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Aprenda a criar reels no Instagram e veja como ele pode fazer o sucesso do seu negócio

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. E o que tem feito sucesso na plataforma e atraído a atenção de muitos usuários são os reels no Instagram

Logo no início de 2021, o Instagram atingiu 1,16 bilhão de usuários no mundo. Só no Brasil são 95 milhões de contas. Desta forma, o país ocupa o terceiro no ranking mundial com o maior número de usuários ativos por mês.

Mas além da quantidade de usuários, esses números também indicam informações importantes sobre o comportamento dos brasileiros e sobre a potência do Instagram enquanto instrumento de marketing digital.   

Por exemplo, das pessoas entre 14 e 65 anos que utilizam internet no Brasil, 84% são usuários do Instagram. Ou seja, o aplicativo mostra-se como uma plataforma de grande permeabilidade no mercado brasileiro.

Uma pesquisa da Socialbakers, plataforma global de soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, mostra que durante os primeiros meses de pandemia, o Instagram apresentou quase 20 vezes mais interações do que o Facebook. 

A experiência e a relação do cliente com a marca ficam evidentes em pesquisa da Statista, realizada em 2018. Ela mostrou que 83% dos usuários utilizavam a plataforma para encontrar e avaliar novos produtos.

Já um estudo feito pelo Facebook IQ apontou que 59% dos brasileiros entrevistados afirmaram que fazem compras após verem um produto ou serviço no Instagram.

Isso faz do Instagram uma plataforma inovadora também para o comércio. O seu sistema de vendas, o Instagram Shopping, tem sido revolucionário para conectar produtos e clientes durante todo o processo de descoberta até a tomada de decisão sobre a compra.

Mas para os consumidores encontrarem marcas e, consequentemente, produtos, empresas e influenciadores têm apostado nos reels no Instagram. 

Mas afinal, o que são reels no Instagram?

Os reels no Instagram são vídeos de 15 a 30 segundos que oferecem ferramentas de edição;. Elas deixam o conteúdo da sua empresa mais criativo e interessante aos olhos do público.

O formato, além de curto, normalmente, é divertido e muito criativo! Os “reels” evoluíram das antigas “cenas” para se tornarem uma estratégia poderosíssima de marketing digital.

Apesar de o recurso ter sido criado apenas em meados de 2020, em seis meses, tornou-se uma importante ferramenta de interação e de vídeo marketing.

Os reels no Instagram têm o poder de aproximar a marca do público. Ele também circula mais facilmente no ecossistema do Instagram e cria relacionamentos da empresa e do produto com o cliente.

Considerando que 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no Instragram e que estes usuários curtem, comentam e replicam os reels, é fundamental investir nesse recurso enquanto estratégia para aumentar a visibilidade do seu negócio.

Como fazer reels no Instagram para empresas

Para criar reels no Instagram a partir do stories, basta selecionar a opção vídeo do reels.

Em seguida, clicar no ícone da câmera para gravar o conteúdo audiovisual desejado. Depois, é só editá-lo a partir das ferramentas disponíveis à esquerda da tela.

Há alguns recursos que podem deixar os reels mais interessantes. Confira:

  1. Gravar o som original ou incluir áudios e músicas do próprio banco do Instagram;
  2. Inserir efeitos, frases, figurinhas, cores e filtros com apenas um clique para ressaltar características ou chamar a atenção para algum elemento do vídeo;
  3. Alinhar os objetos para criar um efeito de transição entre uma sequência que contenha mais de dois vídeos;
  4. Criar efeitos de câmera lenta ou acelerar para, por exemplo, sincronizar o movimento capturado com uma música mais rápida a fim de acompanhar o ritmo.

Todas as edições podem ser feitas com as duas mãos graças à função Temporizador dos reels.

Ela mostra o tempo regressivo para o término do vídeo no alto da tela. Assim, as mãos do usuário ficam liberadas para desempenhar quaisquer atividades durante os vídeos.

Ao terminar a edição, é possível visualizar, alinhar ou simplesmente salvar para concluir a criação do novo vídeo.

Assim que for salvo, os reels do Instagram ficam armazenados nos stories do criador.

Além disso, ele continua existindo nos mecanismos de busca do ícone explorar, utilizado por usuários que pesquisam novos conteúdos e também no próprio perfil da marca.

Vale mesmo a pena criar reels no Instagram?

Durante os períodos mais críticos da pandemia, o aplicativo TikTok conseguiu chamar a atenção do mundo todo com vídeos que trazem desafios e divertem  pessoas. 

Mas mais do que isso, o TikTok engajou e conectou os usuários. Ele ainda entrou para a lista das cinco redes sociais com mais usuários no planeta.

Os vídeos com desafios, tanto no TikTok quanto no Instagram, prendem bilhões de pessoas. Elas ficam ligadas diariamente para ver novos conteúdos e compartilhar com amigos.    

Por que, então, não usar a ludicidade desses desafios para aproximar os clientes e engajar seguidores na exposição da marca? Por que não criar estratégias para capitalizar essa exposição? 

Nos últimos meses, os reels também podem ser compartilhados nos stories do Facebook. Isso aumenta ainda mais a exposição do conteúdo se compararmos ao TikTok.     

Além disso, os reels no Instagram podem aumentar a diversidade de conteúdo no perfil da empresa. Assim como proporcionar informações e publicações em formatos mais envolventes e criativos. 

Ademais, eles também são capazes de incluir e manter sempre atualizadas as informações sobre novos produtos e inovações do negócio.

E em razão dos algoritmos, os reels no Instagram podem expor o conteúdo para mais pessoas, além dos seguidores da empresa.

Isto é, a estratégia transcende o círculo dos clientes que já conhecem a marca. Ela passa a circular entre potenciais consumidores que começarão a descobrir e se interessar pelo que a empresa pode oferecer.

Diferenças de reels, stories e IGTV

Utilizar hashtags e legendas adequadas aos mecanismos de busca em stories e reels divertidos e envolventes, associados a um conteúdo de qualidade, tem se tornado uma ferramenta de marketing fundamental dos tempos de pandemia.

Contudo, a estratégia dos reels no Instagram se diferencia dos stories e do IGTV por ser mais assertiva. Ou seja, o usuário tem acesso ao objetivo dos reels em 15 ou 30 segundos.  

Outra vantagem é que essa modalidade de vídeo pode ser compartilhada no feed, nos stories, pode ser enviada via direct ou então compartilhada na aba explorar. 

O benefício também é que o conteúdo não desaparece após 24 horas de exposição e não necessita de recursos ou aplicativos pagos para uma grande produção audiovisual.

Dicas de ouro para fazer reels no Instagram

Agora que você já sabe da importância das vantagens dos reels no Instagram, veja dicas para obter sucesso no perfil da empresa.

  • Não foque apenas em vender o seu produto, os reels no Instagram podem ser uma maneira de educar seu público a respeito do seu negócio. 
  • Invista em conteúdos significativos, que possam despertar interesse nos seguidores e levá-los a compartilhar e interagir.
  • Compartilhe dicas, crie tutoriais e conteúdo educacional para os usuários.
  • Apresente curiosidades sobre o seu negócio ou novidades do setor.
  • Exponha seus produtos e serviços a partir das vantagens e benefícios que eles oferecem na resolução de um eventual problema encontrado pelo usuário.
  • Mostre etapas interessantes relacionadas à produção, criação e desenvolvimento do produto como se fosse o making of de um filme.
  • Aproxime e envolva o público desse processo, saiba exatamente quem é sua audiência e seja assertivo na linguagem.
  • Mostre aos seguidores com exclusividade o que sua empresa está criando.

Agora que já sabe as vantagens e as dicas para produzir reels no Instagram, é só começar a produzir os conteúdos.

Mas se esse for o problema, podemos te ajudar! A MALI Content pode criar conteúdos profissionais para o Instagram do seu negócio.

Além da elaboração de estratégia de conteúdo, também atuamos no processo de consultoria e criação de materiais específicos para redes sociais. Quer saber mais sobre como podemos ajudar na comunicação da sua empresa com seus clientes? Mande-nos uma mensagem agora mesmo!