A sua empresa tem uma estratégia de conteúdo? Se a resposta foi não, este artigo é para você! Nele, vamos explicar o que é estratégia de conteúdo, qual a sua importância para a marca e, claro, como criar uma para o seu negócio.
Acredite, essas informações podem mudar a dinâmica de divulgação de conteúdo para seus clientes. Independentemente se os materiais são criados para gerar leads, visitas no site ou se têm a finalidade de tornar a marca uma referência no assunto, por exemplo, o desenvolvimento de uma estratégia vai modificar a rotina da empresa.
Mas não se preocupe, a mudança será para melhor. Seja gerando resultados mais positivos, seja evitando erros, atrasos ou dores de cabeça.
Portanto, a transformação com a elaboração de uma estratégia só tem a agregar valor ao seu conteúdo e à sua marca.
O que é estratégia de conteúdo?
Estratégia de conteúdo é todo o processo que se faz para produzir e divulgar conteúdos com metas específicas.
Durante o desenvolvimento da estratégia, há uma sucessão de ações que visam esclarecer os objetivos, o público-alvo, o meio em que o material será divulgado e as intenções com a criação do conteúdo, por exemplo.
A ideia é produzir conteúdos com motivos específicos, que não somente a venda. Desta forma, é preciso deixar esclarecido que a razão de se ter uma estratégia de conteúdo é agir com propósitos bem definidos, baseada em planos de ação.
Mas é importante destacar que estratégia de conteúdo é diferente de marketing de conteúdo para um negócio.
O primeiro caso trata-se de algo muito mais abrangente e criativo.
Já o marketing de conteúdo é algo que faz parte da estratégia de conteúdo. Ou seja, ele deve ser feito e pensado depois da estratégia de conteúdo. Portanto, ele é apenas um dos braços de toda a estratégia que é mais global.
Outro termo que é comum ser confundido com estratégia de conteúdo é o planejamento de marketing.
Planejamento tem relação com um sistema com regras, como a periodicidade da publicação de um conteúdo ou a quantidade de um material a ser publicado.
Enquanto que a estratégia não contém a mesma lógica e pode ser elaborada sem as fronteiras das regras. Por que é importante ter uma estratégia de conteúdo?
A estratégia de conteúdo é muito mais do que apenas um roteiro para produção e publicação de conteúdo.
Como uma viagem…
Pense em uma viagem de férias. Para aproveitar o período, é preciso saber para onde deseja ir, o que quer fazer e em quais lugares quer chegar.
Para atingir essa meta de férias, é preciso estudar sobre o local, como chegar, qual o melhor trajeto e meio de transporte, os horários adequados, etc.
Além disso, é interessante saber sobre a vestimenta mais adequada, qual é a língua falada no local e até o investimento que será necessário fazer.
Se a estratégia para esta viagem não for feita com antecedência, com pesquisas e planejamento antecipado, as chances de atingir a meta das férias serão menores.
O mesmo acontece com a estratégia de conteúdo. É preciso levantar as informações previamente. Saber onde se deseja chegar, o que pretende conquistar e qual o melhor caminho.
E não pense em utilizar a estratégia de conteúdo de outra empresa, não. Cada negócio tem as suas características. Por isso, a estratégia precisa ser personalizada.
Além de singular, a estratégia de conteúdo deve ser flexível. Ou seja, possível de adequá-la de acordo com as mudanças no negócio ou no meio, por exemplo.
Com uma estratégia de conteúdo bem feita, o objetivo pode ser conquistado mais rápido e facilmente. Pois, sabendo qual alvo se deseja atingir e como chegar até ele, os resultados, sem dúvida, serão mais assertivos.
Caso não seja feita uma estratégia bem definida, pode ser necessário muito esforço para a criação dos conteúdos e poucos resultados.
Como elaborar um planejamento?
Para elaborar uma estratégia de conteúdo, é preciso definir alguns pontos.
O primeiro deles é a sua meta. Ela é o seu objetivo específico. Portanto, nada de pensar apenas em objetivos gerais, pois eles dificultam na hora de mensurar os resultados.
Ou seja, não adianta dizer que a finalidade é conseguir mais acessos no seu site, por exemplo. É preciso especificar quantos visitantes e em qual período de tempo.
Isso fará com que você saiba se a estratégia está funcionando ou não.
Outra informação essencial para a construção da estratégia de conteúdo é saber sobre o público-alvo.
Mas, como a intenção é agir de forma certeira, não basta ter uma ideia de quem são os clientes e consumidores em potencial do seu negócio.
O ideal é ter uma persona, ou seja, um personagem fictício que represente as principais características dos seus clientes.
Desta forma, será possível criar uma estratégia mais segmentada e menos massiva.
Com a definição da persona, será a vez de entender sobre a jornada do usuário. Ela mostrará o trajeto que o cliente faz antes, durante e depois da compra.
Com essas informações, a escolha pelo tipo de conteúdo a ser produzido fica mais propositiva. Assim como onde ele será divulgado.
É possível começar por um planejamento com inbound marketing, por exemplo. Afinal, pedir a permissão para se comunicar com o cliente antes de oferecer uma venda pode ser crucial para conquistar o consumidor.
A fim de saber se a estratégia de conteúdo é eficaz ou se precisa de ajustes, as formas de mensurar os resultados devem fazer parte do planejamento.
Passo a passo para criar uma estratégia de conteúdo para o negócio
Elaborar uma estratégia de conteúdo pode levar tempo e demandar trabalho dos envolvidos. Mas esse tempo e trabalho serão empreendidos em resultados efetivos.
Enquanto que sem uma estratégia, o conteúdo deverá ser produzido, exigindo também tempo e trabalho, e talvez não atinja os objetivos desejados.
Por isso, confira as etapas para o desenvolvimento de uma boa estratégia:
Objetivo
O objetivo, como explicamos acima, deve ser o pontapé inicial para a criação da sua estratégia de conteúdo.
Para descobrir qual é essa meta, reflita sobre o que deseja alcançar com os conteúdos. Agora, de maneira prática, traduza isso de uma forma quantitativa. Esse será o seu objetivo específico.
Persona
O segundo passo é criar uma persona para sua empresa. Com a definição dessa informação, é possível determinar qual tipo de conteúdo produzir, assim como qual linguagem utilizar e sobre o que devem ser os conteúdos.
Jornada do usuário
Com o levantamento das informações desta etapa, fica mais fácil entender os estágios em que a persona consome cada tipo de conteúdo.
Desta forma, tanto a produção, quanto o momento e o local exato da divulgação do conteúdo poderão ser definidos de acordo com as fases da jornada do cliente.
Assim, o material divulgado será o que a persona deseja naquele momento. Consequentemente, essa ação proporcionará maior eficiência na obtenção dos resultados com os materiais criados.
Resultados
Para finalizar a estratégia de conteúdo, deve-se planejar a avaliação dos resultados obtidos com os conteúdos.
Com uma análise dos dados, é possível saber se as ações propostas pela estratégia estão funcionando a fim de atingir o objetivo específico.
Monitorar e avaliar os resultados devem ser ações periódicas. E caso algo não esteja de acordo, não hesite em rever a estratégia.
Lembre-se de que ela é algo dinâmico e deve se adequar conforme as mudanças do negócio, dos clientes e do mercado, por exemplo.
Agir estrategicamente é o caminho mais curto para alcançar as metas do negócio. Portanto, se deseja ter um planejamento com conteúdos relevantes e adequados para cada momento e público, conheça o trabalho da MALI Content.Somos uma agência que oferece conteúdo de qualidade, elaborado por especialistas. Veja alguns de nossos cases e entre em contato conosco.