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Como atrair leads nas redes sociais com o marketing de conteúdo

Toda empresa, independentemente do porte, tenta descobrir formas sobre como atrair leads, sobretudo nas redes sociais. Uma das formas mais eficientes é por meio do marketing de conteúdo.

Diferente das estratégias tradicionais, essa metodologia faz o caminho inverso da publicidade tradicional. Em vez de interromper o cliente com alguma propaganda, seja em um vídeo no Youtube, seja na televisão, o marketing de conteúdo faz o inverso.

É o cliente que procura a tal informação. Elas podem ser compartilhadas em diversos formatos, como posts para blogs, e-books, podcasts, entre outros.

Atualmente, o marketing de conteúdo tem o seu principal foco nas redes sociais. Afinal, são nessas plataformas que os clientes em potencial mais interagem com as empresas.

Por isso, hoje, é tão relevante apresentar um conteúdo realmente de qualidade. Abaixo, em destaque, há um simples passo a passo que pode ser usado por qualquer empreendimento.

Como atrair leads por meio de um CRM?

Para quem deseja descobrir como atrair leads, o primeiro passo é compreender o que é um CRM. A sigla quer dizer em Inglês, Costumer Relationship Management .

Na verdade, antes de ser um software, o CRM é uma metodologia. Criada ainda antes da popularização da Internet, essa era uma forma de pequenos empresários e comerciantes tentarem reconhecer e analisar os dados dos seus clientes.

Dessa forma, era mais simples criar produtos ou serviços que fossem mais atraentes ao público-alvo.

Com o avanço da tecnologia, o CRM se tornou um software poderoso, e, como nenhum outro, consegue promover a melhor relação entre um negócio e os seus clientes.

Portanto, o maior benefício que um CRM pode oferecer é a chance de toda empresa conhecer a fundo cada cliente dela. Para quem deseja saber como atrair mais leads, essa vantagem competitiva é fundamental.

Afinal, é impossível ter uma estratégia de marketing de conteúdo sem conhecer o cliente.

Por que criar uma brand persona pode ajudar?

Com as informações coletadas no CRM, a empresa pode criar uma brand persona. Para quem desconhece o termo, é simples entender o conceito. O objetivo por trás dessa metodologia é tentar criar o perfil de um cliente ideal.

Entretanto, sem nenhuma informação sobre o público-alvo, criá-lo é uma missão bem complicada.

Por isso, o CRM é tão importante.

É por meio dele que a empresa vai buscar todos os dados para tentar reconhecer características em comum nos clientes.

E como atrair mais leads com o brand persona?

Na verdade, esse é ainda o início do processo, mas ele tem um papel vital. Entre as características que devem ser consideradas para o cliente ideal, é preciso considerar:

  • De qual cidade/região ele vem?
  • A faixa-etária;
  • A classe-social;
  • Quais as objeções desse cliente?
  • O que o motiva a comprar mais.

Muitas dessas informações estão armazenadas no CRM, e podem ser verificadas nas diversas interações entre um cliente e uma empresa.

Compartilhar conteúdo relevante faz toda a diferença

Está claro que o marketing de conteúdo é uma das principais formas sobre como atrair leads qualificados.

Agora, é preciso que as empresas trabalhem essa comunicação com todo o cuidado. Dessa forma, é vital que esse conteúdo seja relevante para a audiência.

Por isso, é tão importante ter um CRM para reconhecer quem é o cliente dessa empresa, e analisar o perfil dele por meio do brand persona.

Assim, a área de marketing e comunicação tem a oportunidade de publicar posts que geram um engajamento ainda maior.

Para produzi-los, é indicado a contratação de profissionais especializados, como redatores publicitários e designers.

Afinal, somente por meio de um texto bem redigido e de uma identidade visual apropriada, o negócio consegue captar a atenção do cliente e ainda aproveitar os principais benefícios do marketing

Como atrair leads qualificados integrando o CRM como redes sociais?

Para fechar o ciclo sobre como atrair leads qualificados, a empresa deve integrar o software de CRM dela com as redes sociais.

Afinal, nesse estágio ela já tem uma compreensão de quem é o seu público-alvo e qual estratégia de marketing de conteúdo gera mais engajamento.

Nesses casos, é normal que esses clientes em potencial se tornem mais interessados e comecem a enviar mensagens por meio do Facebook Messenger ou pelo DM (Instagram).

Quando isso ocorre, o CRM entra em ação.

Após enviar a primeira mensagem, o software cadastra automaticamente essa pessoa no banco de dados. Além disso, esse novo lead é direcionado para o topo do funil de vendas da empresa.

Cada um desses leads terá o seu próprio card, e nele é possível cadastrar diversas informações, como nome, endereço de e-mail, telefone, entre outros dados.

O histórico das conversas também estará disponível nesse card, e pode ser acessado remotamente por qualquer funcionário autorizado da empresa.

Utilizando essas informações, e acompanhando o estágio do lead pelo funil de vendas, um negócio tem a oportunidade de criar um planejamento de marketing de conteúdo sob medida. E, com isso, iniciar a prospecção de vendas.

Agora que você está já conhece um pouco sobre como atrair mais leads, é o momento de pensar na estratégia de marketing da sua empresa.

Para isso, pode contar com a MALI Content! Somos uma agência de conteúdo que trabalha com relacionamento para atrair, converter e encantar clientes.

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