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Vendas diretamente dos vídeos do YouTube: saiba mais sobre essa novidade da plataforma que já está em teste

Já pensou em conseguir comercializar produtos diretamente dos seus vídeos do YouTube?

Essa ‘mão na roda’ está bem perto de se tornar realidade.

Recentemente, a plataforma anunciou que está em fase de teste de uma ferramenta de venda pelo YouTube.

A novidade pode revolucionar as compras pela internet e alavancar as vendas do seu negócio.

Entenda mais sobre esse experimento e aproveite para conhecer mais formas de e-commerce no Brasil.

Que história é essa de uma ferramenta de venda pelo YouTube?

Em meados de janeiro de 2021, o YouTube divulgou em sua página sobre recursos de testes e experimentos que está  testando uma nova maneira de fazer venda pelo YouTube.

A página explica que os experimentos de recursos da plataforma normalmente ficam disponíveis por um curto período e apenas para um pequeno grupo de pessoas.

Esses testes, também chamados de recursos betas, são feitos constantemente a fim de auxiliar o usuário do YouTube a encontrar, assistir, compartilhar e criar conteúdo com mais facilidade.

E, desta vez, o experimento ganha um novo objetivo: o de venda pelo YouTube. Ou seja, inserir um novo tipo de comercialização na plataforma de vídeos.

De acordo com a empresa, o recurso permitirá que as pessoas descubram e comprem facilmente produtos apresentados nos vídeos.

A ideia é que os criadores possam adicionar determinados produtos em seus vídeos. Desta maneira, quem assiste poderá ver uma lista dos produtos apresentados.

Depois, será só o usuário clicar em um ícone de uma sacola de compras – que estará visível no canto inferior direito do vídeo.

Após o clique, o espectador poderá explorar a página de cada produto para ver mais informações, vídeos relacionados e opções de compra para aquele item.

Minha empresa já pode fazer a venda pelo YouTube?

Apesar do anúncio sobre os testes, a plataforma de compartilhamento de vídeos não divulgou data de lançamento.

Entretanto, segundo informações da empresa, no momento, o recurso está sendo testado por um número limitado de criadores de conteúdo.

Além disso, a opção de compras está visível apenas para espectadores nos Estados Unidos. A notícia boa é que a ferramenta de compra pode ser vista em aparelhos iOS, Android e também pelo desktop.

No momento, empresas e influenciadores brasileiros podem somente continuar o trabalho de produção de conteúdo no Youtube

Contudo, mesmo que, por enquanto, não seja possível usufruir da nova ferramenta de venda pelo YouTube, é possível comercializar seus produtos e serviços pela internet.

Não espere o novo recurso de venda pelo YouTube para começar a vender

Se você pensa em aguardar o recurso beta de venda pelo YouTube ser lançado para começar a vender, saiba que você pode estar deixando de ganhar dinheiro.

As vendas pela internet já ocorrem há alguns anos e com a pandemia esse tipo de comércio aumentou.

De acordo com o relatório da Neotrust, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, já no 3º trimestre de 2020 o comércio online superou as vendas totais de 2019.

O fato comprovou a força do e-commerce mesmo antes de datas importantes como o Natal e a Black Friday. 

Isso mostra que, mesmo com todos os impactos negativos da Covid-19, as vendas pela internet movimentaram cifras extraordinárias. Elas foram a solução de muitas empresas que tiveram que fechar as portas durante a quarentena.

Além disso, a projeção é que mesmo com a chegada das vacinas e após o fim da pandemia, não haja queda no e-commerce. Muito pelo contrário!

Segundo dados do relatório Mastercard de tendências para 2021, a expectativa é que o comércio eletrônico continue crescendo. O estudo aponta um aumento de 20 a 30% do e-commerce.

Portanto, mesmo ainda sem a ferramenta de venda pelo YouTube, há muita empresa faturando com vendas pela internet.

E o YouTube, que hoje soma mais de 2 bilhões de usuários – quase um terço dos usuários da internet –, se movimenta neste caminho justamente pela promessa de sucesso neste tipo de negócio.

Mas esse serviço não é inédito. Redes sociais como o Facebook e, mais recentemente, o Instagram já têm a função loja. Ambos oferecem recursos específicos para venda sem sair da plataforma.

Canais de venda na internet

Se a sua empresa ainda não comercializa produtos pela internet, está na hora de apresentar o seu negócio aos internautas e começar a vender.

Para entender como funciona esse tipo de comércio online, listamos alguns dos principais canais de venda pela internet.

Marketplace

Marketplaces são espaços na web cedidos por empresas mediadoras para receberem lojistas que desejam vender seus produtos.

O cliente acessa esse marketplace e pode comprar de diferentes lojas pagando de uma única vez.

É facilidade para o consumidor e também para os donos de lojas que expõem seus produtos nesse shopping virtual.  

O maior marketplace do Brasil é o Mercado Livre. Já o líder mundial é o Amazon.

Contudo, outros marketplaces têm feito muito sucesso no país, como Magalu, Dafiti e Americanas, por exemplo.

Redes Sociais

Além de divulgação e posicionamento da marca, também é possível fazer negócios nas redes sociais.

No Facebook, por exemplo, é permitido criar uma página de e-commerce gratuitamente.

Na loja virtual do Facebook, a empresa pode anunciar os produtos e os usuários podem interagir, comprar e até compartilhar, divulgando ainda mais o negócio.

Recentemente, o Instagram também se atualizou e criou o recurso de venda pela rede social.

A ferramenta chamada de Instagram Shopping propicia realizar a comercialização direta de produtos, sem que o cliente precise sair do aplicativo. 

Entre os recursos da ferramenta estão a criação de lojas e a inserção de etiquetas de preço. Assim como há páginas com descrição de produtos e, inclusive, vendas ao vivo.

É importante ressaltar que, em ambos os casos, é essencial apostar em conteúdo para as redes sociais, uma vez que fazer compras não é a primeira intenção da maioria dos usuários das mídias sociais. 

Loja virtual

Outra opção de venda pela internet é por meio de um e-commerce próprio. Com ele, é possível ter o controle sobre tudo na loja. Há opções para definir desde a identidade visual do site até a forma de atender o cliente.

Neste caso também é possível criar e alterar campanhas e promoções quando desejar.

Além disso, a comunicação com o cliente pode ser um diferencial dos marketplaces, já que no e-commerce próprio o contato é feito diretamente com o consumidor, do momento do orçamento até o pós-venda.

Se você tem uma empresa ou deseja abrir um negócio para fazer vendas on-line. Saiba que uma das ações mais importantes nesse processo é a de apresentação dos produtos para os clientes.

Para que isso seja feito com qualidade e profissionalismo, do jeito que sua marca e seus clientes merecem, conte com a MALI Content.

Somos uma agência especializada na produção de conteúdo. Um dos nossos serviços é o de descrição de produtos para e-commerce. Criamos definições com as características do produto de forma a gerar confiança no consumidor, instigar o desejo de compra e também de diminuir o fluxo de dúvidas dos clientes.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nosso trabalho e como podemos propiciar melhores negócios para a sua empresa.