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Conteúdo para pequenas empresas: saiba a importância e como produzir

Na medida em que cada vez mais as pessoas estão na internet, mais inevitável é que marcas também estejam on-line, especialmente as pequenas que têm uma vulnerabilidade maior diante de incertezas do mercado. 

Essa quase obrigatoriedade da presença no meio digital já era uma tendência. Mas com a chegada da pandemia, se tornou uma necessidade.

Por isso, marcas devem estar na internet. Entretanto, não basta apenas estar na web. É preciso ganhar relevância no meio.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar a importância da internet para os negócios e  como criar conteúdo para pequenas empresas.   

Por que proprietários devem pensar na criação de conteúdo para pequenas empresas?

De acordo com a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe), não há dúvidas de que se o negócio estiver na internet, o público aumentará.  

Para a organização, com mais divulgação da empresa na internet, a marca alcança pessoas que talvez não soubessem que precisavam do serviço ou do produto oferecido pelo negócio.

Assim como a Conampe, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)  também aponta vantagens de os negócios marcarem presença na web.

Segundo o serviço, o desenvolvimento de um trabalho relevante na internet, aumenta a visibilidade da marca, criando, assim, a possibilidade de conquistar novos clientes.

Quando se fala em trabalho com relevância, nos referimos a informações adequadas e conteúdo para pequenas empresas.

Unindo isso a outras técnicas, como o SEO, que otimiza mecanismos de busca, o conteúdo divulgado e a empresa serão mais facilmente encontrados pelos clientes.

E uma das maneiras mais eficientes de se fazer isso é por meio do marketing de conteúdo.

Por onde começar a produzir conteúdo para pequenas empresas?

O primeiro passo para produzir conteúdo para pequenas empresas é atrair o cliente. E a técnica que atrai, converte e encanta clientes é o inbound marketing.

Mas afinal, o que é inbound marketing?

O inbound marketing são estratégias utilizadas para produzir materiais, assim como conteúdo para pequenas empresas, a fim de pedir permissão para se comunicar com o cliente.

Após ganhar a permissão, a marca pode criar uma relação de confiança com o cliente, sempre com foco na jornada deste usuário.  

Desta forma, evita-se o afastamento de alguns visitantes quando se deparam com ações de marketing extremamente ativas.

Por isso, o inbound marketing atrai os usuários e apresenta soluções a fim de que eles se tornem clientes. E essas soluções são apresentadas por meio de conteúdos relevantes.

Para aplicar esse conceito na sua empresa, vale a pena se orientar por cinco etapas. 

1. Atração

A primeira fase do inbound marketing é a de atrair. É nela que a empresa irá seduzir os usuários a irem para os seus canais, como o site da empresa, por exemplo.  

Contudo, é preciso atrair usuários que tenham interesse nos produtos ou serviços da empresa.

Ou seja, não adianta atrair um público não qualificado para o negócio.

Entre as principais ferramentas de atração está o marketing de conteúdo.  

2. Conversão

Esta fase busca criar, de fato, a relação com o usuário.  Para isso, é preciso convertê-lo em lead, ou seja, em um cliente em potencial.

Esse lead pode ser captado por meio do oferecimento de alguma vantagem. Pode ser uma amostra grátis, a demonstração do serviço por alguns dias ou a disponibilização de um conteúdo mais aprofundado, como um e-book, por exemplo.

Em troca da obtenção de algum desses benefícios, o cliente disponibiliza seus dados à empresa, como e-mail e celular.

3. Relação

A terceira etapa busca estruturar a relação da marca com o possível cliente, por meio das informações coletadas do lead.

A ideia é fortalecer os laços desse relacionamento a fim de aumentar o interesse do cliente  pela resolução do problema com a ajuda da empresa.  

4. Venda

Aqui se alcança o objetivo que é vender ao cliente, sejam produtos ou serviços.

Este caso pode ser concretizado tanto de forma virtual quanto presencial. O importante é saber em que momento direcionar o cliente para a venda.

Para isso, é preciso analisar em que etapa da jornada do usuário o cliente está.

5. Análise

A fase de análise poderá mostrar o que as ações das etapas anteriores geraram, seja em quantidade de dados ou em vendas efetivas.

Com isso, é possível verificar a eficiência do marketing inbound e do trabalho com o conteúdo para a pequena empresa.

Ideias de conteúdo para pequenas empresas

Para produzir conteúdo para pequenas empresas, dentro das estratégias de inbound, o marketing de conteúdo é o mais indicado.

A intenção é que a marca ofereça materiais relevantes aos usuários da internet.

Desta maneira, a empresa pode construir uma reputação, tornando-se uma fonte confiável. E confiança é um dos princípios que o negócio precisa transmitir ao cliente, não é mesmo?

Pensando nisso, elencamos ideias para se produzir conteúdo para pequenas empresas.

Blog

Uma das opções mais utilizadas é a criação de um blog que disponibilize informações de interesse dos clientes.

Essa página corporativa atrai os clientes para a empresa e também atua na conquista deles, quando publicados conteúdos criativos.

Contudo, para que os conteúdos sejam encontrados, o blog precisa estar bem colocado nos mecanismos de busca.

Nesse sentido, vale a pena utiliza as técnicas de SEO para otimizar o site nos mecanismos de busca.

Entre algumas delas estão a utilização de palavras-chave, a produção de conteúdo de qualidade e a estrutura da página com as divisões de h1, h2, h3 etc.  

Além disso, escolher uma url amigável e adequar o título do conteúdo, assim como a meta descrição podem ajudar.

Redes sociais

As redes sociais também desempenham um papel importante na criação de conteúdo para pequenas empresas.

Elas podem ser um excelente canal para aumentar o tráfego no site da marca.

Entretanto, para obter os melhores resultados, é preciso descobrir em quais redes sociais as personas do negócio estão.

Assim, com essa informação, se elas estiverem no Facebook, por exemplo, será possível criar um planejamento de criação de conteúdo para o Facebook.

Dessa maneira, a estratégia de conteúdo para a empresa poderá ser elaborada adequadamente.

Contudo, em muitos casos, manter a periodicidade e, principalmente, a qualidade na produção de conteúdo para pequenas empresas se torna inviável diante das inúmeras demandas que um negócio tem.

Nesses casos, a MALI Content, agência de conteúdo, pode ser a solução. Além de elaborar todo o planejamento estratégico de comunicação da marca, também produzimos conteúdo para os mais diversos canais, independentemente do ramo de atividade do negócio.   

O trabalho da MALI Content também é indicado para pequenas empresas, pois as diretoras podem acompanhar de perto o desenvolvimento e execução de cada projeto.

Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho.