Como atrair leads nas redes sociais com o marketing de conteúdo

Como atrair leads nas redes sociais com ajuda do marketing de conteúdo

Toda empresa, independentemente do porte, tenta descobrir formas sobre como atrair leads, sobretudo nas redes sociais. Uma das formas mais eficientes é por meio do marketing de conteúdo.

Diferente das estratégias tradicionais, essa metodologia faz o caminho inverso da publicidade tradicional. Em vez de interromper o cliente com alguma propaganda, seja em um vídeo no Youtube, seja na televisão, o marketing de conteúdo faz o inverso.

É o cliente que procura a tal informação. Elas podem ser compartilhadas em diversos formatos, como posts para blogs, e-books, podcasts, entre outros.

Atualmente, o marketing de conteúdo tem o seu principal foco nas redes sociais. Afinal, são nessas plataformas que os clientes em potencial mais interagem com as empresas.

Por isso, hoje, é tão relevante apresentar um conteúdo realmente de qualidade. Abaixo, em destaque, há um simples passo a passo que pode ser usado por qualquer empreendimento.

Como atrair leads por meio de um CRM?

Para quem deseja descobrir como atrair leads, o primeiro passo é compreender o que é um CRM. A sigla quer dizer em Inglês, Costumer Relationship Management .

Na verdade, antes de ser um software, o CRM é uma metodologia. Criada ainda antes da popularização da Internet, essa era uma forma de pequenos empresários e comerciantes tentarem reconhecer e analisar os dados dos seus clientes.

Dessa forma, era mais simples criar produtos ou serviços que fossem mais atraentes ao público-alvo.

Com o avanço da tecnologia, o CRM se tornou um software poderoso, e, como nenhum outro, consegue promover a melhor relação entre um negócio e os seus clientes.

Portanto, o maior benefício que um CRM pode oferecer é a chance de toda empresa conhecer a fundo cada cliente dela. Para quem deseja saber como atrair mais leads, essa vantagem competitiva é fundamental.

Afinal, é impossível ter uma estratégia de marketing de conteúdo sem conhecer o cliente.

Por que criar uma brand persona pode ajudar?

Com as informações coletadas no CRM, a empresa pode criar uma brand persona. Para quem desconhece o termo, é simples entender o conceito. O objetivo por trás dessa metodologia é tentar criar o perfil de um cliente ideal.

Entretanto, sem nenhuma informação sobre o público-alvo, criá-lo é uma missão bem complicada.

Por isso, o CRM é tão importante.

É por meio dele que a empresa vai buscar todos os dados para tentar reconhecer características em comum nos clientes.

E como atrair mais leads com o brand persona?

Na verdade, esse é ainda o início do processo, mas ele tem um papel vital. Entre as características que devem ser consideradas para o cliente ideal, é preciso considerar:

  • De qual cidade/região ele vem?
  • A faixa-etária;
  • A classe-social;
  • Quais as objeções desse cliente?
  • O que o motiva a comprar mais.

Muitas dessas informações estão armazenadas no CRM, e podem ser verificadas nas diversas interações entre um cliente e uma empresa.

Compartilhar conteúdo relevante faz toda a diferença

Está claro que o marketing de conteúdo é uma das principais formas sobre como atrair leads qualificados.

Agora, é preciso que as empresas trabalhem essa comunicação com todo o cuidado. Dessa forma, é vital que esse conteúdo seja relevante para a audiência.

Por isso, é tão importante ter um CRM para reconhecer quem é o cliente dessa empresa, e analisar o perfil dele por meio do brand persona.

Assim, a área de marketing e comunicação tem a oportunidade de publicar posts que geram um engajamento ainda maior.

Para produzi-los, é indicado a contratação de profissionais especializados, como redatores publicitários e designers.

Afinal, somente por meio de um texto bem redigido e de uma identidade visual apropriada, o negócio consegue captar a atenção do cliente e ainda aproveitar os principais benefícios do marketing

Como atrair leads qualificados integrando o CRM como redes sociais?

Para fechar o ciclo sobre como atrair leads qualificados, a empresa deve integrar o software de CRM dela com as redes sociais.

Afinal, nesse estágio ela já tem uma compreensão de quem é o seu público-alvo e qual estratégia de marketing de conteúdo gera mais engajamento.

Nesses casos, é normal que esses clientes em potencial se tornem mais interessados e comecem a enviar mensagens por meio do Facebook Messenger ou pelo DM (Instagram).

Quando isso ocorre, o CRM entra em ação.

Após enviar a primeira mensagem, o software cadastra automaticamente essa pessoa no banco de dados. Além disso, esse novo lead é direcionado para o topo do funil de vendas da empresa.

Cada um desses leads terá o seu próprio card, e nele é possível cadastrar diversas informações, como nome, endereço de e-mail, telefone, entre outros dados.

O histórico das conversas também estará disponível nesse card, e pode ser acessado remotamente por qualquer funcionário autorizado da empresa.

Utilizando essas informações, e acompanhando o estágio do lead pelo funil de vendas, um negócio tem a oportunidade de criar um planejamento de marketing de conteúdo sob medida. E, com isso, iniciar a prospecção de vendas.

Agora que você está já conhece um pouco sobre como atrair mais leads, é o momento de pensar na estratégia de marketing da sua empresa.

Para isso, pode contar com a MALI Content! Somos uma agência de conteúdo que trabalha com relacionamento para atrair, converter e encantar clientes.

Nosso diferencial está na qualidade e na proximidade no atendimento. Entre em contato conosco e entenda como podemos tornar a sua empresa mais humana.

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