Como funciona o LinkedIn? Dicas para aproveitar a rede profissional!

linkedin como funciona

Cada vez mais se ouve falar no LinkedIn, seja sobre vagas de emprego, novidades na plataforma, um post interessante ou explicações sobre como funciona o LinkedIn.

Com mais de 600 milhões de usuários, a rede cresce cada vez mais. Além disso, é considerada uma das principais formas de realizar contatos profissionais com qualidade.

Quer conhecer mais sobre como funciona o LinkedIn? Acompanhe este artigo e, no final, separamos uma surpresa especial para você!

O que é e como funciona o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social voltada para o profissional. Ou seja, é pela plataforma que empresas podem se posicionar, divulgar vagas e até se conectar com profissionais, criando potenciais parcerias.

Além disso, para o profissional em si, o LinkedIn pode ser usado para encontrar emprego, fazer networking ou mesmo como maneira de montar o currículo. Como exemplo, logo ao fazer um perfil, você pode colocar dados pessoais, de contato, informações acadêmicas e profissionais.

Também é possível adicionar um resumo sobre a carreira, links para site ou blog e anexar publicações externas.

Como a plataforma é focada no profissional, é comum que os posts tenham esse teor. Além disso, muitos recrutadores usam o LinkedIn para conectar empresas e profissionais.

Quais as oportunidades do LinkedIn para o profissional?

Para detalhar melhor as oportunidades que o LinkedIn oferece, separamos alguns exemplos do que pode ser feito dentro da plataforma. Assim, você pode aproveitar para conhecer melhor como funciona o LinkedIn e iniciar o seu perfil! Veja as oportunidades pela rede social:

Networking

O LinkedIn é ótimo para criar relação com outros profissionais. Assim, você consegue aumentar o seu networking a partir da rede social.

Como exemplo, a plataforma permite se conectar com pessoas e compartilhar conteúdos. As atividades podem atingir tanto os colegas de trabalho até potenciais empregadores, funcionários, clientes e concorrentes.

Exemplo de portfólio

Quando você entende como funciona o LinkedIn e começa a cria um perfil, existe a opção de cadastrar informações profissionais como se fosse um currículo. Além disso, você exibe a sua formação completa, as empresas que já trabalhou, atividades autônomas ou mesmo experiências adicionais, como certificações e trabalhos voluntários.

Além disso, outras opções são incrementar o perfil com mídias de trabalhos realizados, como artigos, imagens e links, criando um portfólio completo.

Credibilidade profissional

Além da possibilidade de formar um portfólio completo no LinkedIn e ganhar destaque, o perfil tem espaço para recomendações. Essas recomendações podem ser dadas por outras pessoas e ficam visíveis para o público.

Assim, o profissional ganha visibilidade quando recebe visitas no perfil.

Oportunidades de emprego

Muitos recrutadores usam o LinkedIn para avaliar os perfis profissionais e entrar em contato com oportunidades de emprego. Assim, a plataforma pode ser um caminho para contatar pessoas qualificadas e vagas compatíveis, ajudando ambas as partes.

Contato com clientes

O LinkedIn tem grande concentração de pessoas. Assim, depois da empresa ou profissional definir o perfil do seu cliente, uma opção é usar as ferramentas de busca do LinkedIn, como as buscas avançadas.

Essa filtragem ajuda na hora de entrar em contato com potenciais clientes que realmente possam se interessar pelo seu produto ou serviço, criando uma comunicação próxima.

Como criar o meu perfil profissional?

Agora que você já entende como funciona o LinkedIn e algumas vantagens, temos dicas para preparar o seu perfil e começar a navegar na rede social, veja só:

  • Use uma foto profissional, com boa claridade e visibilidade;
  • Bom resumo profissional: o que você já fez? O que gosta de fazer? Quais as experiências mais importantes?;
  • Seções de informação completas e bem preenchidas;
  • URL personalizada para que o perfil apareça no Google, além de ganhar uma assinatura mais concisa.

Além da montagem de um bom perfil, as atividades no LinkedIn são muito consideradas pelo próprio funcionamento da rede. Assim, interaja com outros profissionais, publique artigos, compartilhe postagens e seja ativo.

A plataforma analisa a atividade das contas e pode favorecer o seu perfil, te considerando uma pessoa ativa na rede social.

A combinação de um perfil bem montado e das ações no LinkedIn ajudam a aproveitar ao máximo a plataforma, entendendo de uma vez por todas como funciona o LinkedIn e como ele pode ser um parceiro na sua vida profissional.

Gostou de conhecer mais sobre essa rede? Separamos um infográfico incrível sobre “Como ter um Perfil Incrível no LinkedIn”, acesse agora e aproveite esta rede social necessária!

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

Conheça as 4 tendências de marketing digital para 2022

Conheça as 4 tendências de marketing digital para 2022

A gente piscou e um novo ano chega em nossas portas, e com ele muitas inovações em diversos setores do…
Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Não apenas na área de marketing, mas em qualquer setor de atuação, a captação de dados é essencial para ter…
Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Festas de fim de ano são sinônimos de lucro para comerciantes de diversos setores. O espírito natalino toma conta e…
Gestão de blogs: conheça algumas ferramentas úteis para sua empresa

Gestão de blogs: conheça algumas ferramentas úteis para sua empresa

Uma das partes mais importante do site da sua empresa é o blog. Isso porque ele é um canal onde…
Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Ter a persona definida da sua marca é um dos passos fundamentais e de base de uma boa estratégia de…
Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Na hora de produzir conteúdo para o site e as redes sociais da sua organização, a maioria dos diretores e…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!