5 vantagens da Assessoria de Imprensa na era digital

5 vantagens da assessoria de imprensa

Se antes era preciso estar na grande mídia para ser visto pelos potenciais clientes, hoje a Internet permite que negócios de todos os tamanhos ganhem espaço e atinjam os consumidores em potencial. Entretanto, engana-se quem pensa que a assessoria de imprensa perdeu sua eficácia e importância. 

A partir dela, é possível conquistar públicos diferentes, dar mais visibilidade para sua empresa e fortalecer sua marca, além de outros benefícios.

Conheça mais sobre a assessoria de imprensa e veja 5 motivos para apostar nessa estratégia. 

O poder da assessoria de imprensa

A história da assessoria de imprensa começou ainda no século XIX. O então presidente norte-americano, Andrew Jackson (1829-1837), criou o  “The Glob”, para ser o canal oficial dos assuntos relacionados ao governo. 

Esse foi o princípio da assessoria de imprensa, que ganhou mais força em 1906 quando Ivy Lee, considerado o pai das Relações Públicas, deixou o jornalismo e fundou o primeiro escritório de relações públicas e assessoria de imprensa do mundo. 

O objetivo era claro e perdura até hoje: criar um relacionamento entre as empresas e instituições com a imprensa. Com isso, facilitar a divulgação de informações e, claro, melhorando a imagem dessas instituições frente à opinião pública. 

Atualmente, a assessoria de imprensa ainda cumpre esse papel. Busca trazer à tona informações de uma empresa para o público geral, dando mais visibilidade para a companhia enquanto informa algo para as pessoas. 

Além disso, a assessoria de imprensa também contribui para a imagem da empresa para o público, sendo essencial também em momentos de gerenciamento de crise.

Ou seja, como foi possível notar, a assessoria de imprensa tem um grande poder na construção da imagem de uma empresa a partir da divulgação pelos veículos de comunicação. Dessa forma, mesmo com a Internet e as redes sociais, apostar nesse formato ainda mostra grandes benefícios.

5 vantagens da assessoria de imprensa

A ideia de que as redes sociais conseguem abarcar toda a estratégia de comunicação de uma empresa é bastante comum.

Porém, a possibilidade de segmentação das redes sociais é poderosa para alguns objetivos. Por exemplo, pode atingir os clientes que se encaixam na persona do negócio. Por outro lado, pode atrapalhar em outras questões, como melhorar a visibilidade e o fortalecimento da marca). 

Por isso, são várias as vantagens de investir em assessoria de imprensa. 

1. Ganhar autoridade

Quanto mais uma empresa aparece na mídia para falar sobre o tema relacionado com seu serviço, mais autoridade ela ganha. Assim, tanto as pessoas quanto os outros veículos de comunicação passam a enxergar a empresa como uma referência. 

Afinal, estão sempre presentes para explicar sobre um assunto ou contar um fato interessante sobre aquele tema. Ou seja, a empresa passa a ser vista como a melhor entre aquelas que prestam esse tipo de trabalho. 

E para conquistar espaço em grandes veículos, é preciso contar com uma assessoria de imprensa bem estruturada. Isso significa ter um bom relacionamento com os jornalistas e consiga pensar em pautas que sejam interessantes para cada um deles. 

2. Ter mais visibilidade

A empresa, ao estar na mídia, também ganha muito mais visibilidade. Isso porque acaba sendo divulgada para pessoas que não conheceriam o serviço ou os produtos de outra maneira. O interessante é que essa estratégia esteja alinhada com outras, principalmente com as de redes sociais. 

Isso porque enquanto a assessoria de imprensa permite essa visibilidade mais geral, as redes sociais segmentam o público. Juntas, as chances de sucesso na atração de novos clientes são muito maiores.

3. Aumentar a confiança

Quando a empresa ganha esse destaque na mídia, consegue também passar uma credibilidade muito maior para o público, já que mostra que seu serviço ou produto é tão bom que mereceu uma matéria sobre ele.

Aos poucos, com uma boa estratégia de comunicação, é possível ganhar cada vez mais a confiança do público, o que atrai mais clientes, os fideliza e, claro, faz a empresa crescer. 

A confiança por parte do público não é algo simples de ser conquistado. Na verdade, é um dos pontos mais importantes, pois exige uma construção e não é algo que acontece de um dia para o outro.

4. Fortalecer sua marca

Essa confiança conquistada com a assessoria de imprensa é resultado de uma marca forte e bem posicionada. Assim, a marca passa a ser reconhecida pelo público, que também entende qual o papel da empresa. 

Por exemplo, quando se fala em itens de higiene para bebês, com certeza uma marca específica lhe veio à cabeça. Se falarmos de chinelos, outra empresa também surge na memória. 

Isso acontece porque essas marcas construíram estratégias para que as pessoas passassem a reconhecê-las (visibilidade) e a confiarem em seu trabalho (credibilidade), sendo a primeira a ser lembrada (autoridade) quando se trata de algum segmento específico. Tudo isso constrói uma marca forte.

E a assessoria de imprensa consegue trazer todas essas vantagens à tona, já que divulga ao público as principais informações sobre a história, os serviços ou cases de sucesso, construindo uma imagem mais positiva e forte para as pessoas. 

5. Gerenciar crises

Como nem tudo são flores, é preciso se preparar também para os momentos de crise de imagem. Ou seja, quando o nome da empresa está ou começa a ser relacionado com algo negativo, como uma polêmica. 

A assessoria de imprensa passa a ter papel fundamental nesse momento de gerenciamento de crise, já que ajuda a empresa a entender os danos causados e a como resolver essa imagem negativa. 

Além disso, a assessoria de imprensa também é responsável pelo media training. Ou seja, treina o porta-voz da companhia para dar entrevistas. Isso tanto para falar do dia a dia quanto em momentos de crise, que demanda uma atenção ainda maior com o que é falado.

Dessa forma, ter uma boa equipe de assessoria de imprensa torna-se essencial para minimizar danos e construir novamente uma marca forte e com credibilidade. 

Deu para notar que a assessoria de imprensa e comunicação pode contribuir com inúmeros pontos desse contato com o público, mas está focada principalmente na construção de uma marca forte e bem posicionada, para que as pessoas acreditem e confiem na empresa.

Para conquistar tudo isso, entretanto, é importante ter uma assessoria de imprensa séria, que entenda os objetivos e dificuldades do negócio e, a partir disso, trace uma estratégia de sucesso.

Aqui na MALI Content contamos com profissionais especializados em assessoria e comunicação, prontos para colocar sua empresa em posição de destaque. Conheça nossos serviços!

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

E-mail marketing e vendas – 6 dicas para alavancar o seu negócio

E-mail marketing e vendas – 6 dicas para alavancar o seu negócio

Existem diversas formas de iniciar ou manter contato com o consumidor. Mas, para cada uma delas, é importante entender como…
Novo algoritmo do Google: tudo o que você precisa saber sobre a nova forma de ranquear sites

Novo algoritmo do Google: tudo o que você precisa saber sobre a nova forma de ranquear sites

Antigamente o ditado dizia que “quem não é visto, não é lembrado”. Hoje é possível dizer que, se sua empresa…
Conteúdo para e-commerce: faça mais vendas com a estratégia

Conteúdo para e-commerce: faça mais vendas com a estratégia

O marketing de conteúdo é uma estratégia abrangente que pode trazer benefícios para diversos tipos de empresas e negócios. Os…
Agência de conteúdo: 5 motivos para contratar uma para sua empresa

Agência de conteúdo: 5 motivos para contratar uma para sua empresa

A comunicação é um dos elementos mais importantes quando o assunto é a relação entre cliente e empresa. A partir…
5 vantagens da Assessoria de Imprensa na era digital

5 vantagens da Assessoria de Imprensa na era digital

Se antes era preciso estar na grande mídia para ser visto pelos potenciais clientes, hoje a Internet permite que negócios…
Como atrair leads nas redes sociais com o marketing de conteúdo

Como atrair leads nas redes sociais com o marketing de conteúdo

Toda empresa, independentemente do porte, tenta descobrir formas sobre como atrair leads, sobretudo nas redes sociais. Uma das formas mais…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!