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Confira dicas infalíveis para vender mais na Black Friday

7 dicas de ouro para vender online na Black Friday (e, de quebra, fortalecer sua marca na web)

2020 tem sido um ano atípico devido à pandemia da Covid-19. E, como muita coisa mudou, vender na Black Friday não seria diferente. 

No entanto, apesar da retração na economia, o cenário é positivo para o e-commerce. 

De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a projeção é de que as vendas na internet aumentem 77% em comparação com a Black Friday do ano passado. 

Se isso ocorrer, o faturamento pode chegar a quase R$ 7 bilhões.

Esse evento ocorre sempre na sexta-feira posterior ao feriado de ação de graças nos Estados Unidos.  

Se você deseja aproveitar esse momento e fazer o seu negócio faturar, confira dicas incríveis para vender mais na Black Friday.

1: Facilite o acesso até o seu negócio

No Brasil,  134 milhões de brasileiros acessam a internet e, deste número, 99% dos acessos são por meio de smartphones e outros aparelhos móveis, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019. 

Diante disso, nada mais desestimulante do que acessar um site pelo celular e precisar dar zoom no texto ou ter de ir para diferentes abas até conseguir encontrar o que procura, não é mesmo? 

Por isso, aqui vai a dica: tenha um site apto para que seus clientes acessem por meio de smartphones sem dificuldades.

Além disso, é importante que o máximo de informações sobre o produto ou serviço estejam disponíveis para o cliente. 

É preciso que a excelência de uma loja física seja transmitida para o seu espaço virtual. Para isso, a descrição do que oferece ao consumidor deve ser feita de maneira especial.

Pense que o cliente não terá a oportunidade de pegar o produto antes de se decidir se irá comprar ou não.  

Por isso é tão importante que as possíveis dúvidas ou curiosidades sejam sanadas no momento da busca pelo item desejado. 

Desta forma, você evita também com que o cliente saia do seu e-commerce para buscar informações em outras plataformas.

2: Divulgue nas mídias sociais para vender na Black Friday

Você sabia que 96% dos usuários de internet estão em alguma rede social? A pesquisa Social Media Trends apontou que esse número só cresce. 

Além do grande tráfego de usuários, as redes sociais também possibilitam que o cliente se sinta mais próximo da marca. 

E, assim como um canal de contato com o público, as redes sociais funcionam como uma vitrine do negócio.

Da mesma forma que uma vitrine bem pensada de uma loja no shopping pode ser um convite para entrarmos, o mesmo acontece com a página nas redes. 

As publicações precisam chamar a atenção do cliente para que ele acesse e, posteriormente, realize a compra.

Uma das redes sociais mais populares do mundo, o Instagram, recentemente fez uma mudança significativa. O aplicativo criou uma aba de vendas. A ideia é que a comercialização seja efetuada diretamente no app.

Nesta nova aba, chamada Shop, o usuário vê produtos das lojas que segue. Além disso, ele pode receber recomendações de acordo com seus interesses. 

Quer divulgação melhor do que essa? Mas lembre-se de que é importante ter um perfil com publicações adequadas para o seu público.  Então, saiba aqui como construir a melhor estratégia de conteúdo para o Instagram.

3: Aposte no remarketing para vender na Black Friday

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar, mas com certeza já foi atingido por ele. O remarketing faz com que anúncios sejam exibidos para usuários que já demonstraram interesse por algum serviço ou produto.  

Ou seja, se uma pessoa pesquisa informações de um item em um site, depois, o mesmo item ou similares surgem em anúncios para ela.

A estratégia de remarketing pode ajudar a aumentar as vendas de qualquer negócio. O próprio nome já diz: fazer marketing de novo.

Neste caso, a ideia é converter uma venda que não foi feita no primeiro acesso do usuário. 

Essa técnica é uma excelente oportunidade que a empresa tem para convencer o cliente a comprar. 

Além disso, o remarketing no seu negócio poderá servir como um lembrete para o cliente que já procura pelo o que a sua empresa oferece, fazendo-a vender na Black Friday. 

4: Invista no cross selling e up selling

Não sabe o que significa esses termos? Calma, que apesar de estarem em inglês, é uma prática que faz sucesso no Brasil. 

Traduzindo, o cross selling significa venda cruzada, ou seja, é quando se oferece um novo item complementar a um produto já adquirido pelo cliente. Por exemplo, se o consumidor comprar um tênis, ofereça as meias.

No caso do up selling, a ideia é melhorar o item que o cliente deseja. 

Por exemplo, se ele escolheu um tênis com amortecedor para corrida, ofereça um com amortecedor e com tecido que favoreça a transpiração.

Apesar de parecer simples, é importante que nas duas ações haja respeito e honestidade com o consumidor. 

A intenção é melhorar a experiência do cliente com o seu negócio.

Assim, você fortalece a sua credibilidade, e não simplesmente incentiva o consumismo e lucra com isso.

5: Antecipe-se com marketing de conteúdo para atrair o seu público-alvo

Para que potenciais clientes conheçam sua marca e enxerguem credibilidade nela, o marketing de conteúdo deve ser colocado em prática. 

Para isso, é preciso criar conteúdos relevantes para os visitantes do seu site. E não basta ser relevante, tem que ser de qualidade, com direcionamento e planejamento.

Esses conteúdos devem chamar a atenção do visitante e causar admiração no seu negócio. 

Desta forma, quando o cliente precisar de um produto ou serviço de sua especialidade, se lembrará da sua marca.

Sabemos que ter uma estratégia de conteúdo para atrair cliente nem sempre é fácil. 

Mas se essa é a sua intenção, pode contar com a MALI Content. Além de mapear o persona, também planeja e produz conteúdo para qualquer tipo de empresa, independentemente se é micro ou multinacional.  

6: Lembre-se do pós-venda

Você, mais do que ninguém, deve saber que não é fácil vender, inclusive vender na Black Friday. 

Tem que planejar, divulgar, atrair o cliente e só depois, se tudo der certo, fazer a conversão da venda. Ufa! Mas acredite, essa saga não acaba na venda. É preciso incluir o pós-venda.

O contato com o consumidor depois da compra é algo que muitas empresas se esquecem. Ma é importante saber que isso pode ser o seu diferencial para a fidelização do cliente.

O intuito é criar um elo para compras futuras e receber um retorno do cliente sobre a experiência da compra e qualidade do seu serviço ou produto. 

Assim, é possível criar uma relação de confiança e, se for o caso, solucionar o quanto antes possíveis problemas do seu negócio.

7: E, por fim, não faça uma “black fraude”!

Termos como “black fraude” e “tudo pela metade do dobro” são comuns na Black Friday, pois há empresas desonestas ou mesmo despreparadas que se aproveitam da data. 

Contudo, seja por um motivo ou outro, certamente o cliente não voltará. E, em casos mais graves, podem inclusive acionar órgãos de defesa do consumidor ou divulgar em redes sociais a empresa que tentou enganar ou causar prejuízo.

Para tudo isso passar bem longe do seu negócio e sua empresa vender na Black Friday, é preciso preparação. 

O preço diferente na oferta e no carrinho na hora de finalizar a compra é uma das reclamações mais frequentes no Procon.  

Por isso, o sistema de desconto do seu site deve estar funcionando corretamente.

Outro tipo de problema comum é devido a alta demanda de venda que acarretam em cobranças indevidas e atrasos no transporte. 

Portanto, o estoque ou capacidade de serviço de entrega, por exemplo, devem ser planejados antecipadamente e monitorados de acordo com o aumento da demanda de venda.

Se a sua intenção é vender mais na Black Friday e firmar a sua empresa como referência no mercado, conheça os serviços especializados da MALIContent.

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