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Como criar uma estratégia de conteúdo para o Facebook do seu negócio

O Facebook é a maior rede social do mundo. Além de manter o relacionamento entre pessoas, a plataforma também conecta marcas a clientes. Para que essa relação seja cada vez mais próxima e próspera, as páginas empresariais precisam focar em uma estratégia de conteúdo para Facebook.

Pensando nisso, neste texto você vai entender a importância do planejamento para divulgação de conteúdos e também aprenderá a criar a sua própria estratégia de conteúdo para o Facebook da sua empresa.

Facebook: o queridinho dos internautas

O Facebook foi lançado em 2004, nos Estados Unidos. No Brasil, a rede social chegou em 2008. Hoje, 17 anos após a sua criação, a plataforma conta com 2,7 bilhões de usuários ativos. 

Há anos o Facebook se mantém na liderança das redes sociais. Mas, mesmo sendo o queridinho da maioria dos internautas, a empresa se reinventa constantemente com novas funcionalidades, por exemplo. 

Atualmente, essa rede social não é utilizada apenas para interagir com amigos. O Facebook se tornou, também, uma ferramenta de busca por informações. E esse é um dos principais motivos para a sua empresa fazer parte desta plataforma. 

Muitos usuários utilizam o Facebook para pesquisar sobre empreendimentos. A busca é feita para saber sobre horários de funcionamento, oferta de produtos e serviços, localização e até para averiguar como os outros usuários interagem com a marca, se reclamam ou se elogiam, por exemplo.  

De acordo com o Facebook IQ, 2 a cada 3 usuários da rede social afirmam já ter acessado alguma página de empresa local ao menos uma vez. 

Contudo, não basta ter uma página com informações essenciais como telefone de contato, endereço e site, por exemplo. É preciso interagir com os usuários, abastecê-los com conteúdo de qualidade e, enfim, engajá-los. 

Isso mesmo, a produção de conteúdos pode ajudar o seu negócio. Mas, para que isso aconteça de forma eficiente, é necessário criar uma estratégia de conteúdo para o Facebook. Pois, de nada adianta fazer postagens se não tiver um planejamento e uma motivação prévia para isso.  

Qual a importância da estratégia de conteúdo?

Diferentemente de um anúncio publicitário que, normalmente, tem como foco uma venda, por exemplo, a divulgação de conteúdo serve para auxiliar o usuário com algo, ou seja, resolver alguma dor do cliente. 

Com a resolução do problema, um relacionamento entre a marca e o cliente é criado. Essa relação pode se fortalecer conforme a empresa oferece o que o cliente precisa, no momento em que ele gostaria, mesmo que ele não saiba conscientemente disso.

A jornada do usuário pode facilitar no entendimento sobre qual etapa o cliente se encontra e qual tipo de conteúdo, provavelmente, ele gostaria de consumir.  

Desta forma, a comunicação com o cliente será mais eficiente e agradável.

Caso contrário, com o oferecimento de conteúdos que não condizem com a necessidade do cliente no momento, a marca poderá deixar a sensação de inconveniência.

Assim como saber a ocasião mais adequada para apresentar cada tipo de conteúdo, a empresa também deve atentar-se com quem ela está se comunicando. 

Para descobrir isso, é necessário que se tenha uma ou mais personas. Isso facilita conquistar a atenção e melhorar a comunicação com o cliente. 

Além disso, também faz parte da estratégia pensar sobre o local em que será disponibilizado o conteúdo. 

Uma publicação em uma rede social como o Instagram, por exemplo, deve valorizar imagens. Já se a ideia for publicar algo no TikTok da empresa, vale apostar em vídeos divertidos. 

Enquanto que se a proposta de conteúdo for para a página empresarial do LinkedIn, por exemplo, é importante preparar conteúdos de alto valor. 

O mesmo acontece com a maior rede social do mundo. É preciso ter uma estratégia de conteúdo para o Facebook.

Como criar uma estratégia de conteúdo para Facebook?

Assim como as demais redes sociais, o Facebook tem suas particularidades. Desta forma, o planejamento dos materiais a serem divulgados deve ser personalizado para ele. 

Para ajudar nesse processo de criação da estratégia de conteúdo para o Facebook, acompanhe os passos:

1. Página 

É imprescindível que a empresa tenha uma página no Facebook em vez de um perfil. As páginas são gratuitas e têm recursos diferenciados, como a quantidade ilimitada de seguidores e a otimização com anúncios. 

Além disso, as páginas oferecem ferramentas comerciais como a possibilidade de um cliente agendar um horário no seu negócio diretamente pela plataforma, publicações de vagas de emprego e a oportunidade de ter uma loja virtual na rede social. 

2. Objetivo

Assim como a criação da página, outra questão essencial para a elaboração da estratégia é pensar no objetivo.

A meta é fazer a marca ficar conhecida na região? A intenção é gerar leads qualificados? Ou o desejo é fidelizar os clientes? 

A descoberta da prioridade norteará a construção do planejamento de conteúdo. 

3. Persona e palavra-chave

Antes de definir os conteúdos, a informação sobre quem é a persona deve estar clara. 

Além disso, é importante saber quais são as palavras-chave compatíveis com o segmento e com a empresa.

Algumas ferramentas podem auxiliar nesse mapeamento de palavras-chave.  

4. Frequência

Para ser relevante para os usuários, a página da empresa deve ser ativa. Por isso, as publicações devem ser periódicas. 

Novas atualizações com textos, vídeos, imagens ou enquetes, por exemplo, devem ser postadas com regularidade. 

Para isso, crie um cronograma de publicações para que conteúdos sejam elaborados com antecedência.

5. Informação

Na página da empresa no Facebook, é possível obter informações sobre o público. Desta forma, fica fácil verificar o alcance das publicações e quais conteúdos geram mias resultados.

Entre as informações disponíveis, constam métricas como o número de pessoas que visualizaram a página, a quantidade de curtidas, as recomendações, o envolvimento com as publicações e a sua capacidade de resposta, por exemplo.

Com esses dados é possível observar se a estratégia de conteúdo está funcionando ou se ela deve ser redefinida.

Os cinco passos para a criação de uma estratégia de conteúdo para o Facebook são os itens essenciais para um bom planejamento.

Mas ainda é possível criar estratégias mais detalhadas e completas. Se você precisa de ajuda para elaborar um planejamento de conteúdo, seja uma proposta minuciosa e especializada ou uma estratégia mais ampla, a MALI Content pode ajudar.

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