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Blog para empresas: descubra as vantagens dessa estratégia

No campo do marketing digital, o blog para empresas é uma das estratégias mais efetivas, capaz de aumentar tráfego, fidelizar e gerar leads, possibilitando novos negócios.

Isso porque, com um blog dentro do site, a empresa pode fazer publicação de conteúdos estratégicos e segmentados. Além disso, textos de blog servem também como chamariz para o público. Muitas pessoas entram em determinados sites através do blog.

Nesse caso, a matemática é simples. Quanto mais pessoas visitam o site da sua organização, mais chances de fazer negócios você tem. Quer saber mais das vantagens do blog para empresas? Continue com a gente neste artigo.

Dados sobre a importância de blog para empresas

Sabemos bem que, no mundo corporativo, os números falam mais do que as próprias palavras. Resultados são o que realmente importa. Então, confira alguns dados sobre o impacto positivo do blog para empresas.

Em pesquisa, o HubSpot trouxe os seguintes dados:

  • A empresa média que possui um blog ativo gera 55% mais visitas para seu site;
  • 57% das empresas que participaram da pesquisa, têm adquirido clientes por meio do seu blog;
  • Organizações que possuem blog geram 126% mais leads do que empresas que não utilizam essa ferramenta;
  • Se a empresa usa blog em sua estratégia de Inbound Marketing, o lead chega a custar 62% menos, se comparado com o Outbound Marketing.

Ainda não está convencido? Vem com a gente ver mais alguns números sobre o uso dessa estratégia de marketing.

Uma pesquisa da Reuters, realizada em uma de suas unidades na Universidade de Oxford, constatou que 81% dos usuários de internet do Brasil lêem blog regularmente. Assim como listas e artigos.

Esse número é significativo por si só, mas fica ainda mais impressionante se comparado com outros países. Essa taxa brasileira fica acima de países europeus como França, Alemanha e Reino Unido, e ultrapassa também os Estados Unidos.

Agora que já viu o impacto que o blog para empresas pode trazer para o seu negócio, vamos conferir os benefícios de forma mais detalhada.

Blog para empresas e as vantagens para o seu negócio

Os números acima já mostraram o quão benéfico um blog ativo pode acarretar para sua organização. No entanto, é importante entender onde exatamente essas vantagens estão empregadas. Vamos lá!

Aumento de tráfego no site

O blog para empresa, muitas vezes, é a porta de entrada de um potencial cliente para o seu site. Com assuntos relevantes, textos bem escritos e um layout atraente, o blog pode trazer usuários que inicialmente se interessam apenas pelo texto, mas através dele pode continuar navegando no site.

Por isso, é de extrema importância que o conteúdo do artigo fale sobre a empresa, seus serviços e produtos de forma atrativa. Somado a isso, os hiperlinks são fundamentais, pois cumprem com o papel de fazer com que o internauta se mantenha no site.

Geração de novos leads e possibilidade de negócios

Com mais pessoas no seu site, maior a possibilidade de vender. Foi citado mais acima do texto e repetimos aqui! Ao aumentar o tráfego do site, as possibilidades de negócio se multiplicam.

Devido a isso, é importante que seu site e sua equipe estejam preparadas para quando os novos usuários chegarem. Isso é possível através de CTAs (chamadas para a ação), links de promoções etc. Com esses novos leads, sua empresa também ganha vantagens como:

  • Aumento do reconhecimento da sua marca;
  • Ampliação da lista de contatos;
  • Aumento do feedback que seu conteúdo recebe.

Construção de autoridade no segmento

Ao manter um blog ativo e periodicamente alimentado, seu negócio pode se tornar autoridade e até mesmo referência no segmento.

Ao atualizar com frequência o blog, com assuntos relevantes e conteúdo de qualidade, o leitor pega confiança. Além disso, o site pode virar referência na hora de fazer pesquisa e até mesmo para outras empresas produzirem conteúdos similares.

O que um bom blog para empresas deve ter

Tudo que foi citado e listado neste artigo pode fazer parte da realidade do seu negócio. No entanto, de nada adianta ter um blog por ter. É preciso ter um blog para empresas com conteúdo de qualidade.

É essencial que os temas sejam pensados com antecedência, de acordo com as palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio. Na hora de escrever é necessário se atentar às técnicas de SEO.

O SEO envolve a criação de títulos e subtítulos estratégicos – usando a palavra-chave escolhida -, nomeação correta das imagens que compõem a página, uso estratégico de hiperlinks, entre outras técnicas, e é fundamental para rankear seu blog em mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. 

Outro detalhe que vale a pena ficar de olho são as regras ortográficas e gramaticais. Vamos combinar: um texto mal escrito e cheio de erros de português não passa credibilidade a ninguém, não é mesmo?

Quando se trata de visual, é muito importante que os textos do blog tenham imagens chamativas e que condizem com o assunto. Além disso, um diferencial é o layout do site no qual o blog está.

Um site responsivo, de fácil navegação, agradável aos olhos dos usuários pode chamar atenção para o blog. Por isso, ter um site em ordem, bonito e “redondinho” também é essencial para o sucesso da ferramenta blog.

Blog para empresas com a Mali

A agência Mali oferece diversos tipos de serviços, como comunicação interna, assessoria de imprensa, consultoria e produção de conteúdo para diversas plataformas, inclusive blogs.

Se você pretende aplicar a estratégia de blog para empresas no seu negócio, entre em contato conosco! Não perca a oportunidade de gerar mais leads e alavancar suas vendas.