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Postar no LinkedIn: saiba como isso pode ajudar sua empresa

Se o LinkedIn um dia foi visto como um currículo online, hoje essa ideia já ficou para trás. Mais do que um “depósito” das suas qualificações e experiências, hoje o site tornou-se uma rede social de fato, com espaço para interação e networking. Mas postar no LinkedIn não traz benefícios apenas para o profissional, também pode contribuir com o fortalecimento das empresas. 

Como? Entenda melhor sobre o assunto no texto a seguir!

Entendendo o LinkedIn

O LinkedIn surgiu em 2003 como uma possibilidade de ser um currículo online. Porém, mais tarde, seus desenvolvedores enxergaram no site o potencial de contribuir com algo muito importante para o mundo dos negócios: o networking. 

Dessa forma, colocaram mais elementos de redes sociais por na rede, como a possibilidade de se conectar com outras pessoas fora do círculo de convidados e conversar com elas por lá. E não parou por aí: também começou a ser possível postar no LinkedIn. Assim, os usuários começaram a contar suas histórias por lá. 

Com essa possibilidade de postar no LinkedIn, o site tornou-se, de fato, uma rede social, em que as pessoas trocam informações, ideias, insights e, principalmente, contam sobre sua trajetória e trabalho. Afinal, foi para isso que a rede surgiu! 

Mas como postar no LinkedIn ajuda o profissional e os negócios? A resposta está em outro conceito importante: o personal branding, ou a defesa da sua marca pessoal. 

A marca pessoal no LinkedIn (e como isso ajuda as empresas)

Sua marca pessoal é aquilo que você deseja que as pessoas saibam e pensem sobre você. No caso do LinkedIn, são as habilidades e os conhecimentos pelos quais você deseja ser lembrado.

Construindo essa marca pessoal, as pessoas passam a enxergar seu trabalho como referência. Por isso, se você é dono de uma empresa, por exemplo, seu negócio passa a ser visto como referência também.   

Dessa forma, mais do que alimentar a rede com competências e cursos, postar no LinkedIn abriu caminho para que as pessoas pudessem contar suas experiências, sua trajetória, algo desafiador que aconteceu com ela durante o trabalho… ou seja, tornou o espaço algo mais pessoal e social. 

A partir disso, as interações também aumentam e novas visões e opiniões sobre o trabalho são colocadas em primeiro plano, como o profissional mais ativo, dono de sua trajetória no mercado de trabalho, dando sua opinião e contando sobre sua história. 

Mas além de falar apenas sobre sua trajetória, é muito comum que o profissional conte sua história dentro da empresa na qual trabalha. É nesse momento que postar no LinkedIn torna-se um potencial também para as empresas, já que a instituição ganha espaço a partir da história dos seus próprios funcionários, e não apenas de seu dono. 

Isso é uma estratégia que vem sendo ainda mais importante do que a própria empresa publicar em sua página lá na rede. Isso porque as pessoas tendem a confiar e prestarem mais atenção no que outras pessoas estão falando, não apenas no que o próprio negócio diz. É o gatilho da prova social, um dos mais importantes nas estratégias de vendas.

3 benefícios de postar no LinkedIn 

Essa participação mais ativa no LinkedIn pode trazer três benefícios claros: o networking, o branding pessoal e, um dos mais importantes, o social selling. Isso vale tanto para os profissionais quanto para as empresas. 

Isso porque a marca de uma empresa, ou seja, o que as pessoas “pensam” sobre ela, passa a ser constituída também pelo o que os funcionários que ali trabalham contam. E qual o melhor lugar para falar sobre as experiências dentro de determinada empresa? No LinkedIn! 

Por ser uma rede social focada para a vida profissional, torna-se o melhor lugar para fortalecimento de marca de empresas também. Por isso, postar no LinkedIn pode trazer três benefícios claros para as empresas. 

1. Conquistar mais visibilidade

Destacar-se nas redes sociais não é tarefa fácil, mas o LinkedIn tem o benefício de ser um espaço de nicho para o mundo dos negócios. Por isso, quanto mais publicações sobre uma empresa acontecem por lá, mais chances dela se destacar na rede, dando uma visibilidade orgânica para o negócio. 

2. Tornar-se referência no assunto

Um dos benefícios de postar no LinkedIn (que serve tanto para os profissionais quanto para as empresas) é a possibilidade de ser reconhecido como referência naquele trabalho. 

É a possibilidade de construir a marca pessoal ou da empresa baseado em seu conhecimento e conquistas a ponto das pessoas reconhecerem que o trabalho é uma referência naquele nicho. 

Quando funcionários postam sobre suas competências, o trabalho da empresa, indiretamente, também é valorizado e ganha visibilidade. Afinal, tem pessoas competentes trabalhando lá. 

3. Promover o social selling

O social selling nada mais é do que aproveitar o networking para divulgar o trabalho da empresa e, como o nome sugere, conseguir vendas ou atrair clientes.

O LinkedIn é uma das melhores redes sociais para isso, pois aproveita tanto o networking quanto a prova social para potencializar as chances de atrair clientes e fechar contratos e vendas. 

Por isso, vale a pena tanto para donos de empresas quanto para funcionários apostar na rede para aumentar seus resultados.  

Como começar a postar no LinkedIn

Postar no LinkedIn é algo simples, mas é possível melhorar a estratégia ao conhecer um pouco mais sobre a ferramenta. 

Tipos de publicação

No LinkedIn, existem dois tipos de publicação: a de feed e os artigos.

A primeira é menor, para textos rápidos, conteúdos que “duram” menos tempo, pois logo outro assunto já ganha mais destaque. 

A aba de artigos, por outro lado, são destinados àqueles textos “perenes”, em que as informações duram, que sempre serão importantes. Também permite a publicação de textos mais longos. 

Além do texto, também é possível postar imagens, carrossel ou vídeos curtos. No caso dos vídeos mais longos, pode ser publicado como link externo. 

Melhores horários

Por ser uma rede social profissional, os melhores horários de publicação geralmente são durante entrada e saída do expediente ou almoço. Entretanto, o LinkedIn é uma rede acessada durante todo o dia, por se encaixar também com o trabalho. 

Dessa maneira, é indicado publicar entre 8h e 9h, 12h e 14h e entre 17h e 19h. Além disso, também há outras estratégias que tornam a publicação relevante por mais tempo, como o Golden Hour da rede.

Planejar o conteúdo

Assim como qualquer rede social, para ter uma constância nas publicações, é preciso investir em planejamento. Isso porque o ideal é sempre pensar em temas com antecedência, mas deixar espaço para aproveitar o assunto do momento. 

Ou seja, para quem não está acostumado com isso, essa tarefa pode ser difícil e trabalhosa, tornando difícil promover os funcionários como porta-vozes da empresa (afinal, será um “trabalho a mais” para a demanda que já é grande!). 

Ao se deparar com essa dificuldade, contar com uma agência especializada em conteúdo pode ser a melhor solução.

A MALI CONTENT sabe da importância de tornar as empresas referência em seus nichos e, por isso, também constrói estratégias especiais para a rede social. Assim, postar no LinkedIn torna-se algo cotidiano, mas com muitos resultados. 

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