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A produção de conteúdo digital pode ajudar meu negócio?

A produção de conteúdo digital assumiu um papel importante nas estratégias de marketing. Afinal, essa ação permite que a empresa mostre autoridade, ofereça soluções para o público e crie relacionamento com o cliente.

Mas o que é conteúdo digital? Como essa atividade pode ajudar os negócios? Como iniciar isso na empresa?

Separamos um artigo completo para responder essas e outras dúvidas, mostrando como a produção de conteúdo digital pode te ajudar. Confira!

O que é conteúdo digital?

Assim como diz o nome, conteúdo digital é tudo aquilo que produzimos em formato digital. São informações que podem ser enviadas pela internet, por streaming ou mesmo transferidas entre dispositivos.

Esses conteúdos podem ser produzidos em diversos formatos, como:

  • Posts para redes sociais, e-mail marketing, landing pages, este próprio artigo, entre outros;
  • Áudios que você encontra em muitas plataformas, como as opções em streaming do Spotify, Deezer, Apple Music etc.;
  • Imagens para as mais variadas aplicações;
  • Vídeos e outros tipos de conteúdo digital.

Como a produção de conteúdo digital pode ajudar meu negócio?

Vamos combinar que, hoje em dia, é muito mais fácil encontrar o conteúdo que você precisa. É só acessar um site de pesquisas e dar início às suas buscas.

Essa facilidade está relacionada ao fato de que existe muita informação digital disponível. Além disso, atualmente as pessoas não perdem mais tempo com o que não as interessam, focando as soluções especificas.

Assim, com a produção de conteúdo digital, você consegue criar uma autoridade para a sua empresa, se mostrando como referência no assunto, sanando dúvidas e dores dos potenciais clientes e criando relacionamento.

Existem diversas etapas da produção de conteúdo digital que consideram os objetivos do cliente. Assim, você consegue:

  • Atrair pessoas que querem conhecer seu negócio;
  • Oferecer informação sobre as “dores” de cada potencial cliente;
  • Iniciar um relacionamento de confiança que aumenta as chances de negociação;
  • Construir estratégias de marketing e vendas de acordo com o momento da pessoa;
  • Oferecer produtos ou informações específicas para o momento de compra do usuário e outras possibilidades.

A produção de conteúdo digital cria uma consistência importante para a sua empresa. Dessa maneira, é mair natural se posicionar como autoridade, atrair clientes e oferecer conteúdo relevante de acordo com o momento e dor de cada pessoa.

Além disso, a imagem e presença do negócio se tornam mais relevantes, afinal, a empresa passa a estar onde os seus clientes estão: no mundo digital.

Por onde começar a produção de conteúdo digital?

Os grandes objetivos da produção de conteúdo digital para o marketing é atrair, converter e fidelizar. Para isso, é importante definir uma estratégia para as produções e usos dos conteúdos.

Antes de começar escrevendo artigos e gravando vídeos para os futuros clientes, é importante definir questões estratégicas. Assim, considere pontos como:

Definição de persona

Quem é a persona do seu negócio? Quais são os objetivos, dúvidas e metas de quem pode se interessar pelo conteúdo oferecido?

Desenhar uma persona com nome, idade, profissão, dores e outros detalhes ajuda a direcionar o tipo de conteúdo, o momento de produção, a linguagem, os principais recursos visuais e uma série de outros pontos.

Assim, é muito mais provável que o seu conteúdo atinja o público do seu negócio, não pessoas aleatórias que não se interessam pela empresa.

Pesquisa de palavras-chave

As palavras-chaves podem ser trabalhadas na montagem do seu site, em artigos de blog ou até mesmo em legendas de imagem e posts para redes sociais. São elas que vão ajudar o seu conteúdo a aparecer em sites de pesquisa, como o próprio Google.

Assim, é interessante separar uma lista de palavras-chaves de acordo com o tipo de conteúdo e objetivo, iniciando essa presença digital.

Estratégia de produção

Como o conteúdo deve se apresentar ao público? A linguagem é mais formal ou informal? As pessoas preferem mais texto ou imagens? Você vai elaborar um texto para quem está conhecendo os seus produtos ou para quem está quase finalizando a compra?

Esses e outros pontos fazem parte da estratégia de conteúdo, que precisa envolver a análise sobre o momento da empresa, o tipo de serviços e produtos, os objetivos, o tipo de cliente e, junto à isso, entender como e quais materiais serão mais relevantes.

Além disso, você pode estruturar um calendário de postagens que te ajuda a encontrar, atrair, fidelizar e converter os clientes, sempre mensurando os resultados.

Método de distribuição

Depois de definir a estratégia de conteúdo considerando o formato, especificidades de acordo com a etapa do cliente e outros detalhes, é necessário elaborar um método de distribuição.

Para isso, considere todos os canais possíveis, como e-mails, blogs, redes sociais, landings, plataformas de vídeo ou mesmo materiais físicos.

Lembre-se de considerar o perfil do seu público, focando a produção de conteúdo digital no lugar que os seus clientes mais acessam.

Call to Action

O Call to Action (CTA) é uma frase para ação, instigando o leitor a tomar uma atitude depois de ler um texto, um post etc. Assim, um bom CTA está atrelado à estratégia de conteúdo, indicando, por exemplo, o teste de algum serviço para pessoas já interessadas ou o acesso à outro material para quem ainda está conhecendo a empresa.

Essas e outras dicas vão te ajudar a iniciar uma produção de conteúdo digital relevante, atrativa e útil para o seu público, aumentando o engajamento e a relação entre cliente e empresa.

Gostou de conhecer melhor sobre a produção de conteúdo digital para a sua empresa? Aproveite para entrar em contato com a equipe da MALI e veja como podemos te ajudar a pensar no conteúdo estratégico ideal para a sua empresa!