídeos, stories e identifique se o alcance e as interações estão aumentando ou não.

Para isso, você pode colocar em uma planilha quais conteúdos foram melhores em performance e quais não. Assim, é possível comparar e entender em que tipo de ação investir mais tempo e energia.

Essas dicas podem ser seguidas na hora de testar como ter engajamento nas redes sociais. Porém, é importante sempre consumir mais conteúdo que pode ajudar a sua empresa e contar com o auxílio de especialistas, como a equipe Mali que está sempre pronta para conversar sobre as suas necessidades!