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Agência de conteúdo digital: saiba o que é e descubra se é indicada para sua empresa

Levando em conta a importância da presença no mundo virtual para a integração de empresas e clientes, o trabalho de uma agência de conteúdo digital se tornou fundamental para a gestão das estratégias de marketing atuais.

Com a tendência de uma sociedade cada vez mais digital, é importante adequar os modelos de negócios, bem como, as formas de acessar, conectar e se relacionar com o cliente.   

Como alertava Bill Gates, ainda nos anos 1990, “o conteúdo é rei!”

Se o conteúdo é rei, então, como reinar? 

O que uma agência de conteúdo digital faz? 

As agências produzem conteúdo e utilizam ferramentas e métodos para tornar o material mais assertivo e adequado à sua persona.

A atuação da agência pode ocorrer desde o princípio, planejando as estratégias de conteúdo iniciais.

Ou, em outros casos, pode atuar já a partir da produção de materiais. Nesta segunda opção, ela trabalha de acordo com o planejamento apresentado e desenhado pelo cliente. 

O trabalho de uma agência de conteúdo digital não é realizado como um marketing outbound, inicialmente, bombardeando as mídias digitais e outros meios. 

Mas, com produções com mensagens que conversem com o público e que são criadas de acordo com: 

  • a persona

Além disso, o impacto do conteúdo é avaliado periodicamente para que a estratégia atinja as metas pré-estabelecidas das campanhas.

Este trabalho, orientado metodológica e sistematicamente, garante à agência de conteúdo digital intervir na estratégia a qualquer momento. Essas mudanças podem fortalecendo ou retificar o que foi previamente contratado. 

Portanto, a gestão do planejamento poderá sempre direcionar a tomada de decisão em tempo real. O monitoramento pode ser feito avaliando o nível de engajamento entre clientes e empresa.

Sendo assim, objetivamente, a agência de conteúdo digital: 

  • Analisa estrategicamente as ações, entende os objetivos e define planos com base nas metas do cliente; 
  • Define o perfil do público-alvo, desenhando a persona e dirigindo as ações de conteúdo para o público da marca. Além disso, pode integrar a comunicação com outras áreas do negócio a fim de unir estratégias;
  • Planeja o conteúdo para cada persona;
  • Produz conteúdos, seguindo as definições iniciais e as técnicas de SEO, garantindo um processo coerente e efetivo;
  • Mede resultados e acompanha a performance de cada publicação.

Contudo, as atividades variam e os projetos podem ser desenhados de outras maneiras, de acordo com a necessidade da empresa.

Agora que você já sabe algumas das ações promovidas por uma agência de conteúdo digital, vamos para o próximo passo. Descubra o que é mais vantajoso: contratar uma agência ou desenvolver o trabalho com a própria equipe da sua empresa.   

Agência de conteúdo digital ou equipe interna 

Muitos proprietários de empresas se questionam sobre qual opção é mais adequada. Para esclarecer essa dúvida, elencamos as características de cada uma delas.

Resumindo, a produção de conteúdo digital pode ser feita das seguintes formas:

  1. A partir da própria equipe interna da empresa
  2. Contratando uma agência de conteúdo digital
Equipe interna

Entre os benefícios de fazer o trabalho com equipe interna está a manutenção do grupo voltada exclusivamente para a realidade, objetivos e propostas de valor da própria empresa.

Além disso, há a rapidez nas entregas e nas alterações ao longo do caminho. Assim como o maior controle pela empresa sobre o que está sendo produzido.  

Por outro lado, pode ser árdua a busca por profissionais capacitados a fim de montar uma equipe interna qualificada. 

Portanto, quando não há disponibilidade de especialistas na empresa para comporem uma equipe de marketing e de produção de conteúdo, o custo poderá ser elevado.

Somam-se a isso, os gastos para adequação de infraestrutura necessária,. Assim como os custos relacionados a testes, estudos de segmento e até atualização dos funcionários, uma vez que o meio digital está em constante mudança.

Agência de conteúdo digital

No entanto, se a escolha for por uma agência de conteúdo digital, haverá dedicação integral à elaboração inteligente de estratégias e planejamento de ações. 

O trabalho da agência se inicia com uma imersão nos objetivos da empresa e a condução da estratégia e das ações será direcionada para uma equipe especializada. 

O planejamento de marketing de conteúdo, a produção dos materiais e o monitoramento das ações serão executados pela agência.

A equipe interna da empresa, caso houver, fica liberada para utilizar seu tempo e talento em outras tarefas da companhia. Desta forma, participará apenas em ações conjuntas, quando necessário.  

Portanto, contar com uma agência de conteúdo digital pode, além de otimizar os resultados, evitar a sobrecarga  da equipe interna que pode se manter focada em seu core business.

Além disso, a economia financeira é outro ponto forte ao optar por uma agência de conteúdo digital. Pode-se afirma isso uma vez que a própria contratada se encarrega dos encargos dos seus funcionários. 

Já com a equipe interna, as responsabilidades trabalhistas ficam a cargo da própria empresa. 

Por isso, muitas vezes não vale a pena contratar uma equipe interna para produzir um trabalho que pode ser feito em menos tempo, com menos encargos financeiros e com mais qualidade por uma agência de conteúdo digital. 

É importante destacar que o nível de expertise, o acesso a ferramentas de mercado e a relação habitual da agência com o mercado, certamente traduzirá em vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Como escolher uma agência parceira

Existem diversas particularidades a serem consideradas. Mas, de maneira geral, é importante atentar-se para algumas questões iniciais a respeito da contratação de uma agência de conteúdo digital.

É válido pesquisar sobre o histórico da agência, buscando cases de sucesso. Assim como, analisar o portfólio da candidata à contratação e verificar se há certificações e afiliações obtidas.

Já o nível de expertise poderá ficar mais claro a partir da consulta de opiniões de outros clientes. Questione sobre o trabalho e a qualidade dos conteúdos entregue, assim como a pontualidade. 

Esses aspectos, objetivamente, ratificam boas agências. 

Mas, além dessas questões, a interação e a conexão da agência com a empresa devem ser levadas em consideração. É interessante que ambas tenham missões e visões semelhantes e que compartilhem de uma mesma cultura.

Quanto custa contratar uma agência de conteúdo digital?

Conforme abordamos neste artigo, as agências de conteúdo digital desenvolvem diversos tipos de projetos. 

Por isso, serão as particularidades da empresa, as necessidades a serem atendidas pela agência e a característica dos serviços contratados que irão precificar o serviço. 

Isto é, compreender os objetivos e os aspectos mais importantes para a execução do trabalho, o tipo de contrato, o prazo de entregas, o número de ações e as características de cada uma, por exemplo. Todos esses aspectos influenciarão e definirão o valor do contrato.   

Contudo, mais importante do que o valor nominal é avaliar o custo-benefício e o valor agregado ao implementar a estratégia elaborada. 

O conteúdo é o ordenador das ações do seu negócio, seja para auxiliar na jornada de compra do cliente, para captar leads, divulgar um produto ou fortalecer a imagem da marca ou empresa.

Se você também acha que a sua empresa precisa ou pode se beneficiar de uma agência de conteúdo digital, entre em contato com a MALI Content para saber mais vantagens e possibilidades para uma parceria.