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Planejamento de conteúdos para redes sociais

Produção de conteúdo para redes sociais: aprenda como fazer

Quem cria um perfil nas redes sociais, sendo pessoa física ou jurídica, quer ser conhecido, ganhar likes, seguidores e que tudo isso ainda reflita no aumento das vendas. Missão super possível para quem investe em uma boa produção de conteúdo para redes sociais.

Mas, para conseguir um bom engajamento e converter leads em vendas, a produção de conteúdo para redes sociais precisa ser focada e atender às expectativas do seu persona. Para isso, confira atentamente as dicas a seguir para montar o planejamento para suas redes sociais.

O que é produção de conteúdo para redes sociais?

O que você, caro leitor, no papel de pessoa física, busca ao acessar as redes sociais? Talvez saber as novidades dos amigos e familiares, dos famosos ou conhecer novas tendências de moda, tecnologia ou dicas para casa? Aprender a fazer algo dos já conhecidos vídeos ‘faça-você-mesmo’, saber promoções da sua loja preferida ou seguir um profissional renomado da sua área para ter insights bacanas?

E o que isso tudo tem a ver com produção de conteúdo para redes sociais? A resposta é simples. Basta pensar o que você procura como consumidor da rede social.

Você envia memes sempre para um amigo que curte a mesma série que você. Envia algo sobre reforma de casas para o cônjuge. Segue uma loja de roupas infantis, já que tem filhos e sobrinhos pequenos e pode conseguir alguma promoção incrível.

Tudo isso tem um nome: relacionamento.

Afinal, o relacionamento entre você e a marca, entre você e seus amigos e sua família é um dos grandes segredos para uma boa produção de conteúdo para redes sociais.

Por isso, o papel da produção de conteúdo para redes sociais é mostrar todo tipo de informação relevante para o seu cliente.

O que postar?

Mais uma vez, coloque-se no lugar do leitor para caprichar na sua produção de conteúdo para redes sociais. Assim, poste as novidades da empresa, promoções, dicas, curiosidades e até imagens ou vídeos dos bastidores para que os clientes conheçam o processo do outro lado.

Vale ficar ligado às atualidades também, entrar na moda do momento (lembra do “Juntos e Shallow Now” que quase o mundo inteiro usou?) ou uma homenagem nas datas comemorativas.

Aliás, você ainda pode criar publicações temáticas por semana, usar o famoso #tbt (siga em inglês para Throwback Thursday, ou seja, quinta-feira do retorno) para mostrar a empresa em algum evento, por exemplo.

Que tal dar valor e voz aos seus clientes? Então, já pensou que bacana seria ter depoimentos em vídeos, do consumidor falando bem ou usando seu produto? É uma ótima ideia para fazer parte do seu mix de conteúdo.

Além disso, se sua marca permitir, faça do humor seu aliado também, com posts que peçam a participação dos clientes. Assim, esse tipo de publicação dá leveza à sua página e pode até mesmo viralizar!

Enfim, são muitas as ideias para diversificar suas postagens e deixar sua produção de conteúdo para redes sociais mais atraente. Por isso, ofereça mais do que um produto para compra.

Portanto, ofereça algo de valor para o seu cliente, uma informação relevante, como um ebook ou kit digital grátis, sorteios e parcerias com influencers que eles seguem e que possam atrair também maior engajamento na sua página.

Além disso tudo, você ainda pode criar um conteúdo sob medida para cada plataforma. Pode ser o mesmo tema, só que adaptado para a linguagem de cada rede social.

#dicaMali: seja imparcial em suas postagens. Esqueça seus gostos pessoais, incluindo preferências políticas. Certamente esses assuntos podem trazer tráfego para sua página, mas também pode resultar em uma imagem super negativa para a marca e até causar uma crise de imagem.

Quando postar?

Como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. Ou seja, você precisa aparecer e é preciso ter frequência. Assim, que tal uma postagem por dia, ou em dias alternados? Para facilitar a produção de conteúdo para redes sociais, crie um cronograma de posts.

Assim, você pode criar modelos diferentes de postagens (vídeo, foto, meme, stories, entre outros) e em horários alternados.

Depois, você ainda pode acessar as informações que as redes sociais liberam para os perfis de administradores da página para saber quais assuntos renderam maior engajamento e qual horário é o melhor para seu público.

Com essas informações em mãos, os próximos calendários de produção de conteúdo para redes sociais vão ficar muito mais fáceis de planejar.

Para quem postar?

Pense no seu cliente ideal, como uma pessoa física mesmo, que estivesse bem aí, na sua frente. Você precisa realmente conhecê-lo, só assim vai conseguir se comunicar da melhor forma com ele e manter um bom relacionamento.

Para isso, invista em pesquisas (como o formulário do Google, por exemplo) para identificar exatamente o seu persona e conhecer suas características, hábitos, desejos, idade, história pessoal, motivações, sonhos, objetivos, desafios e preocupações.

Certamente isso faz muita diferença na comunicação que sua empresa vai usar no dia a dia e na produção de conteúdo para as redes sociais.

Além disso, quer mais um exemplo de persona? Pois é só pensar na possibilidade de dar um presente para alguém que nunca viu (seu público-alvo).

Assim, se for homem, você pode pensar em um kit para barbear. Afinal, é um presente bacana, mas que não foi pensado exatamente para o João, que adora manter seu visual de lenhador urbano, tendência que ele segue de Youtube americanos. Para ele, esse presente não serviria.

Viu a diferença? Diferente do público-alvo, que é muito abrangente, o persona reúne uma coleta de dados que te permite identificar alguém a ponto de você conseguir dar um presente certo a ele, se for o caso.

Quais redes sociais são importantes?

A pergunta certa, nesse caso, seria: em quais redes sociais seu público está? Assim, pense no seu cliente ideal, como uma pessoa física mesmo, que estivesse bem aí, na sua frente. Decerto você precisa realmente conhecê-lo, só assim vai saber quais redes são ideais para o seu negócio.

No LinkedIn, por exemplo, sua comunicação precisa ser mais assertiva, clara e com um toque mais formal – lembre-se que esta é uma rede social voltada para o mundo corporativo.

Porém, no Facebook, para conseguir alcançar seu cliente ideal, a produção de conteúdo para redes sociais precisa ser mais leve. Assim, vale inserir links de matérias do seu segmento, o clipping do dia ou até fazer enquetes.

Por fim, o Instagram é muito visual e pede aquele relacionamento mais próximo. Ou seja: seja amigo do seu cliente. Assim, mostre sua casa (a empresa), sua vida (a rotina na produção de um produto) e convide-o para participar do seu dia a dia (call to action).

Além dessas redes, existem outras que podem ser do interesse do seu público, como o Twitter, YouTube, Pinterest, Snapchat

Por isso, antes de criar vários perfis e não conseguir dar conta de todos eles, analise cada rede social, saiba o diferencial de cada uma e se ela se encaixa dentro da sua estratégia de negócios e se seu público está lá.

Por fim, avalie se você ou sua equipe vão conseguir gerir todas as redes em que a empresa vai estar. Afinal, de nada adianta estar presente nestas plataformas e não caprichar na sua produção de conteúdo para redes sociais.

Você precisa ser presente. Para isso, as duas principais formas são: suas publicações e suas interações com o público.

Muito se fala do engajamento com os clientes. Mas, de nada adianta ter vários comentários e não respondê-los. Assim, para esse relacionamento ser bom e durável, a interação precisa ser dos dois lados da tela. Por isso, mantenha uma comunicação aberta e sólida com seus seguidores.

O planejamento é a chave para o sucesso na produção de conteúdo para redes sociais

Há pouco falamos na criação de um calendário para a produção de conteúdo para redes sociais. Ele faz parte do planejamento de comunicação da marca e, para segui-lo à risca, a palavra de ordem é organização, independente se você trabalha sozinho ou com uma equipe.

Assim, seguindo as informações que indicamos acima, até agora você já tem um calendário de posts, conhece seu persona e sabe qual conteúdo postar e qual o momento mais adequado para atrair a atenção dele.

Métricas e monitoramento

Esse é o momento de se tornar ainda mais relevante para o seu persona. Então chegou a hora de você conhecer e saber lidar com as métricas. Ou seja, conhecer o próprio desempenho dentro das redes sociais.

Esse monitoramento faz parte do marketing digital porque é a partir dele que você vai “sentir” a reação do público às suas postagens.

Assim, nesse momento, são avaliados visualizações, engajamentos, conversão e comportamento em relação ao conteúdo do post. Para isso, existem diversas ferramentas no mercado, pagas e gratuitas, que te informam cada detalhe, como, por exemplo, o Google Analytics e as ferramentas de análises das próprias redes sociais.

Por fim, com esses dados em mãos, você pode alterar e melhorar a sua produção de conteúdo para redes sociais, ou ainda conseguir insights para impactar a comunicação com sua rede.

Para tornar a produção de conteúdo para redes sociais ainda melhor, você pode contar com os serviços da Mali. Afinal, nós utilizamos técnicas de inbound marketing para atrair, converter e encantar os clientes. Além disso, nossa estratégia foca na produção e compartilhamento de conteúdo personalizado, o marketing de conteúdo.

Um bom conteúdo deve ser aliado do impulsionamento

Os algoritmos estão cada vez mais rígidos e mostrando cada vez menos as publicações de forma espontânea para os seguidores. Então, a ideia é dar uma “forcinha” para se destacar entre os concorrentes.

Assim, agora que você já sabe como, quando, onde e para quem postar sua produção de conteúdo para redes sociais, você pode impulsionar essas publicações para alavancar ainda mais o seu negócio!

Para isso, o impulsionamento ou Ads é a forma que os anúncios são chamados nas redes sociais. Afinal, essa ferramenta amplia o alcance do seu post, e você ainda pode direcionar para quem você quer que veja, ou seja, seu persona.

Dessa maneira, você pode definir exatamente a audiência desejada, inclusive a localização (cidade/Estado) e também pode programar por quanto tempo quer que essa publicação seja exibida para esse público (ou quanto tempo seu “anúncio” vai durar).

Porém, antes que você pense que não tem verba para esse tipo de investimento nesse momento, aqui vai a boa notícia: é possível impulsionar um post com apenas R$ 6,00 (a partir desse valor) por dia!!!!

Além disso, depois de apostar no impulsionamento, não esqueça de um call to action para converter seus leads em vendas! Assim, você pode convidar o seu prospect a se inscrever em uma newsletter, por exemplo, ou fazer um cadastro para baixar algum material.

Decerto essa é uma forma simples de alcançar maior alcance de suas publicações. Assim, o impulsionamento pode render novos seguidores que, futuramente, poderão acessar seus posts de maneira orgânica. Vale super a pena!

Dicas certeiras para fazer sua produção de conteúdo para redes sociais com qualidade

Se você leu até aqui, já sabe que ter (e manter) o perfil da empresa na rede social não é simplesmente fazer um post. Assim, precisa de muita pesquisa, informação e dados reais para criar a produção de conteúdo para redes sociais perfeita para sua marca.

Por isso, reunimos aqui algumas dicas que podem te diferenciar da concorrência:

  • Crie sua identidade visual: logomarca, estudo de cores e até um avatar presente nas suas redes sociais. Além disso, esse avatar também pode “assumir” a identidade da marca e falar de forma mais humanizada com os clientes, como a Lu, do Magazine Luiza;
  • Siga padrões: avise a equipe, monte um tutorial se precisar, mas mantenha tudo sempre padronizado (com a cara) da sua marca. Por exemplo: usar pelo menos um emoticon em cada resposta, ou usar sempre uma hashtag específica para um tipo de post etc;
  • Resolução de problemas: ao conversar com seu cliente, pense de quais formas você pode ajudá-lo a resolver a questão dele. Como exemplo, a pergunta que ele fez pode ser simples, como tamanhos disponíveis de uma blusa, por exemplo. Mas, também pode ser um defeito de fábrica que, se você não resolver, pode te gerar problemas futuros;
  • Pergunte: questione seu público sempre que possível, seja em enquetes, formulários, e-mails. Assim, tente sempre saber o que ele quer, o que precisa, do que sente falta e como você pode ajudá-lo.

Ferramentas úteis

Para te ajudar na sua produção de conteúdo para redes sociais, separamos aqui 14 ferramentas super úteis. além disso, muitas são disponíveis em versões gratuitas e pagas para facilitar seu dia a dia. assim, não deixe de acompanhar:

  • Adobe Spark: oferece filtros para imagens, animações e é possível montar vídeos curtos, apenas inserindo as fotos que você quer para a montagem, incluindo narração de texto ou trilha sonora;
  • Bitly: encurtador de endereços URL;
  • Canva: disponibiliza recursos gráficos prontos e editáveis em vários formatos para redes sociais;
  • Easel.ly: ferramenta para criação de infográficos, com vários recursos para tornar o que seria algo chato em um material bonito e que atrai atenção;
  • Everypost: app que gerencia e monitora múltiplas redes sociais pelo celular;
  • Keyhole: monitora o nome da sua marca, hashtag própria, palavras-chave ou nome de um produto específico. Ou até a concorrência!
  • Lumen 5: indicado para produzir vídeos customizados, com textos, realce e movimentos profissionais;
  • Meme Generator: com ele, é possível criar gifs e fotos com textos que você consegue editar e criar seu próprio meme;
  • Onalytica: mostra os influenciadores mais relevantes para sua marca;
  • Pocket: armazenamento de conteúdo. Você pode “salvar” algo para ler depois, como uma ideia que pode virar um post bem bacana para sua marca;
  • Rival IQ: ferramenta que ajuda a identificar tendências, já que mostra quais dos seus posts geraram maior engajamento – e ainda permite que você conheça esse ranking dos concorrentes;
  • Tagboard: monitora pesquisas para hashtags relevantes para seu segmento e o engajamento durante eventos ao vivo;
  • Trello: um organizador de tarefas que você pode usar sozinho ou com toda a equipe;
  • Tweriod: ferramenta para descobrir o melhor período para publicação da sua marca no Twitter.

Afinal, essas dicas foram úteis para você começar a produção de conteúdo para as redes sociais da sua empresa? Então, se precisar de apoio, conte com a equipe MALI. Estamos aqui sempre prontos para te ajudar!