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Como aparecer no Google Maps? Saiba o que fazer para destacar a sua empresa

Você já utilizou o Google Maps para encontrar algo ou chegar em algum lugar? Provavelmente a sua resposta foi sim. E assim como você, milhões de pessoas usam diariamente esse serviço. Por isso, é importante o seu negócio estar presente nessa plataforma virtual. Confira este artigo e descubra como aparecer no Google Maps!

Há cerca de 15 anos no ar, o Google Maps tem sido uma importante ferramenta tanto para usuários quanto para empresários. Isso porque o serviço de geolocalização do Google é gratuito e dá a oportunidade de marcas e clientes se conectarem.

Não somente o Google, mas a internet em geral tem proporcionado meios para consumidores se manterem próximos às suas marcas favoritas. E, da mesma forma, a web também oferece caminhos para as empresas chegarem até os clientes.

As redes sociais, como o LinkedIn para empresas e o TikTok, são algumas dessas opções de aproximação entre marcas e consumidores.

Em alguns casos, vale a pena investir financeiramente com anúncios pagos, por exemplo, para destacar a empresa na web. Porém, também é possível ganhar visibilidade sem despender dinheiro.

Com algumas estratégias assertivas, em pouco tempo poderá ter um retorno significativo com acessos em sua página ou notar a chegada de novos clientes em pontos físicos da empresa.

Qual a importância do Google Maps para empresas?

À primeira vista, o Google Maps é apenas uma plataforma de visualização de mapas. Entretanto, ele pode ser muito mais do que isso.

O Google Maps pode se tornar um outdoor virtual da sua marca ou até quem sabe, uma vitrine para a sua empresa.

Empreendedores podem disponibilizar informações sobre o seu negócio para que elas sejam exibidas aos usuários que estejam buscando na região por produtos ou serviços que essa empresa oferece.

Por isso, a plataforma é tão importante para negócios locais, uma vez que uma empresa pequena pode ter o mesmo potencial de exibição para o cliente que um negócio de grande porte.

Em outras palavras, o Google Maps pode ser a galinha dos ovos de ouro de empreendedores locais!

Além disso, para o cliente a ferramenta se torna uma mão na roda, pois em uma única pesquisa na internet, ele pode encontrar o endereço, o site, telefones de contato, horário de funcionamento e até imagens da empresa.

Caso queira, o cliente também poderá avaliar o estabelecimento, seja pelos serviços prestados, produtos ou até pelo atendimento, e ainda fazer perguntas e deixar comentários, como críticas ou sugestões. Tudo na mesma página!

A empresa que está presente no Google Maps pode usufruir dessas vantagens citadas. Já as marcas que não estão na plataforma, acabam não só deixando de aproveitar os benefícios como também prejudicando o seu sucesso, uma vez que dá espaço para o cliente optar pela concorrência.

Por exemplo, no caso de um restaurante japonês, se um cliente em potencial procurar no Google Maps o local e não encontrar, ele poderá optar por um restaurante concorrente.

Portanto, não se trata de uma simples indiferença se o negócio não está visível na plataforma. É uma desvantagem real ficar fora do Google Maps, uma vez que poderá o cliente e ainda abrir margem para a concorrência conquistá-lo.    

Afinal, como aparecer no Google Maps?

Para começar a divulgar a sua empresa no Google Maps, primeiramente, será preciso criar uma conta no Google Meu Negócio. Mas não se preocupe, a plataforma é gratuita e fácil de usar. 

Para ajudar, criamos um material explicando o que é e como criar o Google Meu Negócio.  

Primeiramente, será preciso ter ou criar um e-mail no Gmail. Em seguida, deverá acessar a página do serviço Google Meu Negócio.

Depois é só iniciar o cadastro clicando no botão “Gerenciar agora”. Todas as fases para preenchimento das informações sobre a empresa na página são bem explicativas ou intuitivas. Portanto, é possível criar uma conta no Google Meu Negócio em poucos minutos.

Além dos dados da empresa, a localização é o ponto crucial para aparecer no Google Maps. 

Por isso, é importante preencher corretamente o endereço do estabelecimento e, inclusive, indicar no mapa o local exato do empreendimento.

Após finalizar o cadastro, será preciso verificar a conta. Isso acontece, pois o Google precisa saber se você é mesmo o responsável pela marca.  

A verificação pode ser feita de diferentes maneiras: por e-mail, por SMS, por ligação telefônica ou, por exemplo, por meio de um cartão postal enviado pelos Correios com um código de verificação.

Depois de verificada a conta, estará confirmado que as informações da empresa no Google Meu Negócio e no Google Maps estão corretas. Além disso, com a verificação, somente você poderá acessar e atualizar os dados do seu negócio na web.

Dicas para melhorar o desempenho e ficar no topo das buscas  

Com uma página no Google Meu Negócio, a sua empresa já poderá ser encontrada no Google Maps.

Conduto, não basta apenas criar a página na plataforma e ficar à espera dos resultados.

Juntamente com a criação, é preciso fazer o preenchimento correto e, principalmente, completo das informações. Isso ajuda a ranquear melhor tanto no buscador do Google quanto no serviço de geolocalização.   

Confira abaixo outras dicas práticas que podem ajudar a empresa a se destacar na rede.

Palavras-chave

Na hora de fazer o cadastro, utilize palavras-chave sobre o seu serviço ou produto, atentando-se, inclusive, com os termos usados pela concorrência. Isso facilitará o aparecimento da sua marca nas buscas locais.

Postagens

Atualize o Google Meu Negócio da empresa com publicações e fotos, sempre linkando para o site da marca. Isso mostra que a página é atualizada e ainda encurta o caminho para o cliente chegar aos seus conteúdos.

Imagens

Por meio do recurso Street View, o Google Maps disponibiliza imagens de captura da fachada da empresa, da rua e da vizinhança, por exemplo. Contudo, nem sempre a qualidade é alta e o material atualizado. Por isso, insira você mesmo boas imagens do seu negócio, tanto da fachada quanto do interior da empresa.  

Avaliações

Avaliações positivas dão credibilidade à marca. Por isso, peça aos clientes para avaliarem e comentarem na plataforma sobre a experiência com a empresa. Assim, você pode divulgar links com os comentários e ganhar a confiança de novos clientes.

Mas saiba que é importante responder às dúvidas e comentários postados, independentemente se forem positivos ou negativos. A ideia é criar um espaço transparente de comunicação com o cliente. 

E lembre-se, quanto mais avaliações e interação, melhor será o ranqueamento da empresa no buscador.  

Agora que já sabe como aparecer nas pesquisas do Google Maps da sua região, que tal a sua empresa conquistar autoridade em outros locais na web? Conheça as estratégias da MALI Content!

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