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Você conhece o LinkedIn para empresas? Saiba mais sobre a funcionalidade desta rede social corporativa

O LinkedIn é a maior rede social de negócios do mundo. Somente do Brasil são 40 milhões de pessoas inscritas. No total, a plataforma soma mais de 660 milhões de usuários. Além de pessoas, a rede social também tem o espaço LinkedIn para empresas, voltado para a criação de páginas corporativas. 

Entenda o porquê pode ser uma oportunidade para o seu negócio ter uma página no LinkedIn. 

Para a maioria das pessoas, a plataforma tem como função principal gerar conexões profissionais entre os usuários, o famoso networking.  

Os usuários destacam suas habilidades e competências profissionais, buscam vagas e profissionais de recursos humanos recrutam candidatos. 

Mas o que poucas pessoas sabem é que o LinkedIn também pode (e deve!) ser usado por empresas de setores que diferem dos RH. Confira no texto a seguir.

Por que criar uma Company Page no LinkedIn? 

O LinkedIn para empresas é destinado para companhias de todos os portes e ramos de atividade. O negócio pode ser tanto B2B (Business to Business) quanto B2C (Business to Consumer). 

O importante ao criar uma Company Page no LinkedIn, ou seja, a página da empresa na rede social, é querer fortalecer a marca na web. E essa plataforma é ideal para isso.  

A página corporativa no LinkedIn permite que a empresa divulgue notícias da companhia, conteúdos relacionados ao seu segmento e também ofereça seus serviços e produtos.  

Um dos diferenciais do LinkedIn em comparação com o Facebook e o Instagram, por exemplo, é que os usuários estão em busca de parcerias, oportunidades de negócios ou, simplesmente, com o intuito de fazer conexões comerciais. Por isso, a importância da sua empresa ter uma Company Page no LinkedIn.  

Além das conexões e possíveis negócios, o LinkedIn para empresas também oferece a oportunidade de aumentar a visibilidade da marca, direcionar usuários para o site do negócio e também estreitar o relacionamento dos clientes com a companhia. 

Assim como as demais redes sociais, o LinkedIn tem um algoritmo que avalia a relevância da publicação de acordo com o engajamento que ela recebe.

Para auxiliar no sucesso das postagens, vale a pena entender mais sobre a Golden Hour da plataforma e os demais recursos do LinkedIn para empresas.

Quais os recursos disponíveis no LinkedIn para empresas?

Diferentemente de um perfil, a Company Page do LinkedIn oferece ferramentas específicas para impulsionar os negócios. 

Assim, com o LinkedIn para empresas, o seu negócio pode conquistar autoridade no segmento em que atua e mais clientes!

Veja alguns dos recursos que podem ser explorados na plataforma com a página corporativa.

LinkedIn analytics

Um dos recursos essenciais para um negócio é saber sobre o comportamento dos clientes e usuários da plataforma.

O LinkedIn analytics proporciona justamente esse tipo de informação. Com ele, é possível verificar dados sobre o desempenho das publicações da empresa. Assim, é possível adequar e criar estratégias nas próximas ações desenvolvidas pela marca. 

LinkedIn sales navegator

Essa ferramenta é utilizada dentro da plataforma para captar leads e prospectar clientes.

Os leads podem ser captados por meio de um aviso que o próprio LinkedIn faz quando identifica um usuário com o perfil que a sua marca procura. 

Assim, é possível enviar mensagens para esses usuários, mesmo que eles não estejam conectados à página da empresa. 

SlideShare

O SlideShare é uma rede de compartilhamento de conteúdo integrada ao LinkedIn. Nele é possível salvar e compartilhar palestras, arquivos e vídeos institucionais, por exemplo. 

Disponibilizar esse tipo de conteúdo para os seguidores gera relevância para a marca, melhorando a imagem da empresa. 

Contudo, é preciso muita atenção no momento de selecionar os materiais para divulgação. Os usuários do LinkedIn são mais exigentes, qualificados e mais atentos do que em outra rede social, por exemplo.   

Portanto, os materiais no SlideShare somente devem ser compartilhados com o público se for um conteúdo de alto valor. 

LinkedIn lives

Assim como no Facebook, Instagram e YouTube, o LinkedIn também oferece a possibilidade de fazer apresentações ao vivo. 

Entretanto, fazer lives não é uma exclusividade da Company Page. Qualquer usuário do LinkedIn pode utilizar esse recurso. 

Mas no LinkedIn para empresas, além das lives, a página de negócio pode transmitir eventos da marca ao vivo, assim como também participar de conferências de outras empresas.      

LinkedIn ads 

A empresa que tem uma página no LinkedIn pode optar por fazer anúncios segmentados. A plataforma possibilita direcionar a mídia paga a determinados públicos de acordo com a formação acadêmica, o nível hierárquico, os objetivos ou a identidade dos usuários, por exemplo,

Além disso, há diferentes tipos de anúncios. A empresa pode optar por conteúdo patrocinado que aparecerá no feed de notícia dos usuários, seja em formato de texto ou de vídeo, mensagens inbox, anúncios dinâmicos ou em formato de carrossel. 

Portanto, as chances de alcançar o cliente em potencial são grandes no LinkedIn para empresas. Mas, para isso, é preciso saber com quem realmente a marca deseja se comunicar. 

Como fazer um perfil corporativo no LinkedIn? 

Para ter uma página da marca, por meio de um computador, crie primeiramente uma conta pessoal com suas informações reais, se ainda não tiver.  

Caso já tenha uma conta pessoal e esteja logado, acesse o site do LinkedIn na seção Crie uma LinkedIn Page.

Em seguida, selecione o tipo de negócio da Company Page: pequena empresa, média a grande, showcase page ou instituição de ensino.  

Preencha com as informações como o nome da empresa, o ramo de atividade, tamanho da empresa, site e também slogan. 

Não se esqueça de preencher a URL com o nome da empresa. Caso tenha algum caractere especial, a plataforma irá substituir automaticamente por um hífen. E lembre-se de que o nome deve conter no mínimo um caractere que não seja um número.  

Depois, insira a logomarca da empresa na imagem e faça a descrição do negócio. Essa informação é obrigatória e permitirá que outras empresas e demais profissionais conheçam a sua marca. 

Por isso, nesse texto, busque priorizar a missão e o propósito da empresa, assim como o tipo de serviço ou produtos que ela oferece. Mas atenção, pois o limite é de 2 mil caracteres. Portanto, escreva com objetividade. 

Durante a criação do perfil corporativo, atente-se a todos os campos, uma vez que, com as informações, será mais fácil de a página ser localizada pelo público. De acordo com a plataforma, Pages totalmente preenchidas geram aumento de 30% em visualizações semanais. 

Para finalizar, selecione as palavras-chave que estão ligadas à marca dessa LinkedIn Page. Pronto, a sua empresa já pode fazer conexões e compartilhar conteúdos relevantes para os usuários.  

Conteúdos relevantes para o LinkedIn

Com a Company Page criada, se o desafio agora é criação de conteúdo para gerar engajamento, conte com a ajuda da MALI Content. Somos uma agência de conteúdo que atende empresas de diferentes segmentos e tamanhos.  Temos experiência com a produção de conteúdo e sabemos que não basta apenas postar algo nas redes sociais, é preciso oferecer materiais interessantes capazes de atrair a atenção dos clientes.

Entre em contato conosco para saber como podemos criar conteúdos para sua marca e gerir a Company Page da sua empresa no LinkedIn e em outras redes sociais.