Você sabe o que é PageRank? Essa ferramenta é uma métrica utilizada há mais de 20 anos pelo Google para avaliar a relevância de uma página na internet. Ou seja, o PageRank mede a importância do site, influenciando assim no posicionamento dele nas pesquisas feitas no Google.
Entenda a importância dessa ferramenta e veja se vale a pena investir nela para melhorar o posicionamento e o tráfego do seu site.
O que é PageRank do Google?
O PageRank foi criado em 1995 por um dos fundadores do Google, Lary Page. Ele, juntamente com Sergey Brin, desenvolveu o algoritmo utilizado na ferramenta de pesquisa do Google. Daí o nome, PageRank.
O PageRank avalia as páginas da internet medindo a importância delas na web. Cada site ganha uma nota de 0 a 10.
Esse número é contabilizado de acordo com a quantidade de links que mencionam o site. Contudo, não apenas a quantidade, mas a qualidade das páginas que apontam para ele.
Quando se fala em qualidade, entende-se como sites confiáveis, considerados autoridades em determinado assunto.
Além da quantidade de links em que o site é citado e quem cita, também é avaliado o contexto da citação, que precisa estar de acordo com o conteúdo proposto pela página.
Então, não adianta um site de futebol fazer citações sobre seu conteúdo utilizando seus links, se a página da sua empresa é sobre gastronomia, por exemplo.
Entretanto, apesar de parecerem simples as notas de 0 a 10, o Google considera várias casas decimais.
Além disso, atualmente, as características do PageRank são internas do Google, já que desde 2016 a empresa parou de disponibilizar informações do PageRank das páginas.
Mesmo assim, os algoritmos ainda estão na ativa e influenciam nas métricas do principal site de pesquisa do mundo, o Google.
Como o PageRank influencia no meu negócio?
A nota gerada pelo PageRank poderá deixar seu site nos primeiros da lista na hora de uma busca do Google, ou entre os últimos.
Daí a importância de tal mecanismo, já que a maioria dos internautas utiliza o Google como buscador.
Assim, se o seu site aparece entre os primeiros da lista, consequentemente terá mais acessos.
Contudo, essa não é a única métrica utilizada pelo Google. A empresa adota outros fatores como inteligência artificial para avaliar um site.
O uso das técnicas de SEO é um exemplo disso. Neste artigo explicamos o que é SEO e como aplicar as estratégias no site da sua empresa.
É possível calcular o PageRank do meu site?
Como as métricas não são mais divulgadas, fica a dúvida sobre qual é o PageRank das páginas.
O site Moz.com faz uma avaliação similar ao do PageRank para mostrar em qual posição o site se encontra. Essa análise ocorre por meio da ferramenta Domain Authority.
Vale a pena lembrar que, em média, o PageRank é atualizado a cada três meses. Por isso, algumas vezes essa ferramenta do Google é pouco valorizada, já que acaba ficando defasada.
Mas, mesmo que a atualização seja esporádica, é importante atentar-se para as recomendações do PageRank, pois ele faz parte dos algoritmos do Google.
Como melhorar a pontuação do meu site?
Para conseguir um melhor posicionamento nos rankings de busca da internet, é possível adotar pequenas práticas que podem gerar grandes resultados. Confira:
- Ter conteúdo exclusivo
O Google valoriza conteúdos únicos, uma vez que ele deseja oferecer aos usuários uma melhor experiência, com sites de qualidade.
- Usar tags e palavras-chave
Pensar estrategicamente em quais palavras-chave utilizar e como posicioná-las, assim como as tags de cabeçalho é uma estratégia de SEO importantíssima.
O uso correto desses itens auxilia a inteligência artificial do Google na hora de posicionar o site no buscador.
- Valorizar links
Quando publicar algo no site da sua empresa, aproveite e utilize links internos na publicação. Essa arquitetura, desde que seja feita com coerência, é bem valorizada.
O mesmo acontece com links externos. Se outros sites relevantes mencionarem a sua página, ponto para o seu negócio, que ganha relevância e confiabilidade. Se você quer que seu site esteja sempre bem posicionado nos buscadores, conte com a MALI Content. Nossa missão é ajudar empresas a alcançar o sucesso de seus negócios. Fazemos marketing de conteúdo com a qualidade que só profissionais altamente capacitados podem fazer.