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Estratégias para produzir conteúdo para YouTube

O YouTube é uma plataforma que, de 2014 até 2018, cresceu 135% e segue em alta. Afinal, muitos canais foram criados com o intuito de produzir conteúdo para YouTube, pessoas ficaram famosas e, durante a pandemia, a ferramenta foi uma opção para muitas empresas e profissionais divulgarem os produtos e serviços, oferecendo conteúdo em vídeo para os potenciais clientes.

Mas, justamente com esse aumento, a concorrência também cresceu e fez com que o foco em estratégia para produzir conteúdo para YouTube aumentasse. Assim, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão, quer saber mais? Continue lendo e acompanhe!

Como produzir conteúdo para YouTube de forma atrativa?

As pessoas que entram no YouTube passam muitos minutos assistindo um vídeo que, para prender a atenção do internauta, precisa oferecer bom conteúdo. Assim, o conteúdo atrativo deve ser o foco da sua conta no YouTube, garantindo que você ofereça materiais de qualidade interessantes para o público.

Algumas dicas para produzir conteúdo para YouTube com foco nessa atração são:

Mostre conhecimento do mercado

Antes de incrementar o vídeo, garanta que o internauta perceba que você tem conhecimento no mercado. Atualmente pequenas empresas já fazem vídeos com os próprios funcionários falando dos trabalhos, como mecânicos mostrando uma atividade e sanando dúvidas.

Assim, além de trazer mais confiança nos vídeos, esse processo permite que a pessoa ou empresa se mostre como referência no ramo.

Conheça seu público

O público é quem vai ditar se o seu conteúdo está sendo relevante ou não. Assim, antes de produzir conteúdo para YouTube, conheça a persona para quem você está gravando o vídeo.

Você precisa determinar o seu segmento, identidade e se tudo isso combina com os interesses do público-alvo. Uma opção é desenhar a persona detalhando gostos, características, dores etc.

Programe uma agenda de conteúdo

Periodicidade e diversidade de conteúdo são muito importantes. Assim, programe uma agenda de conteúdos com datas e temas diversos, garantindo o interesse das pessoas.

Além disso, essa agenda permite que você crie os conteúdos antecipadamente pensando na estratégia de atração, se aproximando dos objetivos de crescimento, engajamento e outros da empresa.

Use formatos diferentes ao produzir conteúdo para YouTube

É estranho pensar que existem formatos diferentes para produzir conteúdo para YouTube. Porém, os tipos de vídeos podem variar de acordo com a estrutura e desenvolvimento. Assim, uma dica é aproveitar essa variedade e testar na sua conta, mensurando quais fazem mais sucesso.

Como exemplo, alguns tipo são:

Tutoriais

Tutoriais de uso, montagem ou instalação de algo. Além de terem grande procura, a empresa ainda ganha autoridade no assunto e referência no mercado.

Help

Tipo de vídeo feito a partir de buscas no Google com o intuito de saber o que as pessoas estão perguntando. É com o conteúdo Help que você pode responder dúvidas e necessidades das pessoas, se aproximando do potencial cliente.

Hero

Hero é um tipo de vídeo mais leve, geralmente sobre temas atuais e com chances de se tornar um vídeo mais viral. Assim, é um tipo de conteúdo que pode dar uma “quebrada” na sequência de vídeos informativos, trazendo leveza e naturalidade para o canal.

Time-lapse

O Time-lapse é exatamente o que o nome propõe, um vídeo que mostra o processo inicial até o resultado, sendo comum em transformações, obras, estilos de looks ou decoração. É um conteúdo interessante para mostrar o antes e o depois de alguma coisa, chamando atenção para o resultado final.

Como começar a aparecer para o público-alvo?

Agora que você já leu algumas dicas para produzir conteúdo para YouTube, como começar a divulgar? Veja algumas dicas:

Técnicas SEO

Use o SEO para o seu canal no YouTube e facilite que ele seja encontrado. Para isso, além do uso de palavras-chave, estude sobre YouTube SEO e aproveite os campos de título, descrição, tags, legendas, categorias e closed captions. Com isso, é possível ser estratégico e fazer com que seu conteúdo apareça nas buscas.

Parcerias para produzir conteúdo para YouTube

As parcerias com outras marcas e pessoas ajudam a disseminar o canal do YouTube. Além da divulgação direta, você pode convidar pessoas para irem até o seu canal, com participação especial que garante divulgação por parte dessa pessoa também.

Divulgação direta

Por fim, nada substitui a divulgação pura que pode acontecer no site, blog, redes sociais e até em ações na empresa. Assim, divulgue sempre as novidades do canal ao produzir conteúdo para YouTube.

Todas essas dicas são exemplos que podem e devem ser adaptados de acordo com a necessidade e estratégia da empresa. Assim, antes de produzir conteúdo para YouTube, estude bastante essa plataforma e elabore um plano de produção e postagem, garantindo o crescimento do canal.

Gostou das dicas sobre como produzir conteúdo para YouTube? Aproveite para saber ainda mais como o conteúdo digital pode ser seu aliado acessando este artigo!