10 dicas para produzir conteúdo para redes sociais

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Mais de 130 milhões de brasileiros acessam a internet. Entre os recursos mais utilizados estão o envio de mensagens e o uso de redes sociais, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019. Este dado mostra a importância de empresas estarem presentes nas mídias sociais. Mas nem sempre é fácil produzir conteúdo para as redes sociais, não é mesmo?

Para te ajudar, aqui você confere 10 dicas para criar postagens criativas para as redes.

São ideias para as mídias sociais da sua marca nunca ficarem paradas. Já que, de acordo com o estudo, 90% dos usuários acessam as redes todos os dias.

Diante disso, fica o alerta de que não basta estar presente na web, é preciso manter-se em movimento com as publicações a fim de engajar seguidores e aproveitar da melhor maneira possível o espaço.

Principais redes sociais

Hoje há redes sociais para todos os gostos. Mas algumas se destacam. Confira a lista das principais plataformas do planeta de acordo com números de usuários ativos mensalmente.

  • Facebook (2.701 bilhões)
  • YouTube  (2 bilhões)
  • Instagram (1.158 bilhão)
  • TikTok (689 milhões)
  • SinaWeibo (523 milhões)
  • QZone (517 milhões)
  • Snapchat (433 milhões)
  • Reddit (430 milhões)
  • Kuaishou (430 milhões)
  • Pinterest (416 milhões)

Por que criar conteúdo para redes sociais?

Entre alguns dos motivos, ou melhor, vantagens das redes sociais, estão a possibilidade de aumento de tráfego para o seu site, a prospecção e fidelização de clientes, o ganho de autoridade, assim como a possibilidade de engajamento dos clientes.

Além disso, sabemos que as redes sociais possibilitam a aproximação de usuários e possíveis clientes com as marcas. Mas, para que isso ocorra de forma efetiva, é necessário estratégia.

Para que as conexões entre marcas e pessoas sejam criadas e fortalecidas, a frequência de publicações deve ser constante.

Contudo, não adianta fazer apenas uma publicação por mês e achar que terá bons resultados. Tampouco é válido postar algo e depois sumir e não interagir de forma nenhuma com os usuários.

O segredo do sucesso nas redes sociais, além da assiduidade, é a criatividade. Mas se isso é algo desafiador para você, não se preocupe. Listamos diferentes ideias para a criação de conteúdo para redes sociais.

Mas se quiser saber sobre outras formas de conseguir engajamento nas redes sociais, veja este conteúdo.

Por onde começar?

Antes de pensar em que tipo de conteúdo criar, o primeiro passo é decidir qual rede social a empresa deve fazer parte.

O ideal é estar presente em quase todas para facilitar o acesso aos usuários e clientes em potencial.

Entretanto, como é inviável, já que além de criar conteúdos, é preciso interagir, lendo as solicitações e respondendo os seguidores, o indicado é selecionar as principais redes que o cliente provavelmente utiliza.

Assim, você não gastará energia, tempo e recursos em uma plataforma que não tem o seu público.

Decididas quais serão as redes sociais, vale a pena fazer um cronograma de postagens. Tenha uma agenda e programe as ideias de publicação antecipadamente.

A intenção é não deixar o feed da sua marca ficar obsoleto. Desta forma, você sempre terá conteúdo.

10 tipos de conteúdo para redes sociais

1.   História da marca

Contar a história da empresa na rede social gera identificação com os usuários, aproximando pessoas da marca.

2.   Notícias da área

Acompanhe as notícias e tendências da sua área e compartilhe com o público. É interessante informar algo inovador ou que influencie na vida do usuário. Ele ficará grato e saberá que a sua empresa está atenta ao mercado.

3.   Diversão

Leveza e bom humor podem ser aliados na conquista da atenção dos seguidores e até gerar compartilhamentos do seu conteúdo.

Mesmo que seja uma conta empresarial, os memes da web, muitas vezes, são um tiro certeiro em estratégias de marketing.

Mas, tome sempre cuidado com assuntos que polarizam, como religião, futebol e política, e com opiniões que podem denegrir as pessoas ou manchar a imagem da sua empresa.

4.   Conteúdo do site

Caso a empresa tenha um site ou blog, é conveniente divulgar o material que foi produzido.

Em algumas redes sociais como o Facebook e LinkedIn, por exemplo, é possível incluir o link externo do conteúdo do blog.

Neste caso, já une o útil com o agradável, facilitando a criação de conteúdo para as redes e gerando tráfego para o seu site.

5.   Promoções

Apesar de serem comuns, muitas promoções são proibidas nas redes sociais sem prévia autorização de órgão governamental competente.

Entretanto, há opções que não necessitam desse tipo de burocracia e também aumentam o engajamento dos seguidores. Entre elas, estão os concursos culturais, cupons de descontos e promoções de compre e ganhe, por exemplo.

6.   Datas comemorativas

Faça uso de um calendário para programar postagens especiais em datas comemorativas de acordo com o seu nicho.

Dependendo do ramo de atividade, Natal, black friday, Dia das Mães, das Crianças… Tudo pode ser tema para o conteúdo de suas postagens.

7.   Repostar algo dos fãs

Vale a pena atentar-se para o que os usuários produzem. O conteúdo gerado por eles pode ser estratégico para o seu negócio, uma vez que gera engajamento do público com a marca. 

Neste caso, pode ser tanto alguma menção positiva à empresa quanto algo divertido ou relacionado ao ramo de atividade da marca. 

8.   Enquetes

Interagir com os usuários das redes sociais é valioso. Por meio de enquetes é possível saber a opinião dos seguidores da marca e observar tendências, pontos fortes e questões a aprimorar no seu negócio.

9.   Bastidores

Quer humanizar a sua marca e aproximá-la dos seguidores?

Faça publicações sobre os bastidores do negócio. Pode ser de um processo ou mesmo do dia a dia na empresa.

Esse tipo de conteúdo traz personalidade para as redes sociais e, consequentemente, identificação com os usuários.

10. Vitórias

Por último, mas não menos importante, compartilhe e celebre as vitórias da empresa com os usuários das mídias. Pode ser o aniversário de fundação, um novo local de trabalho, novos projetos ou até mesmo uma meta batida.

Esse tipo de conteúdo para redes sociais traz confiabilidade, uma vez que mostra o sucesso do negócio e também que ele se encontra em pleno crescimento.

Gostou das dicas? Então comece hoje mesmo a aplicá-las nas redes sociais da sua empresa!

Se precisar de ajuda com isso, conheça o trabalho da MALI Content. Somos uma agência de conteúdo que pode produzir e gerenciar as mídias da sua marca.

Entre em contato para avaliarmos a sua demanda e montarmos um orçamento rapidamente, sem compromisso.

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