You are currently viewing Como funciona o LinkedIn? Dicas para aproveitar a rede profissional!
linkedin como funciona

Como funciona o LinkedIn? Dicas para aproveitar a rede profissional!

Cada vez mais se ouve falar no LinkedIn, seja sobre vagas de emprego, novidades na plataforma, um post interessante ou explicações sobre como funciona o LinkedIn.

Com mais de 600 milhões de usuários, a rede cresce cada vez mais. Além disso, é considerada uma das principais formas de realizar contatos profissionais com qualidade.

Quer conhecer mais sobre como funciona o LinkedIn? Acompanhe este artigo e, no final, separamos uma surpresa especial para você!

O que é e como funciona o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social voltada para o profissional. Ou seja, é pela plataforma que empresas podem se posicionar, divulgar vagas e até se conectar com profissionais, criando potenciais parcerias.

Além disso, para o profissional em si, o LinkedIn pode ser usado para encontrar emprego, fazer networking ou mesmo como maneira de montar o currículo. Como exemplo, logo ao fazer um perfil, você pode colocar dados pessoais, de contato, informações acadêmicas e profissionais.

Também é possível adicionar um resumo sobre a carreira, links para site ou blog e anexar publicações externas.

Como a plataforma é focada no profissional, é comum que os posts tenham esse teor. Além disso, muitos recrutadores usam o LinkedIn para conectar empresas e profissionais.

Quais as oportunidades do LinkedIn para o profissional?

Para detalhar melhor as oportunidades que o LinkedIn oferece, separamos alguns exemplos do que pode ser feito dentro da plataforma. Assim, você pode aproveitar para conhecer melhor como funciona o LinkedIn e iniciar o seu perfil! Veja as oportunidades pela rede social:

Networking

O LinkedIn é ótimo para criar relação com outros profissionais. Assim, você consegue aumentar o seu networking a partir da rede social.

Como exemplo, a plataforma permite se conectar com pessoas e compartilhar conteúdos. As atividades podem atingir tanto os colegas de trabalho até potenciais empregadores, funcionários, clientes e concorrentes.

Exemplo de portfólio

Quando você entende como funciona o LinkedIn e começa a cria um perfil, existe a opção de cadastrar informações profissionais como se fosse um currículo. Além disso, você exibe a sua formação completa, as empresas que já trabalhou, atividades autônomas ou mesmo experiências adicionais, como certificações e trabalhos voluntários.

Além disso, outras opções são incrementar o perfil com mídias de trabalhos realizados, como artigos, imagens e links, criando um portfólio completo.

Credibilidade profissional

Além da possibilidade de formar um portfólio completo no LinkedIn e ganhar destaque, o perfil tem espaço para recomendações. Essas recomendações podem ser dadas por outras pessoas e ficam visíveis para o público.

Assim, o profissional ganha visibilidade quando recebe visitas no perfil.

Oportunidades de emprego

Muitos recrutadores usam o LinkedIn para avaliar os perfis profissionais e entrar em contato com oportunidades de emprego. Assim, a plataforma pode ser um caminho para contatar pessoas qualificadas e vagas compatíveis, ajudando ambas as partes.

Contato com clientes

O LinkedIn tem grande concentração de pessoas. Assim, depois da empresa ou profissional definir o perfil do seu cliente, uma opção é usar as ferramentas de busca do LinkedIn, como as buscas avançadas.

Essa filtragem ajuda na hora de entrar em contato com potenciais clientes que realmente possam se interessar pelo seu produto ou serviço, criando uma comunicação próxima.

Como criar o meu perfil profissional?

Agora que você já entende como funciona o LinkedIn e algumas vantagens, temos dicas para preparar o seu perfil e começar a navegar na rede social, veja só:

  • Use uma foto profissional, com boa claridade e visibilidade;
  • Bom resumo profissional: o que você já fez? O que gosta de fazer? Quais as experiências mais importantes?;
  • Seções de informação completas e bem preenchidas;
  • URL personalizada para que o perfil apareça no Google, além de ganhar uma assinatura mais concisa.

Além da montagem de um bom perfil, as atividades no LinkedIn são muito consideradas pelo próprio funcionamento da rede. Assim, interaja com outros profissionais, publique artigos, compartilhe postagens e seja ativo.

A plataforma analisa a atividade das contas e pode favorecer o seu perfil, te considerando uma pessoa ativa na rede social.

A combinação de um perfil bem montado e das ações no LinkedIn ajudam a aproveitar ao máximo a plataforma, entendendo de uma vez por todas como funciona o LinkedIn e como ele pode ser um parceiro na sua vida profissional.

Gostou de conhecer mais sobre essa rede? Separamos um infográfico incrível sobre “Como ter um Perfil Incrível no LinkedIn”, acesse agora e aproveite esta rede social necessária!