You are currently viewing Saiba como aproveitar os benefícios do marketing emocional

Saiba como aproveitar os benefícios do marketing emocional

Para vender, fidelizar e aumentar cada vez mais o lucro de uma empresa é preciso emocionar. Hoje em dia as estratégias estão cada vez mais focadas em fortalecer um laço emocional com o consumidor. Por isso, se sua marca ainda não trabalha e colhe os frutos do marketing emocional, é melhor começar logo.

Essa estratégia, nada mais é do que focar no apelo emocional para atrair mais clientes. Dessa forma, argumentos como preço, praticidade, necessidade já não são os fatores prioritários na hora de fazer a propaganda do produto. A intenção é emocionar o cliente, criar mesmo um laço.

Isso porque, ao longo dos anos, o marketing entendeu que a emoção é o que torna as relações humanas significativas. E não apenas a relação humano – humano, mas também a relação humano – marca. Por isso, o marketing emocional vem ganhando cada vez mais espaço.

No entanto, assim como toda estratégia (seja de vendas ou de outras ações), é preciso fazer um planejamento e entender a realidade do seu público e do seu negócio. Afinal de contas, não é porque algo funcionou para uma marca que vai funcionar para a sua também. É preciso estudo.

Quer saber mais sobre marketing emocional, seus benefícios e algumas formas de como começar a aplicar essa estratégia? Então siga conosco neste artigo e fique sempre por dentro das tendências do marketing digital.

O marketing emocional é realmente eficaz?

Como dissemos anteriormente, com o passar do tempo, as empresas foram entendendo que a emoção é um forte aliado na hora de um cliente tomar a decisão de compra. Por isso, sim, o marketing emocional é realmente eficaz.

O objetivo de aproveitar essa conexão emocional com o público-alvo é, justamente, convencer o consumidor a concluir a ação de compra, se inscrever em uma lista de e-mail etc. Vale destacar ainda que a maioria das ações de marketing emocional se concentra em explorar uma emoção específica.

Ao contrário do que muitos pensam, as emoções exploradas não são apenas as positivas (alegria, excitação, expectativa e orgulho). Mas também campanhas que são bem-sucedidas quando sabem aproveitar emoções mais negativas (medo, raiva, inveja). Vale lembrar que os pilares do marketing emocional são:

> Relevância;

> Autenticidade;

> Humanização.

No marketing emocional, se uma emoção pode ser potencialmente forte para influenciar a tomada de decisões, então ela pode (e deve) ser usada. No entanto, para saber qual emoção usar, é preciso conhecer sua persona, seus concorrentes, o que está em alta no mercado. É preciso planejamento.

Benefícios do marketing emocional

Se engana quem pensa que as vantagens dessa estratégia se resume a vender mais. Claro que as vendas podem aumentar, mas somado a isso, outros benefícios do bom uso de uma estratégia de marketing emocional incluem:

  • Maior reconhecimento de marca, o público começa a lembrar da sua empresa;
  • Aumento do compartilhamento da sua marca através do seu público;
  • Aumenta a fidelização de clientes;
  • Aumento do nível de satisfação do cliente;
  • Melhoram as chances de “perdão” caso algo dê errado na experiência do cliente com a sua marca.

5 dicas para começar a usar a estratégia de marketing emocional no seu negócio

1 – Estude seu público-alvo e a concorrência

Para emocionar sua persona, seu público, primeiro é preciso conhece-lo! Por isso, identifique seu público ideal, o que eles estão consumindo, suas preferências e veja também como a concorrência está se comportando diante disso.

2 – Invista em uma narrativa que faça sentido para seu público e sua marca

O marketing emocional gira em torno de histórias, o famoso storytelling. Além disso, também é possível usar o depoimento de clientes, histórias sobre o início da empresa e/ou pegar um gancho em temas atuais.

3 – Deixe seu público curioso

Deixar o público querendo mais é uma boa estratégia para manter sua atenção. Somado a isso, surpreender sua persona também é um recurso que funciona.

4 – Seja autêntico e criativo

Fugir do óbvio é fundamental para que uma estratégia de marketing emocional seja bem-sucedida. Criatividade e autenticidade são elementos-chave.

5 – Conte com a ajuda de especialistas

Para que seus planos de ação de marketing sejam feitos de forma assertiva, profissional, prática e correta, é importante contar com especialistas da comunicação.

Marketing emocional também é assunto da Mali Content!

Gostou de saber um pouco mais sobre marketing emocional e como ele pode ajudar na estratégia de vendas dos seus negócios? Então continue acompanhando a Mali Content, sempre com um conteúdo interessante que pode fazer a diferença na sua empresa. Explore nosso site e venha tirar suas dúvidas conosco.

Oferecemos diversos tipos de serviços em inbound marketing, assessoria de imprensa e também SEO. Como gestão de redes sociais, produção de conteúdos ricos para diversas plataformas com foco em SEO, captação de leads, e construção da sua autoridade digital através de projetos de divulgação da sua marca para a imprensa e marketing de influência.