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Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Festas de fim de ano são sinônimos de lucro para comerciantes de diversos setores. O espírito natalino toma conta e as festividades exigem um consumo mais elevado. Por isso, saber fazer um bom marketing de natal pode fazer a diferença nas suas vendas.

Engana-se quem pensa que os lucros de final de ano acabam com a Black Friday. Essa data acarreta muitas vendas, mas o Natal também, principalmente nas vendas online, que foi a tendência dos últimos anos.

Segundo um estudo feito pelo Ebit, no ano de 2018, comerciantes eletrônicos faturaram cerca de R$ 9,9 bilhões no natal. Isso representa um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior. Uma boa razão para investir no marketing de natal, não é mesmo?

Além disso, um dado mais atual na Neotrust/Compre&Confie, de 2020, apontou que o e-commerce faturou cerca de R$ 21,8 bilhões na época natalina. Isso representou um crescimento de 55% na comparação ao ano anterior.

Quer saber mais sobre marketing de natal e como pensar em algumas estratégias para aproveitar essa data que tanto rende para comerciantes? Então siga conosco neste artigo.

Importância do marketing de natal

Quando falamos em ações de marketing e estratégias de venda para essa época natalina, não estamos falando apenas de decorar sua loja física e virtual com tema. É preciso ir muito além. Pensar essa data de forma diferente.

Isso porque, nessa época há muita procura, então é preciso se destacar nas ofertas. No Natal estão comprando os usuários que normalmente compram e mais aqueles que compram apenas nessa época.

Por isso, pensar em marketing de Natal é pensar em abordagens diferentes, estratégias para consumidores nos diferentes níveis do funil e com hábitos de compra diversificados.

Somado a tudo isso, fazer um bom marketing e planejamento para essa data se torna ainda mais necessário com a retomada com força do comércio físico nesse final de ano. Em 2020 as compras eram majoritariamente feitas pela internet, agora os consumidores estão massivamente nos dois espaços.

Pensando em tudo isso, confira a seguir algumas dicas para um marketing de Natal para os seus negócios.

1 – Não esqueça da personalização

Como já falamos anteriormente, essa época há muita procura, então se destacar é essencial. Para isso, uma das formas mais eficazes é a personalização de produtos e serviços, como por exemplo:

  • Faça “edição de Natal” de produtos e serviços, com tempo determinado para essa época;
  • Monte kits de presente, isso é interessante para quem gosta de presentear muitas pessoas;
  • Faça promoções de Natal com produtos que são bastantes procurados nessa época.

2 – Invista em landing pages temáticas

Uma boa pedida de marketing de Natal é pensar em landing pages temáticas para o período. Isso porque as LPs são orientadas para a captação de contatos, que são potenciais clientes.

Com uma campanha natalina direcionada, bem estrutura e conteúdo de qualidade, sua empresa já consegue contatos que estão interessados em produtos e serviços para essa época do ano.

3 – Inbound marketing também é uma boa escolha

Já que há tanta procura por conta dos consumidores, nada melhor do que investir em ações de inbound marketing, aquelas que visam atrair o cliente, para que ele procure seu negócio. Ações como por exemplo:

  • Produção de conteúdo relevante (texto blog, vídeos e fotos em redes sociais);
  • Conteúdos relevantes também na loja virtual.

4 – Use bastante as redes sociais

As redes sociais não podiam ficar de fora da sua estratégia para o marketing de natal. Essas grandes vitrines precisam ser usadas de forma inteligente e até mesmo massiva.

O objetivo aqui é atrair a atenção dos internautas e fazer com que eles visitem sua loja (física ou virtual) e, se você já vende pelo Facebook ou Instagram, já realizar uma venda por lá mesmo. Por isso, não esqueça:

  • Crie conteúdo;
  • Gere tráfego;
  • Interaja com o público.

5 – Tenha uma estratégia de e-mail marketing

Após despertar o interesse do público, captar contatos qualificados e segmentá-los, chegou a hora de fazer contato com esses potenciais consumidores. E uma ótima forma de fazer isso é por meio do e-mail marketing.

  • Crie conteúdos para os diferentes segmentos dentro do seu público;
  • Envie ofertas especificamente natalinas;
  • Foco na personalização das campanhas.

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