You are currently viewing O que é backlink: entenda essa estratégia valiosa e saiba como fazer
o que é backlink

O que é backlink: entenda essa estratégia valiosa e saiba como fazer

Para explicar o que é backlink, vamos imaginar que você é um renomado astrofísico.  

Em um congresso da área, outro físico diz que fez um estudo o qual concluiu que a Terra é plana. Você, pós-doutor e coordenador do maior observatório astronômico do mundo, diz que respeita a opinião do colega. Porém, de acordo com as teorias de Galileu Galilei e de Stephen Hawking, com os cálculos apresentados por Albert Einstein e com as fotos do telescópio Hubble, fica documentado o contrário.  

Quando essa questão for discutida, quem terá mais credibilidade e será procurado para explicá-la novamente? 

Certamente você, que já tem uma reputação na comunidade científica e que citou conteúdos confiáveis.  

Assim como você que tem autoridade em astrofísica, todos os autores que você citar em seus estudos serão igualmente valorizados.  

Agora, suponhamos que o pós-doutor tenha um site. Sempre que alguém quiser saber algo sobre o tema, será direcionado a clicar nele, pois ele possui as melhores evidências sobre o assunto. 

E se um dia esse profissional escrever um artigo e citar um estudante de física. Seria excelente para o estudante, não é mesmo? 

Assim como se o estudante escrevesse um artigo e citasse o pós-doutor. O conteúdo do aluno ganharia credibilidade.  

No mundo da internet isso nada mais é do que um backlink. Entende a importância desse recurso? 

Então se você não quer se associar com conteúdos e parceiros superficiais que não estão de acordo com o crivo dos motores de busca, descubra a seguir como fazer backlinks que poderão alavancar o seu conteúdo.     

O que é backlink? 

Backlink é a ligação entre sites ou blogs. É quando um deles recomenda ou cita o outro como fonte de conteúdo confiável para abordar algum tema.  

Os backlinks atuam nos mecanismos de busca e de otimização, conhecidos como SEO. Eles são uma excelente estratégia para destacar os sites na internet. 

Isso porque bons backlinks podem tornar páginas mais atrativas para os mecanismos de busca, melhorando o ranking delas no Google. 

Para exemplificar, pode-se dizer que o recurso de backlinks funciona como as citações acadêmicas. Ele é uma forma de corroborar, validar ou reforçar um conteúdo confiável a partir da perspectiva de outro autor.  

Nesse caso, a validação ocorre por meio de textos e websites, tornando ambos mais populares e confiáveis.  

Quanto mais popular for o site citado, mais autoridade ele possuirá na web. Além disso, o autor que o citou, por consequência, tem em seu texto uma ligação com esse site respeitável.   

Essa situação promove benefícios mútuos, tanto para quem linka quanto para quem é linkado.  

Por isso, é possível criar estratégias para inserir backlinks com a finalidade de atender à expectativa do cliente, criar mais tráfego para o seu blog e ainda fortalecer a marca. 

Mas antes de aprofundar nisso, vejamos quais os tipos de backlink.   

Tipos de backlink 

Existem dois tipos de backlink, follow e nofollow. Ambos direcionam o usuário para outro site. Contudo, eles diferem em relação às mensagens que mandam aos bots e mecanismos de busca.  

Follow  

Os links follow transmitem autoridade e direcionam os bots para a página linkada. Portanto, eles têm mais valor. 

Nofollow 

Este tipo, apesar de não gerar autoridade, gera tráfego. Ou seja, aumenta o fluxo de visitas no site e também o consumo do seu conteúdo, da exposição da marca e, possivelmente, das vendas.  

Links de páginas suspeitas ou que não cumpram os termos dos mecanismos de busca podem ser penalizados e prejudicar o backlink.  

Portanto, ambos são importantes e, acima de tudo, precisam ter qualidade e não só quantidade.   

Vantagens dos backlink para a empresa 

Os backlinks auxiliam o Google e outros mecanismos de busca a reconhecerem quais sites têm mais autoridade sobre determinado tema. 

Quando associado a outros parceiros, cria-se uma rede de influência sobre o assunto.      

Como um dos critérios de ranqueamento é o backlink, a página melhora o seu posicionamento a respeito do tema abordado e aparece nas primeiras posições nas buscas.  

Como consequência disso, aumenta a possibilidade de mais visualizações e, claro, de mais clientes e negócios. 

Portanto, essa estratégia é fundamental para posicionar e dar visibilidade para a empresa. 

Outras técnicas que podem melhorar o posicionamento do seu site são: o conteúdo original e de qualidade, o uso correto de palavras-chaves, a velocidade no carregamento da página e um site responsivo. 

Agora que você entendeu o que é backlink e a importância dele na estratégia de marketing digital, veja como fazer essa conexão, chamada de link building.  

O que é o como fazer link building 

O link building é uma das principais formas para construir uma rede de links que direcionam o usuário para a sua página. 

Em um primeiro momento, isso se dava apenas com a criação indiscriminada de links. O volume dos links era suficiente para impulsionar sua página nos mecanismos de busca. 

Com o passar do tempo, esses mecanismos se sofisticaram e não aceitam mais isso.  

Portanto, agora, para criar uma boa estratégia de link building, inclusive não se prejudicar usando links de baixa qualidade, é preciso tomar alguns cuidados. Confira: 

1. Prospectar links 

Encontrar e delimitar links de páginas focadas em seu público. 

2. Pesquisar sites voltados à persona 

Delimitada a persona, identificar os sites que ela mais se interessa e os que mais acessa para obter informações da web.  

As ferramentas citadas mais adiante podem auxiliar com as métricas para essa busca.  

A identificação de parceiros que trabalham com as mesmas personas também pode trazer sinergias.  

Busque parceiros que desenvolvam temas similares e complementares, como empresas e pessoas relacionadas ao tema abordado no texto, ou que tenham personas semelhantes e que tragam probabilidade de linkagem. 

3. Avaliar a qualidade do site 

É preciso avaliar a autoridade da página e a autoridade de domínio. O objetivo é identificar quais sites têm mais relevância para o backlink.  

O tráfego do site pode mostrar se existem spams ou algo prejudicial à autoridade.  

Dependendo do objetivo da estratégia de marketing, deve-se configurar alguns elementos básicos para atender as necessidades geradas pela proposta do site. São elas: 

  • Conteúdos e dados inéditos e completos  
  • Produtos e serviços gratuitos em troca de links 
  • Troca de autoridade 
  • Webinars ou entrevistas com pessoas que exerçam influência no mercado 
4: Sugerir guestposts 

Após identificar possibilidades de parceria com outros sites, é importante entrar em contato para oferecer o link.  

Vale a pena destacar a produção de um conteúdo inédito e mostrar como ambas as páginas poderão se beneficiar dessa ação.  

5: Conquistar o link 

Por fim, mapear as parcerias com as seguintes respostas: o que foi feito, quais sites podem ser parceiros, quais propostas enviadas, quais foram aceitas.   

Depois, é só encaminhar o material conforme o combinado e identificar se o link postado no site parceiro é follow ou nofollow. 

Seguindo esses passos você caminha em direção a conquista de autoridade e beneficia o posicionamento da sua empresa 

Ferramentas de análise de backlinks 

Existem diversas ferramentas gratuitas e pagas para aquisição de backlinks.  

Elas disponibilizam diferentes funcionalidades para executar a estratégia de aquisição de backlinks para o site da sua empresa.  

As principais delas são: 

Todas são semelhantes entre si, no entanto, destaca-se entre elas a Ahrefs, considerada uma das melhores ferramentas para backlinks do mercado.  

Essa ferramenta auxilia nas tarefas necessárias para a execução da estratégia, tais como: avaliar os links do seu domínio, notificar os links perdidos e recebidos, analisar o seu perfil de backlinks, fazer auditoria dos links, além de oferecer uma extensa base de dados.   

Se você compreendeu o que é backlink e a riqueza desse recurso, provavelmente quer incorporar backlinks no seu site. Para isso, pode contar com a MALI Content

A nossa agência poderá criar uma estratégia de marketing de conteúdo digital para fortalecer sua presença online e crescer em autoridade.  Entre em contato conosco. Avaliamos a demanda e montamos seu orçamento rapidamente, sem compromisso.